segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bifes de soja com molho cremoso

Deixo aqui mais uma receita vegetariana. O molho é pouco calórico já que não é adicionada qualquer gordura. Quanto as quantidades façam a gosto ;-) .


Ingredientes:

Bifes de soja
Sal
Alho
Limão
Tomilho
Pimenta branca

Molho:
Leite de Soja
Farinha Maizena
Pimenta branca
Noz moscada
Sal

Preparação:

Começe por demolhar os bifes de soja em água, com umas gotas de limão. Deixe por 1 hora. Retire-os e esprema-os. Tempero-os com sal, alho, limão e tomilhos. Deixe repousar por uns 10 minutos.
Coloque o grelhador no fogão e grelhe os bifes de ambos os lados. Enquanto os mesmos grelham prepare o molho.
Coloque 250 ml de leite frio em um tachinho e retire um pouco para dissolver a farinha maizena (2 colheres de sopa). Depois de dissolvida, junte este preparado ao restante leite que está no fogão e leve a cozinhar, mexendo sempre até que engrosse. Depois de engrossar junte uma pitada de sal, a pimenta e a noz moscada. Deixe apurar mais um pouquinho.

Dica 1 : O molho poderá ficar grosso ou mais liquido. Se ficar grosso, junte leite até que fique com a consistência desejada. Em caso que fique mais liquido, é só juntar um pouco mais de farinha, mas nunca directamente no preparado. Primeiramente dissolva a quantidade preparada em leite frio e só depois junta ao molho.

Dica 2 : quando os bifes grelharem e com a frigideira ainda quente deite um pouco de leite para que consiga extrair algum "suco" libertado durante o grelhado. Junte esse suco ao molho já preparado.

Sugestão:  Pode acompanhar com o que preferir. Batata frita, cozida, legumes... Eu acompanhei com arroz de espinafres e uma saladinha de alface.

Sem comentários:

Enviar um comentário