Bom dia. Há algum tempo que me apetecia salame e no outro dia lá matei o meu desejo....hhhuuummm...ainda me lembro nos tempos onde o fazia com a minha mãe...desaparecia num instante!!! Eh eh.. por isso desta vez fiz um pequeno só para matar o desejo. Se quiserem que fique maior é só aumentarem as quantidades.
Ingredientes:
150gr de margarina à temperatura ambiente
80gr de cacau magro em pó
130gr de açúcar
1/2 pacote de bolacha maria
Papel vegetal
Preparação:
Envolva a margarina com o açúcar. Junte o cacau e envolva bem, até obter um creme homogéneo. Junte as bolachas partidas em pedaços pequenos. Vá envolvendo à medida que incorpora as bolachas.
Verta o preparado para papel vegetal e molde um "tronco". Conserve no frigorífico.
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Bifes de perú com gengibre e caril
Penso que já me conhecem um pouco e por vezes gosto de testar e criar novos pratos. Aqui está mais uma combinação perfeita!!!
Ingredientes:
4 Bifes de perú
4 dentes de alho
Sal e pimenta branca q.b.
1 colher de chá de gengibre branco moido
1 colher de sobremesa de caril de mandras
3 colheres sopa de margarina
3 colheres de sopa de azeite
Preparação:
Tempere os bifes com o alho, o sal, a pimenta e o gengibre.
Numa frigideira coloque a manteiga e o azeite a aquecer. Junte os bifes e deixe fritar. Quando estiver quase frito junte o caril e deixe apurar mais um pouco.
Sirva acompanhado do arroz de passas .
Ingredientes:
4 Bifes de perú
4 dentes de alho
Sal e pimenta branca q.b.
1 colher de chá de gengibre branco moido
1 colher de sobremesa de caril de mandras
3 colheres sopa de margarina
3 colheres de sopa de azeite
Preparação:
Tempere os bifes com o alho, o sal, a pimenta e o gengibre.
Numa frigideira coloque a manteiga e o azeite a aquecer. Junte os bifes e deixe fritar. Quando estiver quase frito junte o caril e deixe apurar mais um pouco.
Sirva acompanhado do arroz de passas .
sábado, 28 de janeiro de 2012
Caldeirada de Robalo - Lady Gourmet
Boa noite e um bom fim de semana. Fiz esta receita com robalo porque era o peixe que tinha em casa mas podem usar o peixe que quiserem.
E aqui está mais uma receita preparada de manhã e programada para a refeição estar pronta quando chega-se para jantar. Ficou uma verdadeira tentação......hhuuummm
Corte o peixe às postas e tempere com sal.
Em seguida coloque os ingredientes na cuba da máquina pela seguinte ordem:
No meu caso quando cheguei a casa já estava no modo "bb" para manter quente. Quem provou adorou!!!
Só me resta dizer: Bom Apetite!
E aqui está mais uma receita preparada de manhã e programada para a refeição estar pronta quando chega-se para jantar. Ficou uma verdadeira tentação......hhuuummm
Corte o peixe às postas e tempere com sal.
Em seguida coloque os ingredientes na cuba da máquina pela seguinte ordem:
- uma concha de azeite
- Cubrir o fundo com cebola às rodelas (1/2 cebola)
- 4 colheres sopa de tomate em pedaços (enlatado)
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- Disponha por cima 5 batatas médias às rodelas
- Por cima das batatas coloque pimento vermelho corto em tiras q.b.
- Salpique com sal q.b.
- Disponha mais 3 batatas em rodelas
- Coloque por cima o peixe
- Corte a outra 1/2 cebola em rodelas e coloque por cima do peixe
- Pimento vermelho em tiras
- À parte misturar: 2 colheres de sopa de tomate em pedaços+2 colheres de polpa de tomate+250ml vinho branco+1 colher de sobremesa de açafrão. Verter este preparado para dentro da cuba
- Regue com um fio de azeite
No meu caso quando cheguei a casa já estava no modo "bb" para manter quente. Quem provou adorou!!!
Só me resta dizer: Bom Apetite!
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Perú estufado
Bom dia e boa sexta-feira, para muitos véspera de fim de semana. E para finalizar a semana venho deixar-vos um perú estufadinho..quem sabe uma boa sugestão para logo à noite.
1 kg de perú em pedaços
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 tomate maduro em pedaços
1 folha de louro
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de pimentão doce em pó
Salsa picada q.b.
10 cubinhos de pimento vermelho
1 colher de sopa de tomilho
Pimenta e noz moscada q.b.
1 cubo knorr galinha
200ml água
Azeite q.b.
Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar a estufar durante 40 min.
Acompanhe com esparguete cozido ou com batata frita.
Mais fácil é impossivel.. eheh.
Bom apetite!
1 kg de perú em pedaços
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 tomate maduro em pedaços
1 folha de louro
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de pimentão doce em pó
Salsa picada q.b.
