Bom dia. Pois é finalmente chegou o meu robot de cozinha "Lady Gourmet".
Sinceramente não percebo porque chamam a este tipo de "equipamento" um robot de cozinha!!!! Para mim não é nada mais que uma panela eléctrica programável... lol...
Adquiri-a no sentido de me ajudar um pouco na cozinha para quando tenho pouco tempo para cozinhar. Só o facto de deixar tudo programado para quando chegar a casa ter a refeição pronta já é muito bom ;) .
Também reparei que a disponibilidade de receitas com a Lady Gourmet na internet é fraquissima. Assim aproveito para criar um tópico só para a Lady Gourmet no sentido de ajudar aqueles(as) que se sentem um pouco atrapalhados ou sem ideias quando chega a hora de preparar uma boa refeição.
Até já ;) !!!!
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Como congelar arroz
Para ter sempre à mão em ocasiões inesperadas!!!
- Depois de cozido, arrefeça rapidamente o arroz, passando-o por água fria corrente.
- Deixe escorrer muito bem e depois coloque-o dentro de sacos próprios para congelação.
- Congele em porções individuais, para saber mais facilmente a quantidade que pode dispor.
- É conveniente deixar um pouco de ar dentro do saco e depois de alguns minutos no frio, retire do frio e separe os grãos com as mãos.
- Recoloque-o no congelador, onde pode ficar durante 4 a 6 meses.
- No momento de descongelar, deixe-o ficar à temperatura ambiente cerca de 1 hora. Para aquecer coloque-o no micro-ondas ou no forno, sobre um tabuleiro refractário e com nozinhas de manteiga.
Doce de Baunilha e Bolacha
Boa tarde a todos e bem vindos à nova imagem da minha cozinha. Espero assim conquistar os vossos paladares.
Para isso trago hoje uma receitinha docinha...
Ingredientes:
2 iogurtes com aroma a baunilha
1/2 lata de leite consensado
1 pacote de bolacha maria
Chocolate em pó q.b.
Preparação:
Misture o iogurte com o leite condensado. Parta as bolachas em pedaços (reservando 3 bolachas para decorar) pequenos e envolva no preparado anterior. Decore com a bolacha moída e com chocolate em pó. Leve ao frio até à hora de servir (deixar pelo menos umas 2 horas).
Para isso trago hoje uma receitinha docinha...
Ingredientes:
2 iogurtes com aroma a baunilha
1/2 lata de leite consensado
1 pacote de bolacha maria
Chocolate em pó q.b.
Preparação:
Misture o iogurte com o leite condensado. Parta as bolachas em pedaços (reservando 3 bolachas para decorar) pequenos e envolva no preparado anterior. Decore com a bolacha moída e com chocolate em pó. Leve ao frio até à hora de servir (deixar pelo menos umas 2 horas).
Na Cozinha da Lili ....... Nova Imagem !!!
Sei que ainda tenho pouco tempo de existência mas decidi renovar a minha imagem para mais fácil identificação da minha cozinha. Espero que gostem e mais novidades virão a caminho!!!
Um bom dia para todos e um bom resto de semana ;)
Um bom dia para todos e um bom resto de semana ;)
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Feijão verde salteado com ovos de codorniz
Olá a todos(as). Como adoro ovos de codorniz, hoje venho deixar-vos este pitéu.
Ingredientes:
4 Batatas
300gr de feijão verde congelado
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina
Sal q.b.
6 rodelas de chouriço
10 ovos de codorniz
Sal fino e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque as batatas em cubos e coza em água com sal. Reserve.
Pique a cebola e o alho para uma frigideira larga, junte o azeite, a manteiga, o sal e o feijão verde e deixe saltear por +/- 10min. Introduza o chouriço e os ovos abertos. Junte uma pitada de sal e pimenta sobre os ovos e deixe cozinhar tapado por 10min.
Sirva acompanhado da batata cozida.
Ingredientes:
4 Batatas
300gr de feijão verde congelado
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina
Sal q.b.
6 rodelas de chouriço
10 ovos de codorniz
Sal fino e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque as batatas em cubos e coza em água com sal. Reserve.
Pique a cebola e o alho para uma frigideira larga, junte o azeite, a manteiga, o sal e o feijão verde e deixe saltear por +/- 10min. Introduza o chouriço e os ovos abertos. Junte uma pitada de sal e pimenta sobre os ovos e deixe cozinhar tapado por 10min.
