sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Bolo de Framboesa

Bem sei que já estamos a meio do mês de Janeiro, mas nunca é tarde para vos voltar a desejar um Feliz Ano de 2012. E para isso trago este bolinho ;)



Ingredientes:
125gr de açúcar
5 ovos
125gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
300gr de doce de framboesa
manteiga e farinha q.b.
800gr de maçapão de compra

Preparação:
Ligue o forno a 170ºC, unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Bata o açúcar com os ovos até obter um creme volumoso e homogéneo. Junte a farinha com o fermento. Bata e verta para a forma. Leve a cozer durante 35/40min.
Desenforme o bolo ainda morno, corte-o ao meio e rechei com o doce. Recomponha o bolo e barre-o por fora com o restante doce.
Estenda o maçapão numa superfície lisa e forre o bolo.
Poderá decorá-lo ou não. Eu decorei com chocolate de culinária e açúcar em pó. Confesso que não ficou grande especialidade mas ainda sou uma novata na área de decoração de bolos!!!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cremor de Pescada com Camarão

Bom dia. Aqui está mais uma receitinha feita com alimentos que tinha na despensa....ficou 5 estrelas..lol...

Ingredientes:
7 Filetes de Pescada
9 Camarões Médios
3 dentes de alho
Sumo de 1 limão Leite
Pimenta, sal, noz moscada e canela q.b.
1 couve-flor
1 colher de sopa de farinha maisena
1 queijo fresco mozzarella (125gr)
Coentros q.b.

Preparação:
Tempere os filetes com o alho, o sal, Limão, pimenta, noz moscada, canela e o leite (leite suficiente para cubrir os filetes). Deixe marinar por algum tempo.
Coza a couve-flor em água fervente com sal durante 10min. Reserve.
Entretanto descongele o camarão, descascando-os e deixando a cabeça. Reserve 2 para decorar.
Coe a marinada do peixe para um tacho e leve ao lume com a maisena até engrossar.
Disponha no fundo de uma travessa de ir ao forno a couve-flor partida em pedaços pequenos. Por cima disponha os filetes enrolados no camarão, prendendo-os com um palito. Regue com o molho que preparou e por cima coloque o queijo fatiado. Polvilhe com os coentros e leve ao forno a 200ºC, durante 45min, tapando a travessa com papel de aluminio a meio da assadura para evitar que queime.

Sirva acompanhado de puré de batata. Bom apetite!




terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bolinhos de Manteiga e Erva Doce

Bom dia. No fim-de-semana estava eu em casa e apetecia-me uns bolinhos. Como não tinha nada na despensa, resolvi ir para a cozinha e colocar as mãos na massa :). Fiz estes bolinhos que ficaram deliciosos!
Mas mais delicioso ainda, foi saboreá-los no jardim com um cafézinho e aproveitar o sol quente de Janeiro (por incrível que pareça estava mesmo quente) que estava sensacional ;)

Ingredientes:
120gr de manteiga
500gr de farinha
200gr de açúcar amarelo
120ml de água morna (+/-)
1 colher de sobremesa de erva doce mpida

Preparação:
Envolva a farinha com a erva doce e abra um buraco no meio. Coloque a manteiga amolecida, o açúcar e vá deitando a água enquanto amassa. A massa está boa quando se despegar do recipiente.
Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o com manteiga e polvilhe com farinha. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forme bolinhas, trancinhas, "S"... o que quiser. Entretanto nas bolinhas eu formei-as colocando canela na mão. Podem ficar com esta sugestão.
Leve ao forno por +/- 20min.



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cozido de Grão com Frango

Bom dia. E parece que o friozinho não se vai embora!! E é mesmo por isso que hoje vos trago um cozido de grão para estes dias de mais frio. Assim temos:

Ingredientes:
6 peitos de frango
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro
1 cubo knorr galinha
200 ml de água
3 colheres de sopa de azeite
Hortelã q.b.
3 batatas médias
400gr de grão cozido
sal e pimenta q.b.


Preparação:
Refogue a cebola e o alho picados em azeite. Junte os peitos de frango em cubos e deixe fritar um pouco, mexendo. Junte a cenoura em cubos, o louro, a polpa de tomate, o cubo knorr e a água. Deixe cozer por 10min. Passado este tempo, junte as batatas em cubos e a hortelã. Coza por 15min. Por fim junte o grão cozido e retifique os temperos. Bom apetite!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Azevias e Coscorrões

E como falei anteriormente trago esta última receita que é a última sobre o meu Natal.

Confesso que aproveitei a massa das azevias e confecionei também alguns coscorrões.Todos gostaram e até comentaram que faziam lembrar os fritos que comiam em mais novos.

