Bom dia. E mais um começo de semana, hoje bem mais curto pois temos o feriado pelo meio ;) . Há que aproveitar este ano, pois para o ano já não será assim!!!
Mudando de assunto, hoje trago-vos uma massinha com bacalhau...
Ingredientes:
1 embalagem de bacalhau desfiado
1/2 pacote de massa macarrão
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
Pimento vermelho aos cubos q.b.
Azeite q.b.
1 lata de tomate em pedaços
1 cubo de knorr culinária
Coentros fescos q.b.
Preparação:
Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o pimento, o louro, o tomate, o knorr e a água(suficiente para cozer a massa). Após levantar fervura, junte a massa e o bacalhau. Deixe cozer por +/- 20min. Pique os coentros e junte-os ao preparado de bacalhau. Deixe apurar tapado por 5 min e sirva. Bom apetite!
Nota: se preferir pode usar o bacalhau em postas. Aproveite a água da cozedura do bacalhau para cozer a massa.
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
sábado, 26 de novembro de 2011
Maionese Caseira
Boa noite. Andava eu a rebuscar receitas antigas...quando me deparei com esta receita de maionese, talvez do tempo da minha mãe ou tias, e não hesitei em experimentar fazer a receita. Ficou muito boa e cremosa.
Ingredientes:
2 gemas de ovo
1 colher de chá de mostarda dijon
1 chávena de chá de azeite
1 colher e meia de sopa de sumo de limão
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
"Na Liquidificadora"
Bata as gemas, os temperos e o limão. Junte o azeite em fio sem parar de bater. E está pronta. Conserve-a no frigorífico em frasco de vidro com tampa.
Sugestão: Pode variar o tempero, usando ervas aromáticas picadas, como o tomilho, a salsa e o cebolinho. O alho esmagado junto a uma porção de maionese também lhe confere um sabor especial.
Ingredientes:
2 gemas de ovo
1 colher de chá de mostarda dijon
1 chávena de chá de azeite
1 colher e meia de sopa de sumo de limão
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
"Na Liquidificadora"
Bata as gemas, os temperos e o limão. Junte o azeite em fio sem parar de bater. E está pronta. Conserve-a no frigorífico em frasco de vidro com tampa.
Sugestão: Pode variar o tempero, usando ervas aromáticas picadas, como o tomilho, a salsa e o cebolinho. O alho esmagado junto a uma porção de maionese também lhe confere um sabor especial.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Arroz Doce (Amarelo)
Olá a todos(as). Seguindo a onda do amarelo de ontem, no outro dia almocei em um restaurante da minha zona ao qual não resisti ao arroz doce, aliás adoro arroz doce. Mas este arroz doce era um pouco diferente do que estava habituada: muito amarelo e cremoso!!! Tive de saciar a minha curiosidade e perguntei o que continha. Até pensei que fosse feito com pudim mas apenas me disseram que tinha somente arroz, açúcar e muitas gemas de ovo!!! Assim tive de experimentar fazer algo do género. Fiz pouca quantidade com medo que corre-se mal, mas muito pelo contrário, o resultado não poderia ser melhor :) .
Ingredientes:
250 ml de água
1 pitada de sal
1 casca de limão
1 saqueta de chá lúcia-lima
80gr de arroz carolino
5 colheres de sopa de açúcar
6 gemas
1 noz de manteiga
canela em pó
Preparação:
Leve ao lume uma panela com a água, o limão e a saqueta de chá. Apoós levantar fervura deixe por uns 3 min. Retire o limão e o chá, adicione o arroz e deixe cozer até que a água se evapore.
Entretanto à parte, bate as gemas com o açúcar. Para que as gemas não cozam logo quando adicionadas ao arroz, retire 2 colheres de sopa de arroz e junte ao preparado as gemas com o açúcar e mexa muito bem. Verta o preparado das gemas para a panela com o arroz , mexendo sempre paras as gemas não talharem. Leve novamente o preparado ao lume muito baixo, mexendo sempre até engrossar.
Depois de frio polvilhe com canela.
Ingredientes:
250 ml de água
1 pitada de sal
1 casca de limão
1 saqueta de chá lúcia-lima
80gr de arroz carolino
5 colheres de sopa de açúcar
6 gemas
1 noz de manteiga
canela em pó
Preparação:
Leve ao lume uma panela com a água, o limão e a saqueta de chá. Apoós levantar fervura deixe por uns 3 min. Retire o limão e o chá, adicione o arroz e deixe cozer até que a água se evapore.
