sábado, 31 de dezembro de 2011

Bolo de Mel da Avó

Bom dia. E que lindo dia está hoje... o último dia do ano de 2011.
E para terminar o ano venho deixar-vos um bolinho que confeccionei no Natal. É um bolo que fica bonito, fofo e grande... experimentem !

Ingredientes:
400gr de mel
75gr de manteiga
150gr de açúcar
5 gemas
370 gr de farinha
1 colher de chá de fermento e outra de canela
120gr de miolo de noz
7 claras
Açúcar em pó q.b.

Preparação:
Leve a ferver o mel com a manteiga. Depois de bem envolvidos, retire do calore adicione mexendo sempre, o açúcar e as gemas. Junte a farinha, o fermento e a canela. Misture também as nozes grosseiramente picadas.
Bata as claras em castelo e envolva-as também na massa. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma e verta o preparado do bolo para a forma.
Leve ao forno pré.-aquecido a 180ºC durante +/- 55min.
Desenforme frio e decores com açúcar q.b.

Quanto ás estrelas eu efectuei um molde em papel e depois preenchi com o açúcar sobre o  bolo.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pernas de Frango no Forno

Boa noite. Aproveito esta passagem rápida de hoje para vos trazer esta receita simples e deliciosa.

Ingredientes:
4 Pernas de Frango
3 Batatas Grandes
3 dentes de alho picados
Sumo de 1 limão
1 colher de sobremesa de pimentão doce
Sal e pimenta q.b.
100ml de caldo de galinha
Salsa picada q.b.

Preparação:
Faça um corte em cada perna no sentido horizontal e junte os alhos. Misture o limão com o pimentão doce e pincele as pernas com este preparado. Tempere com sal e pimenta e deixe marinar por algumas horas.
Corte as batatas em cubos grandes e leve a cozer em água fervente com sal durante 10 min.
Prepare o caldo de galinha e reserve. Disponha as pernas em uma travessa de ir ao forno com a respectiva marinada. Disponha por cima as batatas e regue com o caldo de galinha. Polvilhe com salsa e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 50min.
Bom apetite!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sonhos de Natal

Bom dia. Infelizmente só confeccionei as receitas de Natal na véspera, pelo que não consegui publicar as receitas antes do Natal. Peço desculpa. Assim nestes próximos dias vou publicando algumas das iguarias que confeccionei no meu Natal. Assim podem utilizá-las no próximo ano ou quando quiserem ;).

Ingredientes:
500gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
0,5l de leite
100 gr de manteiga
8 ovos
casca de 1/2 limão
3 colheres de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de açúcar e uma colher de sobremesa de canela em pó para a calda
Açúcar em pó q.b.

Preparação:
Leve ao lume um tacho com o açúcar, a manteiga e o limão. Assim que levantar fervura, retire a casca de limão, junte a farinha e mexa bem.
Depois de a farinha estar cozida retire do lume e deixe esfriar um pouco. Junte 4 ovos um a um, mexendo. Junte os restantes quando a massa estiver fria. Bata muito bem durante uns 10 minutos. Finalmente junte o fermento e bata bem.
Deixe a massa descansar por +/- 1hora.
Aqueça óleo em uma frigideira funda e deite colheradas da massa e frite até dourarem. Polvilhe com açúcar em pó.
Entretanto prepare uma calda de açúcar e canela. Deixe que fique fria e passe os sonhos pela calda.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Leite-Creme Magro

Bom dia. Espero que o Natal tenha sido bem passado na companhia da familia. E para aliviar os excessos cometidos venho deixar-vos uma receita light para esta semana.

Ingredientes:
6 dl de leite magro
100gr de adoçante em pó
15g de farinha maisena
4 gemas
raspas de laranja q.b.

Preparação:
Leve o leite ao lume até ferver. À parte, misture o adoçante com a farinha maisena, assim como as gemas. Mexa até obter um creme esbranquiçado.
Verta, o leite em frio sobre o preparado anterior e leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Distribua por taças individuais, decorando com as raspas de laranja. Sirva frio.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lombo de Porco com Ananás

Boa tarde a todos(as). Hoje lá consegui uns minutinhos para vir deixar mais uma receita.


Ingredientes:
600gr de lombo de porco
Um pouco de farinha para polvilhar
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
2/3 dentes de alho inteiros
1colher de chá de caril
1 pitada de açafrão
1 pitada de coentros moidos
1 pitada de gengibre branco moido
Sal e pimenta q.b.
5 rodelas de ananás
1 colher de chá de açúcar
150ml de caldo de galinha
Um pouco de vinho branco
4 colheres de sopa de natas de soja

Preparação:
Cortar o ananás em pedaços pequenos. Reservar.
Limpar o lombo de porco, cortar em pedaços e polvilhar com farinha. Fritar brevemente a carne em azeite e juntar a cebola picada, o sal, a pimenta, o caril, o açafrão e os coentros. Regar com o caldo de galinha e deixar estufar por 5 minutos. Juntar o ananás, o açúcar, o gengibre e o alho. Tapar e estufar durante 15min em lume brando. Deitar as natas, mexer bem e rectificar os temperos.

Sirva com arroz branco.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bolo de chá com canela

Bom dia. Hoje trago-vos um bolinho delicioso!!! E porque não uma sugestão já para este Natal? Espero que gostem...
Entretanto aproveito para deixar aqui os votos de um Feliz Natal e um Bom Ano Novo a todos os meus seguidores e visitantes do meu blog. Como vou entrar de férias, as minhas visitas ao blog para partilha de receitas serão mais reduzidas!!!
Então vamos ao que interessa.