Curiosidade: Na minha terrinha sempre conheci estas 2 delicias como pastéis e fritos.


Ingredientes:
50ml de água
50ml de sumo de laranja
300gr de farinha
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
40gr de manteiga
1 "cheirinho" de aguardente
Óleo q.b.para fritar
Açúcar e canela q.b. para polvilhar

Preparação:
Verta a farinha para uma tigela abrindo um orifício no meio. Junte os restantes ingredientes e amasse até que a massa descole da tigela.

Estique a massa com a ajuda do rolo e forme as azevias, recheando-as com o doce de batata-doce (auxilie-se de um copo de boa larga para cortar a massa).
Forme também os coscorrões.

Leve-os a fritar em óleo quente. Escorra. Polvilhe com açúcar e canela em pó.

Doce de Batata-Doce

Boa tarde. Sei que esta e a próxima receita já vêm tarde mas é para finalizar as receitas de Natal. Assim podem utilizá-las no próximo Natal.

Ingredientes:
250gr de puré de batata-doce
150gr de açúcar
50gr de amêndoa ralada
2 gemas
1 pau de canela
casca de limão

Preparação:
Misture o puré com a amêndoa e o açúcar. Leve ao lume e junte o pau de canela, a casca de limão, assim como as duas gemas. Envolva bem e deixe que engrosse um pouco mexendo. Deixe arrefecer e está pronto a ser utilizado.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Arroz de Espinafres

Boa tarde. Hoje trago-vos um arroz de espinafres que todos adoram e que é bem fácil de fazer.

Ingredientes:
1 medida de arroz carolino
2 medidas de água quente
Azeite q.b.
1 cubo knorr para arroz
espinafres em folhas congeladas q.b. (cubos)

Preparação:
Leve um tacho a aquecer com o azeite. Junte o arroz e deixe fritar um pouco mexendo. Junte o cubo knorr e a água. Deixe cozer por 3 min logo após levantar fervura. Junte os espinafres.
Normalmente para a quantidade apresentada eu junto 4 cubos de espinafres.
Quando a água tiver praticamente evaporado desligue o fogão, deixe repousar por uns 15min e sirva.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bruchetas de Alho

Boa tarde. Hoje trago-vos umas Bruchetas de Alho rapidíssimas de fazer.

Ingredientes:
3 Fatias de pão caseiro
Manteiga de alho q.b.
1 Tomate
3 fatias de queijo
óregãos q.b.

Preparação:
Barre as fatias de pão com a manteiga de alho e disponha em um pirex de ir ao frono. Por cima disponha rodelas de tomate, seguidas das fatias de queijo e polvilhe com os óregãos.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até o queijo derreter e dourar.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bolinhos de Passas

Boa tarde. Tenho andando numa onda de bolinhos e desta vez trago-vos uma receita com passas para aproveitar as passas que sobraram da passagem do ano.
Com esta receita dá para confeccionar 15 a 20 bolinhos. Se pretender mais é só aumentar as quantidades de cada ingrediente, respeitando a proporção.

Ingredientes:
9 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de fermento
1 Gema
Passas q.b.

Preparação:
Junte e amasse todos os ingredientes. Forme uma bola e deixe descansar por 30 min.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o com manteiga e polvilhe com farinha. Forme bolinhos e leve ao forno por 15 min. Depois de frios, conserve-os em caixa fechada.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Massinha de Peixe

Bom dia a todos e bom ano 2012 cheio de amor, trabalho, dinheiro e principalmente sáude, pois sem ela não conseguimos tudo o resto ;) .

Hoje trago-vos uma receita de massinha de peixe que já deve ser conhecida por todos vós. Aproveitando a cabeça de um robalo que tinha congelado, confecionei esta massinha deliciosa.

Ingredientes:
1 cabeça grande de peixe
1/2 pacote de massa cotovelinhos
6 camarões médios
1 tomate
1 cebola
2 dentes de alho
100ml de azeite
1 folha de louro
3 colheres de sopa de polpa de tomate
6 cubinhos de pimento vermelho (só para dar gosto)
Hortelã q.b.
1 cubo knorr de peixe
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza a cabeça do peixe em água com sal. Reserve.
Em um tacho, pique a cebola, o alho, junte o tomate pelado e partido em pedaços, a polpa de tomate, o louro, o azeite e o cubo knorr. Assim que levantar fervura junte a água onde cozeu o peixe (junte água suficiente para cozer a massa e para que no final fique com caldo). Após levantar novamente fervura, junte a massa e a hortelã. Passados uns 10min, junte o camarão.
Quando a massa estiver cozida, junte o peixe desfiado, rectifique os temperos e sirva.