sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Azevias e Coscorrões

E como falei anteriormente trago esta última receita que é a última sobre o meu Natal.

Confesso que aproveitei a massa das azevias e confecionei também alguns coscorrões.Todos gostaram e até comentaram que faziam lembrar os fritos que comiam em mais novos.

Curiosidade: Na minha terrinha sempre conheci estas 2 delicias como pastéis e fritos.


Ingredientes:
50ml de água
50ml de sumo de laranja
300gr de farinha
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
40gr de manteiga
1 "cheirinho" de aguardente
Óleo q.b.para fritar
Açúcar e canela q.b. para polvilhar

Preparação:
Verta a farinha para uma tigela abrindo um orifício no meio. Junte os restantes ingredientes e amasse até que a massa descole da tigela.

Estique a massa com a ajuda do rolo e forme as azevias, recheando-as com o doce de batata-doce (auxilie-se de um copo de boa larga para cortar a massa).
Forme também os coscorrões.

Leve-os a fritar em óleo quente. Escorra. Polvilhe com açúcar e canela em pó.

Doce de Batata-Doce

Boa tarde. Sei que esta e a próxima receita já vêm tarde mas é para finalizar as receitas de Natal. Assim podem utilizá-las no próximo Natal.

Ingredientes:
250gr de puré de batata-doce
150gr de açúcar
50gr de amêndoa ralada
2 gemas
1 pau de canela
casca de limão

Preparação:
Misture o puré com a amêndoa e o açúcar. Leve ao lume e junte o pau de canela, a casca de limão, assim como as duas gemas. Envolva bem e deixe que engrosse um pouco mexendo. Deixe arrefecer e está pronto a ser utilizado.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Arroz de Espinafres

Boa tarde. Hoje trago-vos um arroz de espinafres que todos adoram e que é bem fácil de fazer.

Ingredientes:
1 medida de arroz carolino
2 medidas de água quente
Azeite q.b.
1 cubo knorr para arroz
espinafres em folhas congeladas q.b. (cubos)

Preparação:
Leve um tacho a aquecer com o azeite. Junte o arroz e deixe fritar um pouco mexendo. Junte o cubo knorr e a água. Deixe cozer por 3 min logo após levantar fervura. Junte os espinafres.
Normalmente para a quantidade apresentada eu junto 4 cubos de espinafres.
Quando a água tiver praticamente evaporado desligue o fogão, deixe repousar por uns 15min e sirva.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bruchetas de Alho

Boa tarde. Hoje trago-vos umas Bruchetas de Alho rapidíssimas de fazer.

Ingredientes:
3 Fatias de pão caseiro
Manteiga de alho q.b.
1 Tomate
3 fatias de queijo
óregãos q.b.

Preparação:
Barre as fatias de pão com a manteiga de alho e disponha em um pirex de ir ao frono. Por cima disponha rodelas de tomate, seguidas das fatias de queijo e polvilhe com os óregãos.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até o queijo derreter e dourar.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bolinhos de Passas

Boa tarde. Tenho andando numa onda de bolinhos e desta vez trago-vos uma receita com passas para aproveitar as passas que sobraram da passagem do ano.
Com esta receita dá para confeccionar 15 a 20 bolinhos. Se pretender mais é só aumentar as quantidades de cada ingrediente, respeitando a proporção.

Ingredientes:
9 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sobremesa de fermento
1 Gema
Passas q.b.

Preparação:
Junte e amasse todos os ingredientes. Forme uma bola e deixe descansar por 30 min.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte-o com manteiga e polvilhe com farinha. Forme bolinhos e leve ao forno por 15 min. Depois de frios, conserve-os em caixa fechada.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Massinha de Peixe

Bom dia a todos e bom ano 2012 cheio de amor, trabalho, dinheiro e principalmente sáude, pois sem ela não conseguimos tudo o resto ;) .

Hoje trago-vos uma receita de massinha de peixe que já deve ser conhecida por todos vós. Aproveitando a cabeça de um robalo que tinha congelado, confecionei esta massinha deliciosa.

