Aqui por casa os legumes são difíceis de comer, não por mim que adoro. Mas assim, salteados desaparecem num instante.
Eu vou dar uma sugestão de legumes mas podem utilizar o que mais gostarem, nas quabtidades que preferirem.
1 courgete
250gr de cogumelos
2 pimentos verdes pequenos
4 unid de cebolete ( ou 1/2 cebola)
1/2 beringela pequena
1 tomate maduro
sal q.b.
1 colher de sopa de polpa tomate
tomilho seco q.b.
2 colheres de sopa de azeite
Coloque todos os ingredientes partidos em pedaços pequenos numa frigideira e deixe cozinhar tapado durante 15min.
Excelente sugestão para quando temos pouco tempo para a cozinha.
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Arroz de cogumelos
E para marcar o meu regresso trago um arroz de cogumelos verdadeiramente delicioso !!!
Foi uma forma de não estragar uns cogumelos que tinha no frigorífico ;-)
1/4 de cebola
2 dentes de alho
2 cabeças de cebolete
20gr de azeite
1 cubo knorr arroz
1 colher de sopa de óregãos
2 colheres de dopa de salsa picada
2 medidas de água quente
1 medida de arroz carolino
400gr de cogumelos brancos com pé
Pique a cebola, o alho e o cebolete e refogue ligeiramente no azeite. Junte a salsa e envolva. Deixe mais um pouco. Junte o arroz e deixe fritar ligeiramente mexendo. Junte o cubo knorr, a água e os óregãos. Após levantar fervura e ao fim de 5min, junte os cogumelos laminados. Deixe cozer normalmente.
Foi uma forma de não estragar uns cogumelos que tinha no frigorífico ;-)
1/4 de cebola
2 dentes de alho
2 cabeças de cebolete
20gr de azeite
1 cubo knorr arroz
1 colher de sopa de óregãos
2 colheres de dopa de salsa picada
2 medidas de água quente
1 medida de arroz carolino
400gr de cogumelos brancos com pé
Pique a cebola, o alho e o cebolete e refogue ligeiramente no azeite. Junte a salsa e envolva. Deixe mais um pouco. Junte o arroz e deixe fritar ligeiramente mexendo. Junte o cubo knorr, a água e os óregãos. Após levantar fervura e ao fim de 5min, junte os cogumelos laminados. Deixe cozer normalmente.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Regresso
Bom dia a todos e um Bom Ano 2014.
Peço desculpa pela minha ausência mas a disponibilidade para o blog tem sido minima.. e em um ano a vida mudou imenso a nível pessoal e profissional.
pois é fui mamã e o meu filhote já tem 1 aninho. Todas estas alterações "mexem" com a nossa vida porque dispomos de menos tempo para as tarefas que se fazia habitualmente. Mas é uma fase maravilhosa e estou a adorar ser mãe.
Por isso irei tentar a partir de hoje voltar a dar mais atenção a este meu cantinho.
Beijinhos e abraços.
Liliana
Peço desculpa pela minha ausência mas a disponibilidade para o blog tem sido minima.. e em um ano a vida mudou imenso a nível pessoal e profissional.
pois é fui mamã e o meu filhote já tem 1 aninho. Todas estas alterações "mexem" com a nossa vida porque dispomos de menos tempo para as tarefas que se fazia habitualmente. Mas é uma fase maravilhosa e estou a adorar ser mãe.
Por isso irei tentar a partir de hoje voltar a dar mais atenção a este meu cantinho.
Beijinhos e abraços.
Liliana
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Bolo de chocolate na caneca
Olá a todos.
Hoje venho partilhar uma receita já conhecida da maioria das pessoas mas que foi a primeira vez que me aventurei a fazer.
Apetecia-me bolo de chocolate mas se fizesse um bolo grande seria só para eu comer e temos de ter cuidado com estes pecados, não é? Assim fiz o bolinho de caneca que deu para o lanchinho e para matar o desejo.
Confesso que adorei e acho que vou partilhar mais receitas!
- 4 colheres (sopa) rasas de farinha
- 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó (nesquik p ex)
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 2 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 ovo
Misture todos os ingredientes na caneca e leve ao micro ondas na potência máxima durante 3 min.
Mais rápido é difícil! !!
Hoje venho partilhar uma receita já conhecida da maioria das pessoas mas que foi a primeira vez que me aventurei a fazer.
Apetecia-me bolo de chocolate mas se fizesse um bolo grande seria só para eu comer e temos de ter cuidado com estes pecados, não é? Assim fiz o bolinho de caneca que deu para o lanchinho e para matar o desejo.
Confesso que adorei e acho que vou partilhar mais receitas!
- 4 colheres (sopa) rasas de farinha
- 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó (nesquik p ex)
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
- 2 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 ovo
Misture todos os ingredientes na caneca e leve ao micro ondas na potência máxima durante 3 min.
Mais rápido é difícil! !!
