Bem, estando eu no Algarve não há Verão sem figos e eles são um dos componentes mais emblemáticos da nossa gastronomia. E como tenho figueiras e amendoeiras à minha disposição, na altura em que as figueiras ainda tinham figos resolvi apanhar alguns para secar, e reservá-los para recheio.
Figos secos
Miolo de amêndoa inteiro
Açúcar
Canela
Erva doce
Cortar os figos em um dos lados. Reservar. Fazer uma mistura com o açúcar, a canela e a erva doce. Não consigo precisar as quantidades, mas será tipo: 2 açúcar, 0,5 erva doce e canela q.b. (um cheirinho).
Polvilhar os figos no interior com esta mistura enchê-los com o miolo da amêndoa. Normalmente eu coloco entre 5-7 miolos de amêndoa para ficarem bem cheios. Cozê-los com linha para não abrirem. Podem levar ao forno por 30-40min, mas como eu gosto deles assim, acabo sempre por não os torrar...é como preferirem!!
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Bolachas de Cacau com pedaços de Chocolate Branco
Olá a todos. Hoje trago uma verdadeira tentação....cada pedaço saboreado destas bolachas parece transportar-nos para outra dimensão!!! HHuuummmm...
Ingredientes:
200gr de manteiga amolecida
150gr de açúcar
1 ovo batido
275gr de farinha
50gr de cacau
1 colher de chá de fermento
Chocolate branco partido em pedaços q.b.
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme cremoso. Adicionar o ovo e bater bem. À parte misturar a farinha, o cacau e o fermento e verter para o preparado anterior. Bater até homogeneizar.
Juntar o chocolate branco à massa e misturar bem. Formar bolinhas com a massa e achatar ligeiramente. Colocá-las no tabuleiro afastando-as ligeiramente. Cozer por 15min.
Rende 16 unidades.
Confesso que só de relembrar a receita já estou com água na boca!!!! Delicie-se...
Ingredientes:
200gr de manteiga amolecida
150gr de açúcar
1 ovo batido
275gr de farinha
50gr de cacau
1 colher de chá de fermento
Chocolate branco partido em pedaços q.b.
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme cremoso. Adicionar o ovo e bater bem. À parte misturar a farinha, o cacau e o fermento e verter para o preparado anterior. Bater até homogeneizar.
Juntar o chocolate branco à massa e misturar bem. Formar bolinhas com a massa e achatar ligeiramente. Colocá-las no tabuleiro afastando-as ligeiramente. Cozer por 15min.
Rende 16 unidades.
Confesso que só de relembrar a receita já estou com água na boca!!!! Delicie-se...
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Massada do Mar - Lady Gourmet
Bom dia....
Mais uma vez trago uma receita confecionada na Lady Gourmet.
Deliciosa.....
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite para cobrir o fundo da cuba
1 tomate grande em pedaços
1 colher de sopa de polpa de tomate
100gr de feijão verde congelado
100gr de berbigão congelado
50gr de gambas congeladas
300gr de esparguete partido em pedaços pequenos
3 filetes de pescada congelados partidos ao meio
1 copo de caldo knorr massas
pimenta e açafrão q.b. diluídos em um copo de água
1 copo de água
sal q.b.
Coentros picados q.b.
Colocar os ingredientes na cuba pela ordem indicada e selecionar "Cocer".
Estará pronto quando o programa da máquina terminar.
Mais uma vez trago uma receita confecionada na Lady Gourmet.
Deliciosa.....
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite para cobrir o fundo da cuba
1 tomate grande em pedaços
1 colher de sopa de polpa de tomate
100gr de feijão verde congelado
100gr de berbigão congelado
50gr de gambas congeladas
300gr de esparguete partido em pedaços pequenos
3 filetes de pescada congelados partidos ao meio
1 copo de caldo knorr massas
pimenta e açafrão q.b. diluídos em um copo de água
1 copo de água
sal q.b.
Coentros picados q.b.
Colocar os ingredientes na cuba pela ordem indicada e selecionar "Cocer".
Estará pronto quando o programa da máquina terminar.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Cupcake com Girafa Moldada
Bom dia e bom Carnaval....
Mais uma aventura na arte do cake design. Confesso que não ficou perfeito mas ficou diferente e sempre dá para treinar...eh eh eh 1ª experiência em 3D ....
Pasta de leite em pó nas cores amarelo, castanho e verde
Queques de baunilha
Doce da sua preferência
Pincel, rolo, água
Barrar os bolinhos com o doce e colocar por cima uma pasta de leite em pó verde. Moldar a girafa e pronto...
A minha ficou um pouco marreca, mas para a 1ª vez até não está nada má!!! Até porque ainda não tenho o material que encomendei....estou prestes a desistir!!! Tenho de ir procurar em outro sitio.....
É claro que é dificil explicar a moldagem da girafa, por isso vejam o video abaixo, que vos vai ajudar passo a passo.