Sirva acompanhado da batata cozida.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Fatias de Ovos
Bom dia a todos(as). Confesso que tenho tido pouco tempo para vir até ao blog!!! Entretanto trago uma receita conhecida de todos, ou não fosse esta delicia também conhecida por fatias douradas (acho eu!!). Pois na minha terra e desde sempre que conheço e trato por fatias de ovos.
Óptima para um pequeno-almoço diferente ou até para o lanche, pois todos adoram e são praticas e rápidas de fazer.
Ingredientes:
Pão Caseiro fatiado
Leite
Ovos
Canela e açúcar q.b.
Óleo para fritar
Preparação:
Demolhe as fatias de pão em leite. Passe-as pelo ovo batido e frite-as em óleo quente de ambos os lados. Escorra-as em papel absorvente e polvilhe-as com açúcar e canela.
Óptima para um pequeno-almoço diferente ou até para o lanche, pois todos adoram e são praticas e rápidas de fazer.
Ingredientes:
Pão Caseiro fatiado
Leite
Ovos
Canela e açúcar q.b.
Óleo para fritar
Preparação:
Demolhe as fatias de pão em leite. Passe-as pelo ovo batido e frite-as em óleo quente de ambos os lados. Escorra-as em papel absorvente e polvilhe-as com açúcar e canela.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Bolo de Framboesa
Bem sei que já estamos a meio do mês de Janeiro, mas nunca é tarde para vos voltar a desejar um Feliz Ano de 2012. E para isso trago este bolinho ;)

Ingredientes:
125gr de açúcar
5 ovos
125gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
300gr de doce de framboesa
manteiga e farinha q.b.
800gr de maçapão de compra
Preparação:
Ligue o forno a 170ºC, unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Bata o açúcar com os ovos até obter um creme volumoso e homogéneo. Junte a farinha com o fermento. Bata e verta para a forma. Leve a cozer durante 35/40min.
Desenforme o bolo ainda morno, corte-o ao meio e rechei com o doce. Recomponha o bolo e barre-o por fora com o restante doce.
Estenda o maçapão numa superfície lisa e forre o bolo.
Poderá decorá-lo ou não. Eu decorei com chocolate de culinária e açúcar em pó. Confesso que não ficou grande especialidade mas ainda sou uma novata na área de decoração de bolos!!!
Ingredientes:
125gr de açúcar
5 ovos
125gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
300gr de doce de framboesa
manteiga e farinha q.b.
800gr de maçapão de compra
Preparação:
Ligue o forno a 170ºC, unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Bata o açúcar com os ovos até obter um creme volumoso e homogéneo. Junte a farinha com o fermento. Bata e verta para a forma. Leve a cozer durante 35/40min.
Desenforme o bolo ainda morno, corte-o ao meio e rechei com o doce. Recomponha o bolo e barre-o por fora com o restante doce.
Estenda o maçapão numa superfície lisa e forre o bolo.
Poderá decorá-lo ou não. Eu decorei com chocolate de culinária e açúcar em pó. Confesso que não ficou grande especialidade mas ainda sou uma novata na área de decoração de bolos!!!
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Cremor de Pescada com Camarão
Bom dia. Aqui está mais uma receitinha feita com alimentos que tinha na despensa....ficou 5 estrelas..lol...
Ingredientes:
7 Filetes de Pescada
9 Camarões Médios
3 dentes de alho
Sumo de 1 limão Leite
Pimenta, sal, noz moscada e canela q.b.
1 couve-flor
1 colher de sopa de farinha maisena
1 queijo fresco mozzarella (125gr)
Coentros q.b.
Preparação:
Tempere os filetes com o alho, o sal, Limão, pimenta, noz moscada, canela e o leite (leite suficiente para cubrir os filetes). Deixe marinar por algum tempo.
Coza a couve-flor em água fervente com sal durante 10min. Reserve.
Entretanto descongele o camarão, descascando-os e deixando a cabeça. Reserve 2 para decorar.
Coe a marinada do peixe para um tacho e leve ao lume com a maisena até engrossar.
Disponha no fundo de uma travessa de ir ao forno a couve-flor partida em pedaços pequenos. Por cima disponha os filetes enrolados no camarão, prendendo-os com um palito. Regue com o molho que preparou e por cima coloque o queijo fatiado. Polvilhe com os coentros e leve ao forno a 200ºC, durante 45min, tapando a travessa com papel de aluminio a meio da assadura para evitar que queime.
Sirva acompanhado de puré de batata. Bom apetite!
Ingredientes:
7 Filetes de Pescada
9 Camarões Médios
3 dentes de alho
Sumo de 1 limão Leite
Pimenta, sal, noz moscada e canela q.b.
