sexta-feira, 16 de março de 2012

Soja com Feijão Branco

Bom dia...
Hoje trago-vos uma receita vegetariana que ficou simplesmente deliciosa!!!! Até o maridão que quando vê soja no prato torce o nariz..encheu-me de elogios :)...

- 6 mãos de soja grossa demolhada em água com umas gotas de limão (minimo 1H)
- 1/2 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Salsa picada q.b.
- Azeite q.b.
- 1 cenoura às rodelas
- 1 tomate maduro em pedaços
- 1/2 pimento vermelho pequeno aos cubos
- Sal e pimenta q.b.
- 5 rodelas de chouriço de soja
- 1 colher de sopa de manteiga de soja
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate

Coloque todos estes ingredientes em um tacho e deixe cozer. Passados 40min junte....

-  1 frasco de feijão branco cozido (400gr) com metade da água que o frasco possui.

Deixe por mais 5 min e sirva.  Eu servi acompanhado com arroz de Jasmim.
Bom apetite!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pãezinhos de Milho Integral com sementes de sésamo

Bom dia a todos....

Numa ida ao supermercado, passei pela secção dos produtos vegetarianos, aliás como faço sempre. Mesmo em frente tinha uma farinha de milho integral e pensei: Vou levar e experimentar fazer uns pãezinhos/broas com esta farinha. E assim foi....



Ingredientes:
200gr de farinha de milho integral
100gr de farinha de trigo integral
2 colheres de sobremesa de fermento royal
1 colher de sopa de sementes de sésamo
100ml de água morna
Sal fino q.b.



Preparação:
Junte todos os ingredientes em uma tigela e amasse bem.
Deixe repousar tapado durante 3Horas. A massa não vai crescer muito pois estamos a usar fermento royal. Confesso que como não tinha fermento de padeiro (esqueci-me de comprar!!) usei o royal mas se tiverem hipótese substituam-no pelo de padeiro.
Passado o tempo de repouso, amasse ligeiramente. Divida a massa em 3 bolinhas. Coloque as bolinhas em tabuleiro polvilhado com farinha de trigo.
Leve a forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 min.

terça-feira, 13 de março de 2012

Doce de Bolacha com fruta

Sugestão doce de hoje....


1 lata de leite condensado
1 maçã grande
1/2 pacote de bolacha maria
1 colher de sopa de margarina
canela q.b.


Levar o leite condensado ao lume com a manteiga até esta derreter. Desligar.
Juntar a maçã descascada e em cubos, assim como a bolacha partida grosseiramente. Envolver.
Dividir por taças individuais e polvilhar com canela.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Panquecas

Olá a todos. Espero que o fim-de-semana tenha sido bem passado!!! A minha sugestão de hoje passa por umas simples panquecas....para um pequeno-almoço ou lanche diferente ;)
Eu confeccionei-as ao pequeno-almoço...preparei a massa no dia anterior e no dia seguinte de manhã foi só fazê-las...hhumm...que cheirinho bom que ficou pela casa logo de manhã!!!


250gr de farinha
2 ovos
300ml de leite
70gr de margarina derretida
1 colher de sopa de açúcar




Bater todos os ingredientes até obter um creme homogéneo.
Aquecer uma frigideira anti-aderente e barrá-la com um pouco de manteiga.
Deitar uma concha do preparado e cozinhar durante alguns minutos. Assim que começar a aparecer uns furinhos na massa e com a ajuda de uma espátula, vire-a e deixe alourar do outro lado.
As panquecas querem-se grossas e tudo depende do tamanho que as fizer, mas a mim rendeu-me 4 panquecas grandes.




Eu gosto de servi-las polvilhadas com açúcar em pó, canela, mel e com um misto de frutas. Nestas utilizei papaia e morangos....
Delicioso....

sexta-feira, 9 de março de 2012

Bolo Marmoreado de Cacau

Acompanhado de uma chávena de chá, de leite ou de café......saboreando cada pedaço como se fosse único!!! Fofo e delicioso...

Ingredientes:
1 iogurte natural
1/2 medida do copo de iogurte de natas
2 colheres de sopa de manteiga derretida
180gr de açúcar
3 Ovos
210gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó

Preparação:
Bater o iogurte, com as natas e o açúcar. Juntar os ovos um a um, batendo sempre, assim como a manteiga.
Juntar a farinha com o fermento e bater bem.
Dividir a massa em 2. Em uma das partes juntar o cacau e bater.
Verter em camadas alternadas (uma de cacau, uma sem cacau), para forma untada com manteiga e farinha.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30min. Entretanto verifique a cozedura com o palito.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Sopa de Frango - Lady Gourmet

Olá a todos. Hoje mais uma receitinha com a minha ajudante Lady Gourmet.


