sexta-feira, 16 de março de 2012

Soja com Feijão Branco

Bom dia...
Hoje trago-vos uma receita vegetariana que ficou simplesmente deliciosa!!!! Até o maridão que quando vê soja no prato torce o nariz..encheu-me de elogios :)...

- 6 mãos de soja grossa demolhada em água com umas gotas de limão (minimo 1H)
- 1/2 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Salsa picada q.b.
- Azeite q.b.
- 1 cenoura às rodelas
- 1 tomate maduro em pedaços
- 1/2 pimento vermelho pequeno aos cubos
- Sal e pimenta q.b.
- 5 rodelas de chouriço de soja
- 1 colher de sopa de manteiga de soja
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate

Coloque todos estes ingredientes em um tacho e deixe cozer. Passados 40min junte....

-  1 frasco de feijão branco cozido (400gr) com metade da água que o frasco possui.

Deixe por mais 5 min e sirva.  Eu servi acompanhado com arroz de Jasmim.
Bom apetite!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pãezinhos de Milho Integral com sementes de sésamo

Bom dia a todos....

Numa ida ao supermercado, passei pela secção dos produtos vegetarianos, aliás como faço sempre. Mesmo em frente tinha uma farinha de milho integral e pensei: Vou levar e experimentar fazer uns pãezinhos/broas com esta farinha. E assim foi....



Ingredientes:
200gr de farinha de milho integral
100gr de farinha de trigo integral
2 colheres de sobremesa de fermento royal
1 colher de sopa de sementes de sésamo
100ml de água morna
Sal fino q.b.



Preparação:
Junte todos os ingredientes em uma tigela e amasse bem.
Deixe repousar tapado durante 3Horas. A massa não vai crescer muito pois estamos a usar fermento royal. Confesso que como não tinha fermento de padeiro (esqueci-me de comprar!!) usei o royal mas se tiverem hipótese substituam-no pelo de padeiro.
Passado o tempo de repouso, amasse ligeiramente. Divida a massa em 3 bolinhas. Coloque as bolinhas em tabuleiro polvilhado com farinha de trigo.
Leve a forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 min.

terça-feira, 13 de março de 2012

Doce de Bolacha com fruta

Sugestão doce de hoje....


1 lata de leite condensado
1 maçã grande
1/2 pacote de bolacha maria
1 colher de sopa de margarina
canela q.b.


Levar o leite condensado ao lume com a manteiga até esta derreter. Desligar.
Juntar a maçã descascada e em cubos, assim como a bolacha partida grosseiramente. Envolver.
Dividir por taças individuais e polvilhar com canela.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Panquecas

Olá a todos. Espero que o fim-de-semana tenha sido bem passado!!! A minha sugestão de hoje passa por umas simples panquecas....para um pequeno-almoço ou lanche diferente ;)
Eu confeccionei-as ao pequeno-almoço...preparei a massa no dia anterior e no dia seguinte de manhã foi só fazê-las...hhumm...que cheirinho bom que ficou pela casa logo de manhã!!!


250gr de farinha
2 ovos
300ml de leite
70gr de margarina derretida
1 colher de sopa de açúcar




Bater todos os ingredientes até obter um creme homogéneo.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e barrá-la com um pouco de manteiga.
Deitar uma concha do preparado e cozinhar durante alguns minutos. Assim que começar a aparecer uns furinhos na massa e com a ajuda de uma espátula, vire-a e deixe alourar do outro lado.
As panquecas querem-se grossas e tudo depende do tamanho que as fizer, mas a mim rendeu-me 4 panquecas grandes.




Eu gosto de servi-las polvilhadas com açúcar em pó, canela, mel e com um misto de frutas. Nestas utilizei papaia e morangos....
Delicioso....

sexta-feira, 9 de março de 2012

Bolo Marmoreado de Cacau

Acompanhado de uma chávena de chá, de leite ou de café......saboreando cada pedaço como se fosse único!!! Fofo e delicioso...

Ingredientes:
1 iogurte natural
1/2 medida do copo de iogurte de natas
2 colheres de sopa de manteiga derretida
180gr de açúcar
3 Ovos
210gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó

Preparação:
Bater o iogurte, com as natas e o açúcar. Juntar os ovos um a um, batendo sempre, assim como a manteiga.
Juntar a farinha com o fermento e bater bem.
Dividir a massa em 2. Em uma das partes juntar o cacau e bater.
Verter em camadas alternadas (uma de cacau, uma sem cacau), para forma untada com manteiga e farinha.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30min. Entretanto verifique a cozedura com o palito.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Sopa de Frango - Lady Gourmet

Olá a todos. Hoje mais uma receitinha com a minha ajudante Lady Gourmet.


