sexta-feira, 30 de março de 2012

Frango com Batata-Doce

E parece que hoje a chuva resolveu visitar-nos....enfim...já fazia falta :) ... Mudando de assunto....

Tinha lá por casa umas batatas-doces e resolvi aplicá-las nesta receita que vos venho deixar hoje....

Irresistível a combinação de todos estes ingredientes com a leve doçura da batata-doce!!!


Ingredientes:
1 frango em pedaços
Azeite q.b.
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 tomates maduros em pedaços
Uma pitada de Caril de Mandra
Gengibre em pó q,b.
350gr de batata-doce às rodelas
2 dl de água
Amendoins descascados q.b.
Sal e pimenta q.b.



Preparação:
Aloure o frango no azeite e no alho. Quando estiver dourado, retire o frango e junte a cebola, o tomate e o caril. Deixe que a cebola fique macia e junte novamente o frango, assim como as batatas-doces (corte-as em rodelas grossas).  Tempere de sal, pimenta e gengibre. Regue com água quente e deixe cozinhar tapado por aproximadamente 40min. Disponha os amendoins e sirva acompanhado de arroz e de uma boa salada.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Rabanadas diferentes

Olá a todos. Por vezes gosto de pesquisar novas receitas e sugestões na internet. E por acaso encontrei o blog "Pitadinha", onde encontrei estas rabanadas. Adorei a sugestão e não hesitei em experimentar!!!

O lado positivo desta receita é que não é frita...simplesmente vai ao forno, logo mais saudável e menos calórica.
Experimentem ;)

 - Cortar o pão de forma (sem côdea) utilizando cortadores. Eu utilizei em forma de coração.
 - Unte um tabuleiro com manteiga e disponha o pão
 - Bata 3 ovos com 1 chávena de chá de leite, 3 colheres de sobremesa de açúcar, 1 colher de café de canela e um pouco de noz moscada
 - Regar o pão com esta mistura e deixar no minimo por 2H para que o pão ensope bem a mistura
 - Pré-aquecer o forno a 200ºC e levar o tabuleiro com o preparado até que fique dourado (15 minutos destapado+10min tapado com papel de aluminio)
 - Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó

terça-feira, 27 de março de 2012

Peito de Frango com Coentros e Tomilho

Bom dia.... hoje consegui mais uns minutinhos para vos deixar mais uma sugestão. Deixo-vos uma receita simples e rápida de fazer...


Ingredientes:
500gr de peito de frango aos cubos
Sal q.b.
4 colheres de sopa de pão ralado
Azeite q.b.
4 dentes de alho picados
100ml de água
3 colheres de sopa de farinha maizena
Pimenta e gengibre q.b.
1 colher de sopa de molho de soja
Coentros e tomilho q.b.

Preparação:
Tempera a carne com sal e polvilhe com o pão ralado. Envolva.
Leve a aquecer o azeite em uma frigideira funda. Junte os alhos, deixe um pouco e junte a carne. Deixe fritar a carne, mexendo de vez em quando. Retire a carne e reserve.
Verta para a frigideira a água, a maizena (dissolvida em um pouco de água), a pimenta, o gengibre e o molho de soja. Mexer por 20 segundos. Juntar a carne e polvilhar com coentros e tomilho.
Eu servi acompanhado de cuscus, mas podem optar pelo arroz ou massa.
Bom apetite!


domingo, 25 de março de 2012

Bolo de Maçã

Boa tarde e bom domingo....
Adoro quando a hora muda, os dias ficam maiores e dá-nos tempo para aproveitar melhor o dia. E assim para finalizar este dia deixo-vos um bolo de maçã....



Ingredientes:
2 maçãs grandes
4 ovos
200gr de açúcar
150gr de margarina derretida no microondas
200gr de farinha
3 colheres de sopa de farinha maizena
1 colher de chá de fermento
Canela em pó q.b.
Sumo de 1/2 limão e açúcar (polvilhar maçã)

Preparação:
Descascar e partir as maçãs em fatias finas para um taça e regar com o sumo de limão e salpicar com açúcar. Reservar.
Bater o açúcar com a margarina. Juntar os ovos inteiros e bater. Por fim juntar as 2 farinhas e o fermento. Envolver bem.
Verter a massa para uma forma untada e polvilhada com farinha e colocar as fatias de maçã por cima na vertical, enterrando-as na massa.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante +/- 50 min.
Retire do forno e polvilhe ainda quente com canela.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Salada de Cuscus

Bom dia....e parece que a Primavera começou ontem. Que bom :)

Por isso trago uma sugestão rápida, simples, económica e ideal para acompanhar uns bons grelhados.....




