Olá a todos. Andava eu a bisbilhotar outros blogs e encontrei esta receita onde fiquei logo tentada a experimentar. Se não me engano foi "na cozinha sem tabus" . Digo-vos que surpreendeu-me a mim e a quem provou pela positiva, uma verdadeira delicia de comer e chorar por mais.. :).
Base:
250gr de figos secos
1/2 pacote de bolacha maria
1 mão de amêndoas
2 colheres de manteiga
Corte os figos em quatro. Junte a bolacha e a amêndoa. Triture na picadora. No final junte a manteiga derretida e incorpore com os dedos. Forre o fundo de uma tarteira e calque bem para que fique uniforme.
Recheio:
100gr de açúcar
3 ovos
75gr de manteiga
125gr de chocolate branco
50gr de farinha de alfarroba
25gr de farinha de trigo
Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas. em banho maria ligue a manteiga com o chocolate. Deixe arrefecer um pouco para não cozer os ovos ao misturar. Bata bem. Por fim junte aos poucos as 2 farinhas. Incorpore suavemente as claras em castelo. Verta este preparado para a base da tarte e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 20min.
Bom apetite!
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Nutrição e Controle do Peso
A obesidade é uma causa de morte e traz atrás de si diversas doenças. Mais de 80% das mortes atribuídas à obesidade ocorreram em pessoas com um índice de massa corporal igual ou superior a 30 .
A obesidade conduz-nos ao aumento da tensão arterial (hipertensão), doença cardíaca, acidente vascular cerebral (derrame cerebral), diabetes e também contribui ao desenvolvimento de certos tipos de cancro.
Devemos ainda ter em conta os problemas ósseos, musculares e cardiovasculares, como o aparecimento de varizes, que a obesidade causa. Para evitar a obesidade, devemos fazer 3 ou 4 refeições equilibradas, pobres em gorduras e com muitas fibras todos os dias. Devemos ainda ingerir bastante cálcio - o cálcio e o exercício ajudam a prevenir a osteoporose. Todas as vezes que comemos mais do que o necessário, o nosso corpo irá guardar o excesso em forma de gordura.
Uma boa dieta é essencial não só para combater as doenças cardiovasculares, mas também para diminuir o risco de vários tipos de cancro (fígado, estômago, intestino, …). Para tal devemos:
- Controlar a ingestão de gorduras e carnes fumadas;
- Evitar engordar, não por questões estéticas, mas por questões de saúde;
- Praticar, com regularidade uma actividade física;
- Comer uma grande variedade de frutas (2 a 4 porções), vegetais (3 a 5 porções), grãos integrais, feijões e legumes por dia. Dê preferência aos alimentos frescos;
- Limitar ou evitar a ingestão de álcool.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Massa à Bolonhesa - Lady Gourmet
Bom dia. Mal chegou a minha Lady Gourmet tinha que ir testá-la. Cheguei à despensa e com o que tinha disponivel resolvi confecionar esta massa à bolonhesa.
Acreditem.... ficou mmmuuuiiiitttoooooo saborosa...melhor que cozinhada no fogão!!!!
Ingredientes:
Carne Picada (400 gr)
Esparguete (+/- 250 gr)
1 concha de azeite
1 concha de pimento vermelho picado
1 concha de cebola picada
1 alho picado
1/2 copo de caldo knorr massas
1 concha de polpa de tomate
2 copos de água
1/4 copo de vinho branco
Pimenta e Noz moscada q.b.
Preparação:
Coloque na cuba o azeite, o pimento, a cebola e o alho. Selecione fritar (3min). Sem desligar, abra o compartimento e junte a carne picada e frite por mais 5min. Desligue.
Abra o compartimento, junte o caldo knorr, o vinho, a polpa de tomate e tempere com a pimenta e a noz moscada. Envolva bem. Junte a restante água e a massa partida ao meio. Selecione cozer por +/- 20 min. Entretanto a meio da cozedura abra o compartimento e verifique se tem liquido (molho), caso tenha pouquinho acrescente mais um pouco de água.
Bom apetite!
Acreditem.... ficou mmmuuuiiiitttoooooo saborosa...melhor que cozinhada no fogão!!!!