10 cubinhos de pimento vermelho
1 colher de sopa de tomilho
Pimenta e noz moscada q.b.
1 cubo knorr galinha
200ml água
Azeite q.b.
Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar a estufar durante 40 min.
Acompanhe com esparguete cozido ou com batata frita.
Mais fácil é impossivel.. eheh.
Bom apetite!
Frango com Tomilho-Lady Gourmet
Confesso que a Lady Gourmet tem-me ajudado um pouco. Hoje trago uma receita onde deixei tudo preparado e programei a LG para a hora que eu pretendia ter a refeição pronta. E não é que ficou tudo perfeito!!!!
Ingredientes:
1 frango
Batatas aos cubos q.b.
2 tomates
2 cebolas (rodelas)
pimento vermelho q.b.
3 copos de vinho branco
1 copo de caldo de galinha
Tomilho q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite (para fundo da cuba)
Preparação:
Cortar tudo em pedaços pequenos. Regar o fundo da cuba com o azeite e colocar todos os ingredientes na cuba em camadas: batatas, cebola, tomate, frango, pimentos, pimenta e tomilho. Fazer em 2 vezes. No fim regar com o vinho e o caldo de galinha.
Programe "hornear" e deixe cozinhar até que o programe acabe.
Bom apetite!
Ingredientes:
1 frango
Batatas aos cubos q.b.
2 tomates
2 cebolas (rodelas)
pimento vermelho q.b.
3 copos de vinho branco
1 copo de caldo de galinha
Tomilho q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite (para fundo da cuba)
Preparação:
Cortar tudo em pedaços pequenos. Regar o fundo da cuba com o azeite e colocar todos os ingredientes na cuba em camadas: batatas, cebola, tomate, frango, pimentos, pimenta e tomilho. Fazer em 2 vezes. No fim regar com o vinho e o caldo de galinha.
Programe "hornear" e deixe cozinhar até que o programe acabe.
Bom apetite!
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Arroz de Passas
Bom dia a todos. Ainda tenho por casa as famosas passas que sobraram das festas de Natal e Passagem do Ano e como tenho de gastá-las fiz este arroz, excelente para acompanhar um bom "naco" de carne.
Ingredientes:
1 medida de arroz carolino
2 medidas de água
1/2 medida de passas
Azeite q.b.
1 cubo knorr arroz
Preparação:
Frite o arroz e as passas em azeite durante 3 min, mexendo. Junte a água quente e o cubo knorr. Deixe cozer durante +/- 13min após levantar fervura. Deixe repousar por 10 min e sirva.
Ingredientes:
1 medida de arroz carolino
2 medidas de água
1/2 medida de passas
Azeite q.b.
1 cubo knorr arroz
Preparação:
Frite o arroz e as passas em azeite durante 3 min, mexendo. Junte a água quente e o cubo knorr. Deixe cozer durante +/- 13min após levantar fervura. Deixe repousar por 10 min e sirva.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Tarte de Figo e Alfarroba
Olá a todos. Andava eu a bisbilhotar outros blogs e encontrei esta receita onde fiquei logo tentada a experimentar. Se não me engano foi "na cozinha sem tabus" . Digo-vos que surpreendeu-me a mim e a quem provou pela positiva, uma verdadeira delicia de comer e chorar por mais.. :).
Base:
250gr de figos secos
1/2 pacote de bolacha maria
1 mão de amêndoas
2 colheres de manteiga
Corte os figos em quatro. Junte a bolacha e a amêndoa. Triture na picadora. No final junte a manteiga derretida e incorpore com os dedos. Forre o fundo de uma tarteira e calque bem para que fique uniforme.
Recheio:
100gr de açúcar
3 ovos
75gr de manteiga
125gr de chocolate branco
50gr de farinha de alfarroba
25gr de farinha de trigo
Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas. em banho maria ligue a manteiga com o chocolate. Deixe arrefecer um pouco para não cozer os ovos ao misturar. Bata bem. Por fim junte aos poucos as 2 farinhas. Incorpore suavemente as claras em castelo. Verta este preparado para a base da tarte e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 20min.
Bom apetite!
Base:
250gr de figos secos
1/2 pacote de bolacha maria
1 mão de amêndoas
2 colheres de manteiga
Corte os figos em quatro. Junte a bolacha e a amêndoa. Triture na picadora. No final junte a manteiga derretida e incorpore com os dedos. Forre o fundo de uma tarteira e calque bem para que fique uniforme.
Recheio:
100gr de açúcar
3 ovos
75gr de manteiga
125gr de chocolate branco
50gr de farinha de alfarroba
25gr de farinha de trigo
Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas. em banho maria ligue a manteiga com o chocolate. Deixe arrefecer um pouco para não cozer os ovos ao misturar. Bata bem. Por fim junte aos poucos as 2 farinhas. Incorpore suavemente as claras em castelo. Verta este preparado para a base da tarte e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 20min.
Bom apetite!