150gr de cuscus (preparar conforme mencionado na embalagem)
1 tomate pequeno em cubos
1 tira de pimento vermelho em cubos
Coentros frescos picados q.b.
Cebola picada q.b.
Manjericão q.b.
Temperar com sal, azeite e limão


Bom apetite!

terça-feira, 20 de março de 2012

Lombo de Porco Estufado com Ameixas-Lady Gourmet

Olá blogers... O meu tempo disponível para cozinhar e publicar as minhas receitas tem estado complicado...peço desculpa se não vos tenho dado a atenção devida e é por isso que hoje trago mais uma receita confecionada na Lady Gourmet.


14 ameixas secas em pedaços
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
Pimento vermelho em cubos (corte uma tira com a grossura de 4 dedos)
Salsa e coentros picados (2 colheres de sopa de cada)
2 tomates maduros aos cubos
1/2 cenoura aos cubos
350gr de lombo de porco aos cubos
3 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de vinho tinto
Azeite q.b.
1 cubo knorr para massas
Sal, pimenta e paprika q.b.
Água até à medida 4 da cuba
200gr de esparguete partido em pedaços

Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina e seleccione "Estofar". Sirva quando o programa terminar.

Bom apetite!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Soja com Feijão Branco

Bom dia...
Hoje trago-vos uma receita vegetariana que ficou simplesmente deliciosa!!!! Até o maridão que quando vê soja no prato torce o nariz..encheu-me de elogios :)...

- 6 mãos de soja grossa demolhada em água com umas gotas de limão (minimo 1H)
- 1/2 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Salsa picada q.b.
- Azeite q.b.
- 1 cenoura às rodelas
- 1 tomate maduro em pedaços
- 1/2 pimento vermelho pequeno aos cubos
- Sal e pimenta q.b.
- 5 rodelas de chouriço de soja
- 1 colher de sopa de manteiga de soja
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate

Coloque todos estes ingredientes em um tacho e deixe cozer. Passados 40min junte....

-  1 frasco de feijão branco cozido (400gr) com metade da água que o frasco possui.

Deixe por mais 5 min e sirva.  Eu servi acompanhado com arroz de Jasmim.
Bom apetite!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pãezinhos de Milho Integral com sementes de sésamo

Bom dia a todos....

Numa ida ao supermercado, passei pela secção dos produtos vegetarianos, aliás como faço sempre. Mesmo em frente tinha uma farinha de milho integral e pensei: Vou levar e experimentar fazer uns pãezinhos/broas com esta farinha. E assim foi....



Ingredientes:
200gr de farinha de milho integral
100gr de farinha de trigo integral
2 colheres de sobremesa de fermento royal
1 colher de sopa de sementes de sésamo
100ml de água morna
Sal fino q.b.



Preparação:
Junte todos os ingredientes em uma tigela e amasse bem.
Deixe repousar tapado durante 3Horas. A massa não vai crescer muito pois estamos a usar fermento royal. Confesso que como não tinha fermento de padeiro (esqueci-me de comprar!!) usei o royal mas se tiverem hipótese substituam-no pelo de padeiro.
Passado o tempo de repouso, amasse ligeiramente. Divida a massa em 3 bolinhas. Coloque as bolinhas em tabuleiro polvilhado com farinha de trigo.
Leve a forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 min.

terça-feira, 13 de março de 2012

Doce de Bolacha com fruta

Sugestão doce de hoje....


1 lata de leite condensado
1 maçã grande
1/2 pacote de bolacha maria
1 colher de sopa de margarina
canela q.b.


Levar o leite condensado ao lume com a manteiga até esta derreter. Desligar.
Juntar a maçã descascada e em cubos, assim como a bolacha partida grosseiramente. Envolver.
Dividir por taças individuais e polvilhar com canela.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Panquecas

Olá a todos. Espero que o fim-de-semana tenha sido bem passado!!! A minha sugestão de hoje passa por umas simples panquecas....para um pequeno-almoço ou lanche diferente ;)
Eu confeccionei-as ao pequeno-almoço...preparei a massa no dia anterior e no dia seguinte de manhã foi só fazê-las...hhumm...que cheirinho bom que ficou pela casa logo de manhã!!!


250gr de farinha
2 ovos
300ml de leite
70gr de margarina derretida
1 colher de sopa de açúcar




Bater todos os ingredientes até obter um creme homogéneo.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e barrá-la com um pouco de manteiga.
Deitar uma concha do preparado e cozinhar durante alguns minutos. Assim que começar a aparecer uns furinhos na massa e com a ajuda de uma espátula, vire-a e deixe alourar do outro lado.
As panquecas querem-se grossas e tudo depende do tamanho que as fizer, mas a mim rendeu-me 4 panquecas grandes.




Eu gosto de servi-las polvilhadas com açúcar em pó, canela, mel e com um misto de frutas. Nestas utilizei papaia e morangos....
Delicioso....