Ingredientes:
2 Cenouras
2 Tomates
1/2 Cebola
2 dentes de alho
1/2 frango
1/2 couve branca (tamanho médio)
150gr de esparguete
2 cubos knorr de galinha

Preparação:
Corte todos os ingredientes em pedaços e coloque-os na cuba.
Coloque água até à medida 6,5 e seleccione "Cocer".

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cuscus de açafrão com legumes

Olá olá...bom dia a todos.
Confesso que nunca tinha experimentado cuscus, mas não resisti, e numa ida ao supermercado resolvi comprar um pacote desta massa. Agora que já tinha a massa, só faltava usar a imaginação para uma boa receita .... Sinceramente...fiquei rendida .... excelente acompanhamento quer para carne, quer para peixe....

Ingredientes:
200gr de cuscus (igual quantidade de água quente para hidratar)
1 dúzia de couves de bruxelas
3 colheres de sopa de jardineira de legumes (congelada)
1/4 de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 fio de azeite
1 cubo knorr de legumes
5 rodelas finas de alho francês
1/2 pimento verde pequeno em tiras
1 tomate maduro
1 colher de café de gengibre
1 colher de café de açafrão

Preparação:
Hidrate os cuscus conforme indicações da embalagem e reserve.
Coza as couves de bruxelas e a jardineira em água com sal. Escorra e reserve.
Numa frigideira larga e funda, refogue ligeiramente a cebola e o alho em azeite. Junte o cubo de legumes e quando desfeito, junte o alho francês e o pimento. Deixe saltear, tapado, por uns 5 min. Destape e junte o tomate em pedaços, assim como o gengibre e o açafrão. Mexa e deixe por mais 3 min. Desligue o fogão, junte os legumes cozidos e os cuscus. Envolva bem e sirva como acompanhamento.
Bom apetite!

terça-feira, 6 de março de 2012

Lasanha de Atum e Legumes

Olá a todos. Deixo aqui a minha receita de atum e legumes....experimentem!!!

Ingredientes:
1/2 cebola às rodelas
3 dentes de alho picados
Sal, óregãos e azeite q.b.
200gr de feijão verde congelado
1/2 pimento verde aos cubos
1/2 pimento vermelho aos cubos
1 tomate em pedaços
10 cogumelos brancos laminados
180gr de atum ao natural enlatado
8 colheres de sopa de polpa de tomate
Massa para lasanha fresca (200gr)
Queijo emmental ralado
Béchamel q.b.

Preparação:
Frite a cebola em azeite por 3 minutos. Junte o alho e o feijão verde, e deixe saltear por 5 min. Tempere de sal e junte os restantes ingredientes, reservando a polpa de tomate, os óregãos e o atum. Deixe saltear por mais 5min. Junte então os ingredientes reservados e envolva bem.

Unte um pirex de ir ao forno com manteiga e disponha em camadas: bechámel, massa lasanha, preparado de atum e legumes.......até esgotar os ingredientes, sendo a última camada de massa. Verta béchamel por cima e polvilhe com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar (+/- 20min).
Bom apetite.


domingo, 4 de março de 2012

Bolo de Azeite e Mel

E porque não um bolinho nesta ceia de domingo? Sugestão: Bolo de Azeite com Mel. Divinal....

Ingredientes:
250gr de açúcar
5 ovos
1 dl de azeite
1 dl de mel
250gr de farinha
1/2 colher de chá de canela
1 pitada de erva doce
1/2 colher café de fermento em pó
Nozes q.b.

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar.
Adicionar o mel e o azeite em fio, batendo sempre. Juntar a farinha, o fermento, canela e erva doce. Misturar bem. Verter para forma untada e dispor por cima o miolo de noz. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 40min.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Fango estufado com legumes e feijão (Lady Gourmet)

Boa tarde. Hoje venho deixar mais uma receita confeccionada na Lady Gourmet, que tem-se tornado uma grande ajuda...comidinha acabada de fazer à hora que chego a casa ;)

1 Frango em pedaços
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 pacote de polpa de tomate (+/- 105gr)
1 copo de caldo de galinha
1 copo de vinho tinto
1 copo de água
3 colheres sopa de tomate enlatado em pedaços
1 folha de louro
100gr de cogumelos frescos laminados
400gr de salada russa congelada
sal q.b.
260gr de feijão manteiga enlatado

