quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Nutrição e Controle do Peso

 A obesidade é uma causa de morte e traz atrás de si diversas doenças. Mais de 80% das mortes atribuídas à obesidade ocorreram em pessoas com um índice de massa corporal igual ou superior a 30 . 

 A obesidade conduz-nos ao aumento da tensão arterial (hipertensão), doença cardíaca, acidente vascular cerebral (derrame cerebral), diabetes e também contribui ao desenvolvimento de certos tipos de cancro.

Devemos ainda ter em conta os problemas ósseos, musculares e cardiovasculares, como o aparecimento de varizes, que a obesidade causa. Para evitar a obesidade, devemos fazer 3 ou 4 refeições equilibradas, pobres em gorduras e com muitas fibras todos os dias. Devemos ainda ingerir bastante cálcio - o cálcio e o exercício ajudam a prevenir a osteoporose. Todas as vezes que comemos mais do que o necessário, o nosso corpo irá guardar o excesso em forma de gordura. 

Uma boa dieta é essencial não só para combater as doenças cardiovasculares, mas também para diminuir o risco de vários tipos de cancro (fígado, estômago, intestino, …). Para tal  devemos: 

  1. Controlar a ingestão de gorduras e carnes fumadas;        
  2. Evitar engordar, não por questões estéticas, mas por questões de saúde;
  3. Praticar, com regularidade uma actividade física;
  4. Comer uma grande variedade de frutas (2 a 4 porções), vegetais (3 a 5 porções), grãos integrais, feijões  e legumes por dia. Dê preferência aos alimentos frescos; 
  5. Limitar ou evitar a ingestão de álcool.              

Sem comentários:

Enviar um comentário