Ingredientes:
Carne Picada (400 gr)
Esparguete (+/- 250 gr)
1 concha de azeite
1 concha de pimento vermelho picado
1 concha de cebola picada
1 alho picado
1/2 copo de caldo knorr massas
1 concha de polpa de tomate
2 copos de água
1/4 copo de vinho branco
Pimenta e Noz moscada q.b.
Preparação:
Coloque na cuba o azeite, o pimento, a cebola e o alho. Selecione fritar (3min). Sem desligar, abra o compartimento e junte a carne picada e frite por mais 5min. Desligue.
Abra o compartimento, junte o caldo knorr, o vinho, a polpa de tomate e tempere com a pimenta e a noz moscada. Envolva bem. Junte a restante água e a massa partida ao meio. Selecione cozer por +/- 20 min. Entretanto a meio da cozedura abra o compartimento e verifique se tem liquido (molho), caso tenha pouquinho acrescente mais um pouco de água.
Bom apetite!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Bolo de Baunilha
Olá bloggers. Aqui estou eu com mais uma receitinha doce. Hoje bolo de baunilha.

Ingredientes:
1 iogurte de aroma de baunilha
50gr de açúcar baunilhado
120gr de açúcar
3 ovos
50ml de óleo
1/2 pacote de natas
250gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Preparação:
Bater o iogurte com os 2 açúcares. Juntar os ovos um a um batendo. Juntar o óleo e as natas e bater novamente.
Por fim juntar a farinha e o fermento. Bater bem. Verter para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35min.
Ingredientes:
1 iogurte de aroma de baunilha
50gr de açúcar baunilhado
120gr de açúcar
3 ovos
50ml de óleo
1/2 pacote de natas
250gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Preparação:
Bater o iogurte com os 2 açúcares. Juntar os ovos um a um batendo. Juntar o óleo e as natas e bater novamente.
Por fim juntar a farinha e o fermento. Bater bem. Verter para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 35min.
Lady Gourmet - Robot de Cozinha
Bom dia. Pois é finalmente chegou o meu robot de cozinha "Lady Gourmet".
Sinceramente não percebo porque chamam a este tipo de "equipamento" um robot de cozinha!!!! Para mim não é nada mais que uma panela eléctrica programável... lol...
Adquiri-a no sentido de me ajudar um pouco na cozinha para quando tenho pouco tempo para cozinhar. Só o facto de deixar tudo programado para quando chegar a casa ter a refeição pronta já é muito bom ;) .
Também reparei que a disponibilidade de receitas com a Lady Gourmet na internet é fraquissima. Assim aproveito para criar um tópico só para a Lady Gourmet no sentido de ajudar aqueles(as) que se sentem um pouco atrapalhados ou sem ideias quando chega a hora de preparar uma boa refeição.
Até já ;) !!!!
Sinceramente não percebo porque chamam a este tipo de "equipamento" um robot de cozinha!!!! Para mim não é nada mais que uma panela eléctrica programável... lol...
Adquiri-a no sentido de me ajudar um pouco na cozinha para quando tenho pouco tempo para cozinhar. Só o facto de deixar tudo programado para quando chegar a casa ter a refeição pronta já é muito bom ;) .
Também reparei que a disponibilidade de receitas com a Lady Gourmet na internet é fraquissima. Assim aproveito para criar um tópico só para a Lady Gourmet no sentido de ajudar aqueles(as) que se sentem um pouco atrapalhados ou sem ideias quando chega a hora de preparar uma boa refeição.
Até já ;) !!!!
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Como congelar arroz
Para ter sempre à mão em ocasiões inesperadas!!!
- Depois de cozido, arrefeça rapidamente o arroz, passando-o por água fria corrente.
- Deixe escorrer muito bem e depois coloque-o dentro de sacos próprios para congelação.
- Congele em porções individuais, para saber mais facilmente a quantidade que pode dispor.
- É conveniente deixar um pouco de ar dentro do saco e depois de alguns minutos no frio, retire do frio e separe os grãos com as mãos.
- Recoloque-o no congelador, onde pode ficar durante 4 a 6 meses.
- No momento de descongelar, deixe-o ficar à temperatura ambiente cerca de 1 hora. Para aquecer coloque-o no micro-ondas ou no forno, sobre um tabuleiro refractário e com nozinhas de manteiga.