Verta todos os ingredientes mencionados para a cuba da máquina, menos o feijão. Selecione "Estofar". Após o programa terminado, junte o feijão, previamente lavado, envolva e sirva.
Bom apetite!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Massa Chinesa com Cogumelos

Bom dia.... e parece que hoje a chuva decidiu aparecer..mas muito intimidada...bem isto fez-me lembrar uns bolinhos de chuva..hhuumm..tenho de fazer..
Mas não é isso que venho trazer-vos hoje!!! Hoje trago uma receita simples e vegetariana...Aí como eu adoro cogumelos...hhuummm

Ingredientes:
Massa chinesa (+/- 200gr)
Mistura de cogumelos ultracongelado (comprei Gelcampo)
Azeite q.b.
2 dentes de alho e 1/2 cebola picada
Sal q.b.
1 colher de sopa de sementes de linhaça
100gr de rebentos de soja
2 colheres de sopa de molho de soja

Preparação:
Preparar a massa chinesa conforme indicação da embalagem. Reserve.
Refogue a cebola e os alhos em azeite. Junte os cogumelos e saltei. Tempere de sal. Junte os rebentos de soja e o molho de soja. Desligue o fogão. Junte a massa e envolva bem. Polvilhe com as sementes e sirva.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bolo de Limão e Coco

Combinação perfeita....a frescura do limão com o doce do coco....






Ingredientes:
3 ovos
250gr de açúcar
1 cháv de chá de óleo
1/2 cháv de chá e sumo de limão
250gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
2 colheres de sopa de coco ralado




Preparação:
Bater os ovos com o açúcar até obter um creme volumoso e fofo. Juntar o óleo e o sumo de limão batendo. Juntar a farinha, o fermento e o coco, batendo muito bem.
Verter o preparado para forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 25min.
Não esquecer de fazer o teste do palito.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Arroz de Frango ao Vinho Tinto

Olá a todos(as).
Hoje trago-vos a receita deste arrozinho, que é capaz de enganar e passar por arroz de cabidela mas não o é....fica óptimo e será bom para quem gosta de saborear o sabor do vinho na comida.

Ingredientes:
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
1/2 frango em pedaços
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de salsa picada
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
180ml de vinho tinto
270ml de água
Medida igual ao do vinho de arroz carolino
Umas gotinhas de sumo de limão

Preparação:
Refogar um pouco a cebola e o alho em azeite. Juntar o frango e deixar fritar por 5min mexendo. Juntar o louro, a polpa de tomate, a salsa, o sal, a pimenta e o vinagre. Envolver bem e deixar cozinhar por mais 3 min. Juntar o vinho e cozer por 10min. Passado este tempo, junte a água e após levantar fervura junte o arroz e deixe cozer por 15min. Junte umas gotinhas de limão, envolva e deixe repousar por 5min ante de servir.
Bom apetite!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cocktail de Morango (Morangoska)

Bom dia e espero que o fim-de-semana tenha sido bom :) ... Hoje trago-vos uma bebida...uma bebida que eu adoro e chegando a altura dos morangos estou quase sempre a prepará-la.....


500gr de morangos
4 colheres de açúcar amarelo
0,60 ml de vodka
0,25 ml de groselha
Gelo picado
Morangos para decorar


Lave os morangos, corte o pé e parta em pedaços para a liquidificadora. Junte a vodka, o açúcar e a groselha e triture tudo.
Parta o gelo à parte (tipo gelo para caipirinha). Divida o gelo por copos individuais, junte a bebida de morango, decore e sirva!!!


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Figos Cheios

Bem, estando eu no Algarve não há Verão sem figos e eles são um dos componentes mais emblemáticos da nossa gastronomia. E como tenho figueiras e amendoeiras à minha disposição, na altura em que as figueiras ainda tinham figos resolvi apanhar alguns para secar, e reservá-los para recheio.

Figos secos
Miolo de amêndoa inteiro
Açúcar
Canela
Erva doce

Cortar os figos em um dos lados. Reservar. Fazer uma mistura com o açúcar, a canela e a erva doce. Não consigo precisar as quantidades, mas será tipo: 2 açúcar, 0,5 erva doce e canela q.b. (um cheirinho).
Polvilhar os figos no interior com esta mistura enchê-los com o miolo da amêndoa. Normalmente eu coloco entre 5-7 miolos de amêndoa para ficarem bem cheios. Cozê-los com linha para não abrirem. Podem levar ao forno por 30-40min, mas como eu gosto deles assim, acabo sempre por não os torrar...é como preferirem!!