Entretanto à parte, bate as gemas com o açúcar. Para que as gemas não cozam logo quando adicionadas ao arroz, retire 2 colheres de sopa de arroz e junte ao preparado as gemas com o açúcar e mexa muito bem. Verta o preparado das gemas para a panela com o arroz , mexendo sempre paras as gemas não talharem. Leve novamente o preparado ao lume muito baixo, mexendo sempre até engrossar.
Depois de frio polvilhe com canela.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Arroz Amarelo ao forno
Bom dia...bom dia....Mas que belo dia está hoje: cheio de sol :) . E para o dia de hoje trago-vos uma arroz amarelo, ou seja, um arroz de açafrão que vem mesmo a condizer com o solinho que está hoje ;) . Uma delicia!!!
Ingredientes:
1/2 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
300gr de carne de peru
6 salsichas enlatadas
Linguiça ás rodelas
1 colher de sobremesa de gengibre branco moido
1 colher de sopa de salsa picada
1 folha de louro
2 mãos cheia de ervilhas congeladas
50ml de vinho branco
1 medida e meia de arroz carolino
2medidas de água
2 colheres de sopa de açafrão
1 colher de café de caril de mandras
Pimenta q.b.
Preparação:
Pique a cebola e o alho e refogue em azeite. Junte a carne de peru aos cubos e cozinhar por 10 min, mexendo de vez em quando. Junte o sal, o gengibre, a salsa, as ervilhas e o vinho. Deixe cozer por mais 10 min. Junte o arroz e a água. A meio da cozedura junte o açafrão, o caril, a pimenta e rectifique o sal, se necessário. Quanto a água tiver praticamente evaporado, junte as salsichas às rodelas. Envolva e deixe secar mais um pouco, mas não totalmente. Verta para uma travessa de ir ao forno e por cima decore com linguiça às rodelas. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por +/- 25min.
Se quiser, acompanhe com uma salada.
Ingredientes:
1/2 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
300gr de carne de peru
6 salsichas enlatadas
Linguiça ás rodelas
1 colher de sobremesa de gengibre branco moido
1 colher de sopa de salsa picada
1 folha de louro
2 mãos cheia de ervilhas congeladas
50ml de vinho branco
1 medida e meia de arroz carolino
2medidas de água
2 colheres de sopa de açafrão
1 colher de café de caril de mandras
Pimenta q.b.
Preparação:
Pique a cebola e o alho e refogue em azeite. Junte a carne de peru aos cubos e cozinhar por 10 min, mexendo de vez em quando. Junte o sal, o gengibre, a salsa, as ervilhas e o vinho. Deixe cozer por mais 10 min. Junte o arroz e a água. A meio da cozedura junte o açafrão, o caril, a pimenta e rectifique o sal, se necessário. Quanto a água tiver praticamente evaporado, junte as salsichas às rodelas. Envolva e deixe secar mais um pouco, mas não totalmente. Verta para uma travessa de ir ao forno e por cima decore com linguiça às rodelas. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por +/- 25min.
Se quiser, acompanhe com uma salada.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Bolo de Mel e Chá Verde
Olá a todos(as). Hoje trago-vos mais uma receita de um bolinho. Ficou óptimo e... fofinho. Então temos:
Ingredientes:
4 ovos
1/2 medida de açúcar
3 colheres de sopa de mel bem cheias(2 para o bolo e 1 para o final)
1 medida de chá verde quente
2 medidas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o mel e bata novamente. Junte o chá batendo sempre, assim como a farinha e o fermento. Envolva delicadamente as claras neste preparado. Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, verta o preparado anterior e por cima do bolo, na forma, verta por cima uma colher de sopa de mel espalhando-o por toda a superfície do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 35 min.
Nota: Podem usar o chá que preferirem.
Ingredientes:
4 ovos
1/2 medida de açúcar
3 colheres de sopa de mel bem cheias(2 para o bolo e 1 para o final)
1 medida de chá verde quente
2 medidas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o mel e bata novamente. Junte o chá batendo sempre, assim como a farinha e o fermento. Envolva delicadamente as claras neste preparado. Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, verta o preparado anterior e por cima do bolo, na forma, verta por cima uma colher de sopa de mel espalhando-o por toda a superfície do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 35 min.