Ingredientes:
4 ovos
150gr de manteiga amolecida
210gr de açúcar
210gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de farinha maisena
uma pitada de canela em pó
uma pitada de sal fino
6 colheres de chá, de chá frio


Preparação:
Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha e ligue o forno a 170ºC.
Bata a manteiga com o açúcar. Junte as gemas uma a uma, batendo. À parte bata as claras em castelo com uma pitada de sal.  Reserve.
Junte ao creme de manteiga, o chá, a farinha, a maisena, o fermento e a canela. Por último incorpore as claras em castelo, envolvendo-as delicadamente.
Leve ao forno por +/- 50min. Desenforme frio.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sopa de Feijão Manteiga com Couve

E parece que estas noites têm estado mais fresquinhas!! E porque não uma sopinha de feijão quentinha para nos aquecer? Sinceramente, adoro sopa de feijão..hhuummm...


Ingredientes:
250gr de feijão manteiga cozido
2 cebolas
1 cenoura
1 courgette
2 dentes de alho
1 fatia de abóbora (+/- 0.5kg)
1 couve lombarda
Massa cotevelinhos q.b.
1 cubo knorr para sopas
3 colheres de sopa de azeite

Preparação:
Corte a couve em juliana, lave bem e reserve. Numa panela coloque todos os legumes (cebolas, cenoura, corgette, alhos e a abóbora) em cubos pequenos, junte a água até ao nível dos legumes, o cubo knorr e leve a cozer por +/-15 min. Junte o feijão escorrido e reserve alguns. Deixe cozer por + 15min. Reduze a puré e se necessário acrescente mais água. Leve novamente ao lume e quando levantar fervura junte o azeite, a couve e a massa (2 mãos será suficiente). Mexa bem e deixe cozer até que a massa esteja cozida. Junte os feijões que reservou, mexa bem e sirva.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Feijoada de Camarão

Boa tarde. Há algum tempo que me apetecia uma feijoada mas não a feijoada tradicional, apetecia-me algo diferente. "Agarrando" o que tinha na despensa, saiu-me esta feijoada de camarão que ficou simplesmente deliciosa!!


Ingredientes:
4 dentes de alho
1 cebola
100gr de chouriço
1/2 pimento vermelho
2 tomates maduros
1 cenoura
3 colheres de sopa de azeite
Coentros q.b.
1 malagueta
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
400gr de camarão
2 cebolinhas
250gr de feijão branco cozido
sal e pimenta q.b.


Preparação:
Faça um refogado com os 2 dentes de alho, a cebola, o chouriço, o pimento, o tomate e a cenoura, tudo picado, o azeite, os coentros, a malagueta e o louro. Regue com o vinho e deixe cozinhar.
Coza o camarão à parte, escorra e descasque, deixando alguns com a cabeça. Junte as cascas à água onde cozeu o camarão, junte também as cebolinhas e os restantes alhos inteiros. deixe ferver. Coe a água.
Junte o camarão ao refogado e junte a água da cozedura do camarão. Rectifique os temperos e deixe cozinhar mais um pouco.
Junte o feijão escorrido ao preparado, e reserve uma pequena porção deste, triturando-os e junta-os à feijoada.
Deixe apurar bem e sirva de imediato acompanhada com arroz branco.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mousse de limão

Sei que nesta altura já não apetece muito sobremesas frescas mas esta sabe sempre bem, pois adoça-nos a alma e acima de tudo é muito leve, não nos deixando enfartadas(os).

Ingredientes:
4 claras
200gr de açúcar
1 limão
1 lima
200gr de queijo ricotta
raspa limão q.b.

Preparação:
Leve ao lume as claras com o açúcar em banho-maria. Mexa de vez em quando até que o açúcar se dissolva.
Retire do lume e adicione as raspas e os sumos do limão e lima. Bata energicamente com a batedeira eléctrica até conseguir um merengue firme e brilhante.
Junte-lhe o queijo previamente batido e reparta por taças. Polvilhe com raspa de limão e leve ao frigorífico até ao momento de servir.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Arroz de Polvo

Hoje para variar um pouquinho trago-vos arroz de polvo...um arroz bem tipico do nosso Portugal e que deve já ser bem conhecido por todos vós. Assim temos:



Ingredientes:
1 Polvo fresco (+/- 1 Kg)
Arroz carolino
2 cebolas
2 dentes de alho
Azeite para refogar
1 folha de louro
1/2 pimento vermelho
1/2 pacote de polpa tomate
pimenta q.b.
sal q.b.
Coentros q.b.

Preparação:
Coza o polvo em pouca água com uma cebola e sem sal. Se preferir pode cozê-lo na panela de pressão. Eu não o fiz e digo-vos que o polvo cozeu muito bem. Escorra e reserve o caldo. Parta o polvo em pequenos pedaços. Num tacho aqueça o azeite e aloure a outra cebola e os dentes de alho picados. Junte a folha de louro e pimenta a gosto. Junte também o pimento e a popa de tomate . Envolva bem e junte o arroz. Adicione a água que reservou (triplo volume do arroz). Deixe ferver. Rectifique os temperos. Tape e deixe cozer cerca de 20 minutos. Junte o polvo. Sirva caldoso, polvilhado com coentros e acompanhado de uma boa saladinha.
Bom apetite!