1 couve-flor
1 colher de sopa de farinha maisena
1 queijo fresco mozzarella (125gr)
Coentros q.b.
Preparação:
Tempere os filetes com o alho, o sal, Limão, pimenta, noz moscada, canela e o leite (leite suficiente para cubrir os filetes). Deixe marinar por algum tempo.
Coza a couve-flor em água fervente com sal durante 10min. Reserve.
Entretanto descongele o camarão, descascando-os e deixando a cabeça. Reserve 2 para decorar.
Coe a marinada do peixe para um tacho e leve ao lume com a maisena até engrossar.
Disponha no fundo de uma travessa de ir ao forno a couve-flor partida em pedaços pequenos. Por cima disponha os filetes enrolados no camarão, prendendo-os com um palito. Regue com o molho que preparou e por cima coloque o queijo fatiado. Polvilhe com os coentros e leve ao forno a 200ºC, durante 45min, tapando a travessa com papel de aluminio a meio da assadura para evitar que queime.
Sirva acompanhado de puré de batata. Bom apetite!
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Bolinhos de Manteiga e Erva Doce
Bom dia. No fim-de-semana estava eu em casa e apetecia-me uns bolinhos. Como não tinha nada na despensa, resolvi ir para a cozinha e colocar as mãos na massa :). Fiz estes bolinhos que ficaram deliciosos!
Mas mais delicioso ainda, foi saboreá-los no jardim com um cafézinho e aproveitar o sol quente de Janeiro (por incrível que pareça estava mesmo quente) que estava sensacional ;)
Ingredientes:
120gr de manteiga
500gr de farinha
200gr de açúcar amarelo
120ml de água morna (+/-)
1 colher de sobremesa de erva doce mpida
Preparação:
Envolva a farinha com a erva doce e abra um buraco no meio. Coloque a manteiga amolecida, o açúcar e vá deitando a água enquanto amassa. A massa está boa quando se despegar do recipiente.
Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o com manteiga e polvilhe com farinha. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forme bolinhas, trancinhas, "S"... o que quiser. Entretanto nas bolinhas eu formei-as colocando canela na mão. Podem ficar com esta sugestão.
Leve ao forno por +/- 20min.
Mas mais delicioso ainda, foi saboreá-los no jardim com um cafézinho e aproveitar o sol quente de Janeiro (por incrível que pareça estava mesmo quente) que estava sensacional ;)
Ingredientes:
120gr de manteiga
500gr de farinha
200gr de açúcar amarelo
120ml de água morna (+/-)
1 colher de sobremesa de erva doce mpida
Preparação:
Envolva a farinha com a erva doce e abra um buraco no meio. Coloque a manteiga amolecida, o açúcar e vá deitando a água enquanto amassa. A massa está boa quando se despegar do recipiente.
Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o com manteiga e polvilhe com farinha. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forme bolinhas, trancinhas, "S"... o que quiser. Entretanto nas bolinhas eu formei-as colocando canela na mão. Podem ficar com esta sugestão.
Leve ao forno por +/- 20min.
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Cozido de Grão com Frango
Bom dia. E parece que o friozinho não se vai embora!! E é mesmo por isso que hoje vos trago um cozido de grão para estes dias de mais frio. Assim temos:
Ingredientes:
6 peitos de frango
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro
1 cubo knorr galinha
200 ml de água
3 colheres de sopa de azeite
Hortelã q.b.
3 batatas médias
400gr de grão cozido
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Refogue a cebola e o alho picados em azeite. Junte os peitos de frango em cubos e deixe fritar um pouco, mexendo. Junte a cenoura em cubos, o louro, a polpa de tomate, o cubo knorr e a água. Deixe cozer por 10min. Passado este tempo, junte as batatas em cubos e a hortelã. Coza por 15min. Por fim junte o grão cozido e retifique os temperos. Bom apetite!
Ingredientes:
6 peitos de frango
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro
1 cubo knorr galinha
200 ml de água
3 colheres de sopa de azeite
Hortelã q.b.
3 batatas médias
400gr de grão cozido
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Refogue a cebola e o alho picados em azeite. Junte os peitos de frango em cubos e deixe fritar um pouco, mexendo. Junte a cenoura em cubos, o louro, a polpa de tomate, o cubo knorr e a água. Deixe cozer por 10min. Passado este tempo, junte as batatas em cubos e a hortelã. Coza por 15min. Por fim junte o grão cozido e retifique os temperos. Bom apetite!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