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bolachas de Cacau com pedaços de Chocolate Branco

Olá a todos. Hoje trago uma verdadeira tentação....cada pedaço saboreado destas bolachas parece transportar-nos para outra dimensão!!! HHuuummmm...

Ingredientes:
200gr de manteiga amolecida
150gr de açúcar
1 ovo batido
275gr de farinha
50gr de cacau
1 colher de chá de fermento
Chocolate branco partido em pedaços q.b.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme cremoso. Adicionar o ovo e bater bem. À parte misturar a farinha, o cacau e o fermento e verter para o preparado anterior. Bater até homogeneizar.
Juntar o chocolate branco à massa e misturar bem. Formar bolinhas com a massa e achatar ligeiramente. Colocá-las no tabuleiro afastando-as ligeiramente. Cozer por 15min.
Rende 16 unidades.

Confesso que só de relembrar a receita já estou com água na boca!!!! Delicie-se...


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Massada do Mar - Lady Gourmet

Bom dia....
Mais uma vez trago uma receita confecionada na Lady Gourmet.
Deliciosa.....


1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite para cobrir o fundo da cuba
1 tomate grande em pedaços
1 colher de sopa de polpa de tomate
100gr de feijão verde congelado
100gr de berbigão congelado
50gr de gambas congeladas
300gr de esparguete partido em pedaços pequenos
3 filetes de pescada congelados partidos ao meio
1 copo de caldo knorr massas
pimenta e açafrão q.b. diluídos em um copo de água
1 copo de água
sal q.b.
Coentros picados q.b.

Colocar os ingredientes na cuba pela ordem indicada e selecionar "Cocer".

Estará pronto quando o programa da máquina terminar.


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Cupcake com Girafa Moldada

Bom dia e bom Carnaval....
Mais uma aventura na arte do cake design. Confesso que não ficou perfeito mas ficou diferente e sempre dá para treinar...eh eh eh 1ª experiência em 3D ....


Pasta de leite em pó nas cores amarelo, castanho e verde
Queques de baunilha
Doce da sua preferência
Pincel, rolo, água

Barrar os bolinhos com o doce e colocar por cima uma pasta de leite em pó verde. Moldar a girafa e pronto...

A minha ficou um pouco marreca, mas para a 1ª vez até não está nada má!!! Até porque ainda não tenho o material que encomendei....estou prestes a desistir!!! Tenho de ir procurar em outro sitio.....

É claro que é dificil explicar a moldagem da girafa, por isso vejam o video abaixo, que vos vai ajudar passo a passo.





segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Maçã Crocante

Bom dia e boa 2ª feira...que dia espetacular está hoje!!! A Primavera parece ter chegado mais cedo :) ...  Como os dias voltaram a estar quentes hoje trago uma sobremesa que se serve com gelado...o contraste entre quente e frio é sensacional...experimentem!

Ingredientes:
1 chávena de flocos de aveia finos
1 chávena de farinha
1/2 chávena de açúcar amarelo
3/4 de chávena de margarina derretida
3 maçãs reinetta grandes
Sumo de limão, vinho do porto e canela q.b.

Preparação:
Descascar as maças e corta-las em cubos. Dispo-las no fundo de um pirex e regá-las com limão, vinho do porto e polvilhar com canela. Reserve.
Numa tigela juntar a aveia, o açúcar, a farinha e a margarina. Misturar até que se forme uma pasta. Cubrir a maçã com esta pasta e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 20min (até que a maça fique cozida e a parte superior fique dourada).
Sirva quente acompanhado com gelado da sua preferência.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bolinhas de Atum

Bom dia e boa sexta-feira. Para alguns véspera de fim-de-semana prolongado com a comemoração do Carnaval.
Hoje trago-vos uma receita simples e saudável, visto as mesmas serem confecionadas no forno em vez de serem fritas.

Ingredientes:
100ml de leite
1/2 pacote de puré de batata
1 colher de sobremesa de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.
80gr de atum em lata
1 colher de sopa de queijo ralado
1 ovo batido
pão ralado q.b.

Preparação:
Leve o leite ao lume juntamente com a manteiga, sal, pimenta e noz moscada. Após levantar fervura desligue e junte os flocos de batata. Envolva e reserve.
Entretanto escorra o atum, desfaça-o e junte-o ao puré de batata, juntamente com o queijo. Envolva e forme bolinhas. Passe-as pelo ovo e em seguida pelo pão ralado.
Leve-as ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40min, virando-as de vez em quando.