Doce de Baunilha e Bolacha
Boa tarde a todos e bem vindos à nova imagem da minha cozinha. Espero assim conquistar os vossos paladares.
Para isso trago hoje uma receitinha docinha...
Ingredientes:
2 iogurtes com aroma a baunilha
1/2 lata de leite consensado
1 pacote de bolacha maria
Chocolate em pó q.b.
Preparação:
Misture o iogurte com o leite condensado. Parta as bolachas em pedaços (reservando 3 bolachas para decorar) pequenos e envolva no preparado anterior. Decore com a bolacha moída e com chocolate em pó. Leve ao frio até à hora de servir (deixar pelo menos umas 2 horas).
Para isso trago hoje uma receitinha docinha...
Ingredientes:
2 iogurtes com aroma a baunilha
1/2 lata de leite consensado
1 pacote de bolacha maria
Chocolate em pó q.b.
Preparação:
Misture o iogurte com o leite condensado. Parta as bolachas em pedaços (reservando 3 bolachas para decorar) pequenos e envolva no preparado anterior. Decore com a bolacha moída e com chocolate em pó. Leve ao frio até à hora de servir (deixar pelo menos umas 2 horas).
Na Cozinha da Lili ....... Nova Imagem !!!
Sei que ainda tenho pouco tempo de existência mas decidi renovar a minha imagem para mais fácil identificação da minha cozinha. Espero que gostem e mais novidades virão a caminho!!!
Um bom dia para todos e um bom resto de semana ;)
Um bom dia para todos e um bom resto de semana ;)
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Feijão verde salteado com ovos de codorniz
Olá a todos(as). Como adoro ovos de codorniz, hoje venho deixar-vos este pitéu.
Ingredientes:
4 Batatas
300gr de feijão verde congelado
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina
Sal q.b.
6 rodelas de chouriço
10 ovos de codorniz
Sal fino e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque as batatas em cubos e coza em água com sal. Reserve.
Pique a cebola e o alho para uma frigideira larga, junte o azeite, a manteiga, o sal e o feijão verde e deixe saltear por +/- 10min. Introduza o chouriço e os ovos abertos. Junte uma pitada de sal e pimenta sobre os ovos e deixe cozinhar tapado por 10min.
Sirva acompanhado da batata cozida.
Ingredientes:
4 Batatas
300gr de feijão verde congelado
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina
Sal q.b.
6 rodelas de chouriço
10 ovos de codorniz
Sal fino e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque as batatas em cubos e coza em água com sal. Reserve.
Pique a cebola e o alho para uma frigideira larga, junte o azeite, a manteiga, o sal e o feijão verde e deixe saltear por +/- 10min. Introduza o chouriço e os ovos abertos. Junte uma pitada de sal e pimenta sobre os ovos e deixe cozinhar tapado por 10min.
Sirva acompanhado da batata cozida.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Fatias de Ovos
Bom dia a todos(as). Confesso que tenho tido pouco tempo para vir até ao blog!!! Entretanto trago uma receita conhecida de todos, ou não fosse esta delicia também conhecida por fatias douradas (acho eu!!). Pois na minha terra e desde sempre que conheço e trato por fatias de ovos.
Óptima para um pequeno-almoço diferente ou até para o lanche, pois todos adoram e são praticas e rápidas de fazer.
Ingredientes:
Pão Caseiro fatiado
Leite
Ovos
Canela e açúcar q.b.
Óleo para fritar
Preparação:
Demolhe as fatias de pão em leite. Passe-as pelo ovo batido e frite-as em óleo quente de ambos os lados. Escorra-as em papel absorvente e polvilhe-as com açúcar e canela.
Óptima para um pequeno-almoço diferente ou até para o lanche, pois todos adoram e são praticas e rápidas de fazer.
Ingredientes:
Pão Caseiro fatiado
Leite
Ovos
Canela e açúcar q.b.
Óleo para fritar
Preparação:
Demolhe as fatias de pão em leite. Passe-as pelo ovo batido e frite-as em óleo quente de ambos os lados. Escorra-as em papel absorvente e polvilhe-as com açúcar e canela.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