Ingredientes:
2 Cenouras
2 Tomates
1/2 Cebola
2 dentes de alho
1/2 frango
1/2 couve branca (tamanho médio)
150gr de esparguete
2 cubos knorr de galinha

Preparação:
Corte todos os ingredientes em pedaços e coloque-os na cuba.
Coloque água até à medida 6,5 e seleccione "Cocer".

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cuscus de açafrão com legumes

Olá olá...bom dia a todos.
Confesso que nunca tinha experimentado cuscus, mas não resisti, e numa ida ao supermercado resolvi comprar um pacote desta massa. Agora que já tinha a massa, só faltava usar a imaginação para uma boa receita .... Sinceramente...fiquei rendida .... excelente acompanhamento quer para carne, quer para peixe....

Ingredientes:
200gr de cuscus (igual quantidade de água quente para hidratar)
1 dúzia de couves de bruxelas
3 colheres de sopa de jardineira de legumes (congelada)
1/4 de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 fio de azeite
1 cubo knorr de legumes
5 rodelas finas de alho francês
1/2 pimento verde pequeno em tiras
1 tomate maduro
1 colher de café de gengibre
1 colher de café de açafrão

Preparação:
Hidrate os cuscus conforme indicações da embalagem e reserve.
Coza as couves de bruxelas e a jardineira em água com sal. Escorra e reserve.
Numa frigideira larga e funda, refogue ligeiramente a cebola e o alho em azeite. Junte o cubo de legumes e quando desfeito, junte o alho francês e o pimento. Deixe saltear, tapado, por uns 5 min. Destape e junte o tomate em pedaços, assim como o gengibre e o açafrão. Mexa e deixe por mais 3 min. Desligue o fogão, junte os legumes cozidos e os cuscus. Envolva bem e sirva como acompanhamento.
Bom apetite!

terça-feira, 6 de março de 2012

Lasanha de Atum e Legumes

Olá a todos. Deixo aqui a minha receita de atum e legumes....experimentem!!!

Ingredientes:
1/2 cebola às rodelas
3 dentes de alho picados
Sal, óregãos e azeite q.b.
200gr de feijão verde congelado
1/2 pimento verde aos cubos
1/2 pimento vermelho aos cubos
1 tomate em pedaços
10 cogumelos brancos laminados
180gr de atum ao natural enlatado
8 colheres de sopa de polpa de tomate
Massa para lasanha fresca (200gr)
Queijo emmental ralado
Béchamel q.b.

Preparação:
Frite a cebola em azeite por 3 minutos. Junte o alho e o feijão verde, e deixe saltear por 5 min. Tempere de sal e junte os restantes ingredientes, reservando a polpa de tomate, os óregãos e o atum. Deixe saltear por mais 5min. Junte então os ingredientes reservados e envolva bem.

Unte um pirex de ir ao forno com manteiga e disponha em camadas: bechámel, massa lasanha, preparado de atum e legumes.......até esgotar os ingredientes, sendo a última camada de massa. Verta béchamel por cima e polvilhe com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar (+/- 20min).
Bom apetite.


domingo, 4 de março de 2012

Bolo de Azeite e Mel

E porque não um bolinho nesta ceia de domingo? Sugestão: Bolo de Azeite com Mel. Divinal....

Ingredientes:
250gr de açúcar
5 ovos
1 dl de azeite
1 dl de mel
250gr de farinha
1/2 colher de chá de canela
1 pitada de erva doce
1/2 colher café de fermento em pó
Nozes q.b.

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar.
Adicionar o mel e o azeite em fio, batendo sempre. Juntar a farinha, o fermento, canela e erva doce. Misturar bem. Verter para forma untada e dispor por cima o miolo de noz. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 40min.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Fango estufado com legumes e feijão (Lady Gourmet)

Boa tarde. Hoje venho deixar mais uma receita confeccionada na Lady Gourmet, que tem-se tornado uma grande ajuda...comidinha acabada de fazer à hora que chego a casa ;)

1 Frango em pedaços
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 pacote de polpa de tomate (+/- 105gr)
1 copo de caldo de galinha
1 copo de vinho tinto
1 copo de água
3 colheres sopa de tomate enlatado em pedaços
1 folha de louro
100gr de cogumelos frescos laminados
400gr de salada russa congelada
sal q.b.
260gr de feijão manteiga enlatado

Verta todos os ingredientes mencionados para a cuba da máquina, menos o feijão. Selecione "Estofar". Após o programa terminado, junte o feijão, previamente lavado, envolva e sirva.
Bom apetite!