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Musse de Chocolate
Apesar de gostar de sobremesas e bolos com chocolate, esta não é uma das minhas sobremesas favoritas, mas como o maridão gosta resolvi fazer-lhe este miminho ;)
Ingredientes:
250gr de chocolate em barra
200gr de açúcar
200gr de manteiga
6 ovos
Preparação:
Derreta o chocolate, a manteiga e 100gr de açúcar em banho-maria mexendo de vez em quando. À parte bata as claras em meio castelo e junte a estas o restante açúcar, e continue a bater até ficarem bem firmes. Com a mistura do chocolate já fora do lume, junte as gemas, misturando bem. Por fim, envolva suavemente as claras em castelo.
Dica:
Quando servir a musse, polvilhe com miolo de noz triturado.
Ingredientes:
250gr de chocolate em barra
200gr de açúcar
200gr de manteiga
6 ovos
Preparação:
Derreta o chocolate, a manteiga e 100gr de açúcar em banho-maria mexendo de vez em quando. À parte bata as claras em meio castelo e junte a estas o restante açúcar, e continue a bater até ficarem bem firmes. Com a mistura do chocolate já fora do lume, junte as gemas, misturando bem. Por fim, envolva suavemente as claras em castelo.
Dica:
Quando servir a musse, polvilhe com miolo de noz triturado.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Pão Doce com Marmelada
Ai como eu adoro marmelada....hhuummm
Aproveitando alguma marmelada que ainda tinha confeccionado e guardado no frigorífico resolvi experimentar este pãozinho delicioso!!
Ingredientes:
70gr de açúcar
3 ovos
100gr de manteiga
80gr de massa de pão (comprar na padaria ou confeccionar a massa- mas eu comprei)
1 dl de leite
250gr de farinha
200gr de marmelada
Preparação:
Bata o açúcar com os ovos. De seguida junte a manteiga, a massa de pão e o leite, batendo sempre. Quando estiver uma massa homogenea, junte a farinha e amasse. Divida a massa em 2 partes.
Unte com manteiga uma forma redonda com buraco e polvilhe-a com açúcar e disponha uma parte da massa no fundo da forma. Faça uma cavidade sobre a massa a toda a volta da forma e disponha a marmelada. Cubra com a outra parte da massa e deixe levedar por 30 minutos.
Leve ao forno a 150ºC durante +/- 40 min. Entretanto verifique com um palito se está cozido, e caso não esteja cozido deixe por mais 10/15min.
Desenforme morno e embrulhe em um pano limpo até arrefecer completamente.
Bom apetite!
Aproveitando alguma marmelada que ainda tinha confeccionado e guardado no frigorífico resolvi experimentar este pãozinho delicioso!!
Ingredientes:
70gr de açúcar
3 ovos
100gr de manteiga
80gr de massa de pão (comprar na padaria ou confeccionar a massa- mas eu comprei)
1 dl de leite
250gr de farinha
200gr de marmelada
Preparação:
Bata o açúcar com os ovos. De seguida junte a manteiga, a massa de pão e o leite, batendo sempre. Quando estiver uma massa homogenea, junte a farinha e amasse. Divida a massa em 2 partes.
Unte com manteiga uma forma redonda com buraco e polvilhe-a com açúcar e disponha uma parte da massa no fundo da forma. Faça uma cavidade sobre a massa a toda a volta da forma e disponha a marmelada. Cubra com a outra parte da massa e deixe levedar por 30 minutos.
Leve ao forno a 150ºC durante +/- 40 min. Entretanto verifique com um palito se está cozido, e caso não esteja cozido deixe por mais 10/15min.
Desenforme morno e embrulhe em um pano limpo até arrefecer completamente.
Bom apetite!
Como congelar massas
Bom dia....
Hoje venho deixar-vos mais uma dica. Com o pouco tempo disponivel que temos alguns truques por vezes ajudam-nos na hora da refeição.
1. Coza o esparguete em 1,5L de água, temperada com sal e uma colher de azeite. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
2. Depois de cozido escorra a massa num passador.
3. Encha uma tigela grande com água fria e mergulhe a massa. Retire e escorra bem.
4. Coloque a massa dentro de uma caixa plástica, regue com azeite, tape e congele.
DESCONGELAMENTO
- Coloque a massa congelada num escorredor de rede, para que descongele completamente. Depois coloque-a num tacho ou frigideira com um pouco de manteiga e aqueça em banho-maria.
- No micro-ondas: Coloque a massa num recipiente que possa ir ao micro-ondas, cubra com pelicula aderente e fure a pelicula com um palito. Programe o micro-ondas para descongelamento durante 10 min. Entretanto deixe repousar e aqueça à potência máxima por 2 min.
Hoje venho deixar-vos mais uma dica. Com o pouco tempo disponivel que temos alguns truques por vezes ajudam-nos na hora da refeição.