Mais uma aventura na arte do cake design. Confesso que não ficou perfeito mas ficou diferente e sempre dá para treinar...eh eh eh 1ª experiência em 3D ....
Queques de baunilha
Doce da sua preferência
Pincel, rolo, água
Barrar os bolinhos com o doce e colocar por cima uma pasta de leite em pó verde. Moldar a girafa e pronto...
A minha ficou um pouco marreca, mas para a 1ª vez até não está nada má!!! Até porque ainda não tenho o material que encomendei....estou prestes a desistir!!! Tenho de ir procurar em outro sitio.....
É claro que é dificil explicar a moldagem da girafa, por isso vejam o video abaixo, que vos vai ajudar passo a passo.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Maçã Crocante
Bom dia e boa 2ª feira...que dia espetacular está hoje!!! A Primavera parece ter chegado mais cedo :) ... Como os dias voltaram a estar quentes hoje trago uma sobremesa que se serve com gelado...o contraste entre quente e frio é sensacional...experimentem!
Ingredientes:
1 chávena de flocos de aveia finos
1 chávena de farinha
1/2 chávena de açúcar amarelo
3/4 de chávena de margarina derretida
3 maçãs reinetta grandes
Sumo de limão, vinho do porto e canela q.b.
Preparação:
Descascar as maças e corta-las em cubos. Dispo-las no fundo de um pirex e regá-las com limão, vinho do porto e polvilhar com canela. Reserve.
Numa tigela juntar a aveia, o açúcar, a farinha e a margarina. Misturar até que se forme uma pasta. Cubrir a maçã com esta pasta e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 20min (até que a maça fique cozida e a parte superior fique dourada).
Sirva quente acompanhado com gelado da sua preferência.
Ingredientes:
1 chávena de flocos de aveia finos
1 chávena de farinha
1/2 chávena de açúcar amarelo
3/4 de chávena de margarina derretida
3 maçãs reinetta grandes
Sumo de limão, vinho do porto e canela q.b.
Preparação:
Descascar as maças e corta-las em cubos. Dispo-las no fundo de um pirex e regá-las com limão, vinho do porto e polvilhar com canela. Reserve.
Numa tigela juntar a aveia, o açúcar, a farinha e a margarina. Misturar até que se forme uma pasta. Cubrir a maçã com esta pasta e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 20min (até que a maça fique cozida e a parte superior fique dourada).
Sirva quente acompanhado com gelado da sua preferência.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Bolinhas de Atum
Bom dia e boa sexta-feira. Para alguns véspera de fim-de-semana prolongado com a comemoração do Carnaval.
Hoje trago-vos uma receita simples e saudável, visto as mesmas serem confecionadas no forno em vez de serem fritas.
Ingredientes:
100ml de leite
1/2 pacote de puré de batata
1 colher de sobremesa de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.
80gr de atum em lata
1 colher de sopa de queijo ralado
1 ovo batido
pão ralado q.b.
Preparação:
Leve o leite ao lume juntamente com a manteiga, sal, pimenta e noz moscada. Após levantar fervura desligue e junte os flocos de batata. Envolva e reserve.
Entretanto escorra o atum, desfaça-o e junte-o ao puré de batata, juntamente com o queijo. Envolva e forme bolinhas. Passe-as pelo ovo e em seguida pelo pão ralado.
Leve-as ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40min, virando-as de vez em quando.
Hoje trago-vos uma receita simples e saudável, visto as mesmas serem confecionadas no forno em vez de serem fritas.
Ingredientes:
100ml de leite
1/2 pacote de puré de batata
1 colher de sobremesa de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.
80gr de atum em lata
1 colher de sopa de queijo ralado
1 ovo batido
pão ralado q.b.
Preparação:
Leve o leite ao lume juntamente com a manteiga, sal, pimenta e noz moscada. Após levantar fervura desligue e junte os flocos de batata. Envolva e reserve.
Entretanto escorra o atum, desfaça-o e junte-o ao puré de batata, juntamente com o queijo. Envolva e forme bolinhas. Passe-as pelo ovo e em seguida pelo pão ralado.
Leve-as ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 40min, virando-as de vez em quando.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Queijadas de Leite
Boa tarde. É impressionante como o tempo continua quente e cheio de sol!!! A chuva já vai fazendo falta!!!
Enfim...hoje trago mais um docinho para ajudar na dieta...eh eh...
Ingredientes:
0,5L leite
400gr de açúcar
100gr de farinha
4 ovos
Raspa de 1 limão
50gr de manteiga amolecida
Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos e a raspa de limão, o leite e a farinha. Verter para forminhas e cozer a 180ºc durante 20 min.
Rende 18 queijadas.
Enfim...hoje trago mais um docinho para ajudar na dieta...eh eh...