Nutrição e Controle do Peso
A obesidade é uma causa de morte e traz atrás de si diversas doenças. Mais de 80% das mortes atribuídas à obesidade ocorreram em pessoas com um índice de massa corporal igual ou superior a 30 .
A obesidade conduz-nos ao aumento da tensão arterial (hipertensão), doença cardíaca, acidente vascular cerebral (derrame cerebral), diabetes e também contribui ao desenvolvimento de certos tipos de cancro.
Devemos ainda ter em conta os problemas ósseos, musculares e cardiovasculares, como o aparecimento de varizes, que a obesidade causa. Para evitar a obesidade, devemos fazer 3 ou 4 refeições equilibradas, pobres em gorduras e com muitas fibras todos os dias. Devemos ainda ingerir bastante cálcio - o cálcio e o exercício ajudam a prevenir a osteoporose. Todas as vezes que comemos mais do que o necessário, o nosso corpo irá guardar o excesso em forma de gordura.
Uma boa dieta é essencial não só para combater as doenças cardiovasculares, mas também para diminuir o risco de vários tipos de cancro (fígado, estômago, intestino, …). Para tal devemos:
- Controlar a ingestão de gorduras e carnes fumadas;
- Evitar engordar, não por questões estéticas, mas por questões de saúde;
- Praticar, com regularidade uma actividade física;
- Comer uma grande variedade de frutas (2 a 4 porções), vegetais (3 a 5 porções), grãos integrais, feijões e legumes por dia. Dê preferência aos alimentos frescos;
- Limitar ou evitar a ingestão de álcool.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Massa à Bolonhesa - Lady Gourmet
Bom dia. Mal chegou a minha Lady Gourmet tinha que ir testá-la. Cheguei à despensa e com o que tinha disponivel resolvi confecionar esta massa à bolonhesa.
Acreditem.... ficou mmmuuuiiiitttoooooo saborosa...melhor que cozinhada no fogão!!!!
Ingredientes:
Carne Picada (400 gr)
Esparguete (+/- 250 gr)
1 concha de azeite
1 concha de pimento vermelho picado
1 concha de cebola picada
1 alho picado
1/2 copo de caldo knorr massas
1 concha de polpa de tomate
2 copos de água
1/4 copo de vinho branco
Pimenta e Noz moscada q.b.
Preparação:
Coloque na cuba o azeite, o pimento, a cebola e o alho. Selecione fritar (3min). Sem desligar, abra o compartimento e junte a carne picada e frite por mais 5min. Desligue.
Abra o compartimento, junte o caldo knorr, o vinho, a polpa de tomate e tempere com a pimenta e a noz moscada. Envolva bem. Junte a restante água e a massa partida ao meio. Selecione cozer por +/- 20 min. Entretanto a meio da cozedura abra o compartimento e verifique se tem liquido (molho), caso tenha pouquinho acrescente mais um pouco de água.
Bom apetite!
Acreditem.... ficou mmmuuuiiiitttoooooo saborosa...melhor que cozinhada no fogão!!!!
Ingredientes:
Carne Picada (400 gr)
Esparguete (+/- 250 gr)
1 concha de azeite
1 concha de pimento vermelho picado
1 concha de cebola picada
1 alho picado
1/2 copo de caldo knorr massas
1 concha de polpa de tomate
2 copos de água
1/4 copo de vinho branco
Pimenta e Noz moscada q.b.
Preparação:
Coloque na cuba o azeite, o pimento, a cebola e o alho. Selecione fritar (3min). Sem desligar, abra o compartimento e junte a carne picada e frite por mais 5min. Desligue.
Abra o compartimento, junte o caldo knorr, o vinho, a polpa de tomate e tempere com a pimenta e a noz moscada. Envolva bem. Junte a restante água e a massa partida ao meio. Selecione cozer por +/- 20 min. Entretanto a meio da cozedura abra o compartimento e verifique se tem liquido (molho), caso tenha pouquinho acrescente mais um pouco de água.
Bom apetite!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Bolo de Baunilha
Olá bloggers. Aqui estou eu com mais uma receitinha doce. Hoje bolo de baunilha.

Ingredientes:
1 iogurte de aroma de baunilha
50gr de açúcar baunilhado
120gr de açúcar
3 ovos
50ml de óleo
1/2 pacote de natas
250gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Preparação:
Bater o iogurte com os 2 açúcares. Juntar os ovos um a um batendo. Juntar o óleo e as natas e bater novamente.
Por fim juntar a farinha e o fermento. Bater bem. Verter para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35min.
Ingredientes:
1 iogurte de aroma de baunilha
50gr de açúcar baunilhado
120gr de açúcar
3 ovos
50ml de óleo
1/2 pacote de natas
250gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Preparação:
Bater o iogurte com os 2 açúcares. Juntar os ovos um a um batendo. Juntar o óleo e as natas e bater novamente.
Por fim juntar a farinha e o fermento. Bater bem. Verter para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35min.
Subscrever:
Mensagens (Atom)