Ingredientes:
1 cabeça grande de peixe
1/2 pacote de massa cotovelinhos
6 camarões médios
1 tomate
1 cebola
2 dentes de alho
100ml de azeite
1 folha de louro
3 colheres de sopa de polpa de tomate
6 cubinhos de pimento vermelho (só para dar gosto)
Hortelã q.b.
1 cubo knorr de peixe
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Coza a cabeça do peixe em água com sal. Reserve.
Em um tacho, pique a cebola, o alho, junte o tomate pelado e partido em pedaços, a polpa de tomate, o louro, o azeite e o cubo knorr. Assim que levantar fervura junte a água onde cozeu o peixe (junte água suficiente para cozer a massa e para que no final fique com caldo). Após levantar novamente fervura, junte a massa e a hortelã. Passados uns 10min, junte o camarão.
Quando a massa estiver cozida, junte o peixe desfiado, rectifique os temperos e sirva.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Bolo de Mel da Avó

Bom dia. E que lindo dia está hoje... o último dia do ano de 2011.
E para terminar o ano venho deixar-vos um bolinho que confeccionei no Natal. É um bolo que fica bonito, fofo e grande... experimentem !

Ingredientes:
400gr de mel
75gr de manteiga
150gr de açúcar
5 gemas
370 gr de farinha
1 colher de chá de fermento e outra de canela
120gr de miolo de noz
7 claras
Açúcar em pó q.b.

Preparação:
Leve a ferver o mel com a manteiga. Depois de bem envolvidos, retire do calore adicione mexendo sempre, o açúcar e as gemas. Junte a farinha, o fermento e a canela. Misture também as nozes grosseiramente picadas.
Bata as claras em castelo e envolva-as também na massa. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma e verta o preparado do bolo para a forma.
Leve ao forno pré.-aquecido a 180ºC durante +/- 55min.
Desenforme frio e decores com açúcar q.b.

Quanto ás estrelas eu efectuei um molde em papel e depois preenchi com o açúcar sobre o  bolo.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pernas de Frango no Forno

Boa noite. Aproveito esta passagem rápida de hoje para vos trazer esta receita simples e deliciosa.

Ingredientes:
4 Pernas de Frango
3 Batatas Grandes
3 dentes de alho picados
Sumo de 1 limão
1 colher de sobremesa de pimentão doce
Sal e pimenta q.b.
100ml de caldo de galinha
Salsa picada q.b.

Preparação:
Faça um corte em cada perna no sentido horizontal e junte os alhos. Misture o limão com o pimentão doce e pincele as pernas com este preparado. Tempere com sal e pimenta e deixe marinar por algumas horas.
Corte as batatas em cubos grandes e leve a cozer em água fervente com sal durante 10 min.
Prepare o caldo de galinha e reserve. Disponha as pernas em uma travessa de ir ao forno com a respectiva marinada. Disponha por cima as batatas e regue com o caldo de galinha. Polvilhe com salsa e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 50min.
Bom apetite!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sonhos de Natal

Bom dia. Infelizmente só confeccionei as receitas de Natal na véspera, pelo que não consegui publicar as receitas antes do Natal. Peço desculpa. Assim nestes próximos dias vou publicando algumas das iguarias que confeccionei no meu Natal. Assim podem utilizá-las no próximo ano ou quando quiserem ;).

Ingredientes:
500gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
0,5l de leite
100 gr de manteiga
8 ovos
casca de 1/2 limão
3 colheres de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de açúcar e uma colher de sobremesa de canela em pó para a calda
Açúcar em pó q.b.

Preparação:
Leve ao lume um tacho com o açúcar, a manteiga e o limão. Assim que levantar fervura, retire a casca de limão, junte a farinha e mexa bem.
Depois de a farinha estar cozida retire do lume e deixe esfriar um pouco. Junte 4 ovos um a um, mexendo. Junte os restantes quando a massa estiver fria. Bata muito bem durante uns 10 minutos. Finalmente junte o fermento e bata bem.
Deixe a massa descansar por +/- 1hora.
Aqueça óleo em uma frigideira funda e deite colheradas da massa e frite até dourarem. Polvilhe com açúcar em pó.
Entretanto prepare uma calda de açúcar e canela. Deixe que fique fria e passe os sonhos pela calda.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Leite-Creme Magro

Bom dia. Espero que o Natal tenha sido bem passado na companhia da familia. E para aliviar os excessos cometidos venho deixar-vos uma receita light para esta semana.

Ingredientes:
6 dl de leite magro
100gr de adoçante em pó
15g de farinha maisena
4 gemas
raspas de laranja q.b.

Preparação:
Leve o leite ao lume até ferver. À parte, misture o adoçante com a farinha maisena, assim como as gemas. Mexa até obter um creme esbranquiçado.
Verta, o leite em frio sobre o preparado anterior e leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Distribua por taças individuais, decorando com as raspas de laranja. Sirva frio.