Ingredientes:
0,5L leite
400gr de açúcar
100gr de farinha
4 ovos
Raspa de 1 limão
50gr de manteiga amolecida
Preparação:
Bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos e a raspa de limão, o leite e a farinha. Verter para forminhas e cozer a 180ºc durante 20 min.
Rende 18 queijadas.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Bacalhau Frito - Lady Gourmet
Bom dia a todos (as).
Confecionei esta receita na LG mas também a podem confecionar normalmente.
Ingredientes:
500gr de bacalhau em lascas (utilizei o congelado)
Batatas q.b.
4 ovos
Azeitonas q.b.
1 cebola pequena
5 dentes de alho
Pimentão doce em pó q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada q.b.
Preparação:
Colocar a cebola e o alho picados, com um fio de azeite na cuba e selecione "fritar" por 2 min. Acrescentar o bacalhau descongelado e bem espremido e fritar por mais 8min.
Descascar as batatas e partir em cubos pequenos. Retirar o bacalhau e reservar. Verta as batatas para a cuba, tempere de sal e pimentão doce, acrescente um pouco mais de azeite e frite por mais 15 min. Mexa de vez em quando. Entretanto coza os ovos.
Junte o bacalhau às batatas e deixe por mais 1 min. Retirar para o prato de servir, salpicar com os ovos cozidos em pedaços pequenos e as azeitonas. Decore com salsa picada.
Bom apetite!
Confecionei esta receita na LG mas também a podem confecionar normalmente.
Ingredientes:
500gr de bacalhau em lascas (utilizei o congelado)
Batatas q.b.
4 ovos
Azeitonas q.b.
1 cebola pequena
5 dentes de alho
Pimentão doce em pó q.b.
Azeite q.b.
Salsa picada q.b.
Preparação:
Colocar a cebola e o alho picados, com um fio de azeite na cuba e selecione "fritar" por 2 min. Acrescentar o bacalhau descongelado e bem espremido e fritar por mais 8min.
Descascar as batatas e partir em cubos pequenos. Retirar o bacalhau e reservar. Verta as batatas para a cuba, tempere de sal e pimentão doce, acrescente um pouco mais de azeite e frite por mais 15 min. Mexa de vez em quando. Entretanto coza os ovos.
Junte o bacalhau às batatas e deixe por mais 1 min. Retirar para o prato de servir, salpicar com os ovos cozidos em pedaços pequenos e as azeitonas. Decore com salsa picada.
Bom apetite!
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Porco Frito com Ameixas
....Happy Valentine's Day....
Ingredientes:
300gr de lombo de porco
1 colher de sobremesa de pimentão doce em pó
Sal e pimenta branca q.b.
1 colher de sopa de alecrim
1 folha de louro em pedaços
1 dente de alho grande em rodelas
4 colheres de sopa de vinho tinto
-FAZER UMA MARINADA COM TODOS OS INGREDIENTES ACIMA DESCRITOS-
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de margarina
14 ameixas secas sem caroço
Preparação:
Numa frigideira funda verter o azeite e levar a aquecer. Juntar a carne com a marinada e fritar, tapado , mexendo de vez em quando. A meio da fritura junte a polpa tomate e a margarina. Quando esta derreter juntar as ameixas e acabar de fritar.
Sirva acompanhado de puré de batata.
Bom apetite!
Ingredientes:
300gr de lombo de porco
1 colher de sobremesa de pimentão doce em pó
Sal e pimenta branca q.b.
1 colher de sopa de alecrim
1 folha de louro em pedaços
1 dente de alho grande em rodelas
4 colheres de sopa de vinho tinto
-FAZER UMA MARINADA COM TODOS OS INGREDIENTES ACIMA DESCRITOS-
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de margarina
14 ameixas secas sem caroço
Preparação:
Numa frigideira funda verter o azeite e levar a aquecer. Juntar a carne com a marinada e fritar, tapado , mexendo de vez em quando. A meio da fritura junte a polpa tomate e a margarina. Quando esta derreter juntar as ameixas e acabar de fritar.
Sirva acompanhado de puré de batata.
Bom apetite!
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Bolachas para dia de S.Valentim
E para terminar o tópico colocado esta manhã das bolachas de manteiga, venho deixar uma ideia para um miminho decorado para a vossa cara metade. Mais uma vez confesso que esta foi a minha 1ª experiência nesta arte da decor....
Vamos precisar de:
Bolachas de Manteiga em forma de coração
Glacê Real branco e rosa
Colorante alimentar liquido para dar a cor rosa
1 espátula
saco de pasteleiro
Barrei as bolachas com a espátula e para escrever e fazer contornos utilizei o saco de pasteleiro.
Vamos precisar de:
Bolachas de Manteiga em forma de coração
Glacê Real branco e rosa
Colorante alimentar liquido para dar a cor rosa
1 espátula
saco de pasteleiro
Barrei as bolachas com a espátula e para escrever e fazer contornos utilizei o saco de pasteleiro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)