1. Coza o esparguete em 1,5L de água, temperada com sal e uma colher de azeite. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
2. Depois de cozido escorra a massa num passador.
3. Encha uma tigela grande com água fria e mergulhe a massa. Retire e escorra bem.
4. Coloque a massa dentro de uma caixa plástica, regue com azeite, tape e congele.
DESCONGELAMENTO
- Coloque a massa congelada num escorredor de rede, para que descongele completamente. Depois coloque-a num tacho ou frigideira com um pouco de manteiga e aqueça em banho-maria.
- No micro-ondas: Coloque a massa num recipiente que possa ir ao micro-ondas, cubra com pelicula aderente e fure a pelicula com um palito. Programe o micro-ondas para descongelamento durante 10 min. Entretanto deixe repousar e aqueça à potência máxima por 2 min.
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Arroz de Peru
Boa tarde. Comprei 2 perninhas de peru mas não sabia o que fazer com elas!!! Arrisquei e confeccionei este arroz que ficou delicioso!!!
2 pernas de peru (900gr)
2 cenouras em cubos
1 cebola em rodelas
2 dentes alho inteiros
1 cubo knorr galinha
1 pitada de sal
1 chávena chá de ervilhas
chouriço em rodelas q.b.
Coza todos os ingredientes acima em água durante 45 minutos. Retire todos os ingredientes e reserve a água da cozedura.
1 fio de azeite
2 medidas de arroz
2 medidas de água da cozedura do peru
1 colher de café de alecrim e açafrão
1 pitada de pimenta branca
Leve o azeite a aquecer. Junte o arroz e deixe fritar um pouco mexendo. Junte a água e quando levantar fervura junte as especiarias.
Depois da água do arroz secar, junte a carne em pedaços e os restantes ingredientes cozidos juntamente com o peru. Envolva e verta para um pirex que possa ir ao forno. Decore com rodelas de chouriço e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar tostadinho.
Bom apetite!
2 pernas de peru (900gr)
2 cenouras em cubos
1 cebola em rodelas
2 dentes alho inteiros
1 cubo knorr galinha
1 pitada de sal
1 chávena chá de ervilhas
chouriço em rodelas q.b.
Coza todos os ingredientes acima em água durante 45 minutos. Retire todos os ingredientes e reserve a água da cozedura.
1 fio de azeite
2 medidas de arroz
2 medidas de água da cozedura do peru
1 colher de café de alecrim e açafrão
1 pitada de pimenta branca
Leve o azeite a aquecer. Junte o arroz e deixe fritar um pouco mexendo. Junte a água e quando levantar fervura junte as especiarias.
Depois da água do arroz secar, junte a carne em pedaços e os restantes ingredientes cozidos juntamente com o peru. Envolva e verta para um pirex que possa ir ao forno. Decore com rodelas de chouriço e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar tostadinho.
Bom apetite!
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Tarte de Maracujá
E para quem gosta de maracujá deixo aqui mais uma sugestão deliciosa ;)
Ingredientes:
1 base de massa quebrada
6 ovos
380ml de polpa de maracujá em lata
1 lata de leite condensado
200ml de natas
Preparação:
Forre uma tarteira com a massa e pique o fundo com um garfo.
Misture o leite condensado com a polpa de maracujá e junte os ovos batendo bem. Adicione as natas e continue a bater.
Verta o preparado para a tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 30 min.
Bom apetite!
Ingredientes:
1 base de massa quebrada
6 ovos
380ml de polpa de maracujá em lata
1 lata de leite condensado
200ml de natas
Preparação:
Forre uma tarteira com a massa e pique o fundo com um garfo.
Misture o leite condensado com a polpa de maracujá e junte os ovos batendo bem. Adicione as natas e continue a bater.
Verta o preparado para a tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 30 min.
Bom apetite!
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Bolachas dde Canela
Bom dia a todos.....
Apenas vos digo: uma verdadeira delicia ... hhuummmm
Ingredientes:
100gr de manteiga amolecida
100gr de açúcar em pó
225gr de farinha de trigo com fermento
1 colher generosa de chá de canela moida
1 gema
1pitada de sal
15ml de água fria (pode ter que adicionar mais um pouco)
Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar. Misture á parte a farinha, a canela e o sal e junte à mistura anterior, batendo bem.
Forme uma bola com a massa, envolva em pelicula aderente e leve ao frigorifico por 30min.
Pré-aquecer o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal
Estenda a massa e corte com as formas que preferir.
Leve a cozer por 6/8 minutos.
Apenas vos digo: uma verdadeira delicia ... hhuummmm
Ingredientes:
100gr de manteiga amolecida
100gr de açúcar em pó
225gr de farinha de trigo com fermento
1 colher generosa de chá de canela moida
1 gema
1pitada de sal
15ml de água fria (pode ter que adicionar mais um pouco)
Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar. Misture á parte a farinha, a canela e o sal e junte à mistura anterior, batendo bem.
Forme uma bola com a massa, envolva em pelicula aderente e leve ao frigorifico por 30min.
Pré-aquecer o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal
Estenda a massa e corte com as formas que preferir.
Leve a cozer por 6/8 minutos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