Nota: Podem usar o chá que preferirem.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Sargo no forno
Bom dia. O marido tem-se aborrecido ir à pesca, pois da última vez que foi a pescaria não correu muito bem. Mas felizmente temos um amigo que teve sorte e no fim-de-semana pescou uma dúzia de sargos com mais de 1 Kg cada um. Ligou-nos e lá fomos nós buscar duas destas maravilhas. Um congelei e logo verei o que confeccionar com ele. O outro, aproveitei que estava fresquinho e assei-o no forno.
Ingredientes:
1 Sargo
250gr de batatas para assar com casca em metades/cubos
1 cenoura em rodelas
1 tomate em rodelas
1 cebola em meias luas
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de salsa picada
3 folhas de louro
50ml de azeite
100ml de vinho branco
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 knorr de peixe diluido em um pouco de água
Sal q.b.
Preparação:
Disponha meia cebola em meias luas no fundo do tabuleiro. Coloque o peixe sobre as mesmas. Faça 2 cortes no peixe e em cada corte coloque 1 folha de louro. Junte as batatas e as cenouras. Por cima do peixe, batatas e cenouras colocar: a restante cebola, os alhos, o tomate, a folha de louro em pedaços pequenos e a salsa. Regar com o azeite e juntar um pouco de sal. À parte aqueça um pouco de água e dissolva o knorr. Junte a polpa de tomate e o vinho e envolva bem. Regue o peixe e as batatas com este molho. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante +/- 45min. Ou até ver que as batatinhas estão assadas.
Sirva com os acompanhamentos e com uma saladinha de alface endivias.
Ingredientes:
1 Sargo
250gr de batatas para assar com casca em metades/cubos
1 cenoura em rodelas
1 tomate em rodelas
1 cebola em meias luas
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de salsa picada
3 folhas de louro
50ml de azeite
100ml de vinho branco
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 knorr de peixe diluido em um pouco de água
Sal q.b.
Preparação:
Disponha meia cebola em meias luas no fundo do tabuleiro. Coloque o peixe sobre as mesmas. Faça 2 cortes no peixe e em cada corte coloque 1 folha de louro. Junte as batatas e as cenouras. Por cima do peixe, batatas e cenouras colocar: a restante cebola, os alhos, o tomate, a folha de louro em pedaços pequenos e a salsa. Regar com o azeite e juntar um pouco de sal. À parte aqueça um pouco de água e dissolva o knorr. Junte a polpa de tomate e o vinho e envolva bem. Regue o peixe e as batatas com este molho. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante +/- 45min. Ou até ver que as batatinhas estão assadas.
Sirva com os acompanhamentos e com uma saladinha de alface endivias.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Pescada Oriental Agridoce
Bom dia. Espero que o fim-de-semana tenha sido bem passado, infelizmente com chuva!!!! Hoje trago-vos uma receita simplesmente deliciosa....hhhuuummmmm.....
Ingredientes:
4 lombos de pescada
1 dente de alho laminado
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão
1 colher de sopa de manteiga
1 manga madura
2 colheres de sopa de tomate enlatado em pedaços
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Noz moscada e caril q.b.
Preparação:
Tempere a pescada com sal, pimenta, o sumo de 1/2 limão e o alho. Deixe marinar por 30min. Derreta a manteiga e aloure o peixe de ambos os lados. Junte a manga, sem casa e partida aos cubos, o tomate e a polpa. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Tempere com o caril e a noz moscada e deixe apurar mais um pouco.
Sirva com arroz Thai Jasmim.
Ingredientes:
4 lombos de pescada
1 dente de alho laminado
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão
1 colher de sopa de manteiga
1 manga madura
2 colheres de sopa de tomate enlatado em pedaços
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Noz moscada e caril q.b.
Preparação:
Tempere a pescada com sal, pimenta, o sumo de 1/2 limão e o alho. Deixe marinar por 30min. Derreta a manteiga e aloure o peixe de ambos os lados. Junte a manga, sem casa e partida aos cubos, o tomate e a polpa. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Tempere com o caril e a noz moscada e deixe apurar mais um pouco.
Sirva com arroz Thai Jasmim.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Bolo de Ananás com cobertura de chocolate branco
Bons dias :) ... Tenho duas formas diferentes de fazer bolo de ananás. Hoje venho deixar-vos uma dessas receitas. Entretanto apresento-vos já o resultado final do bolo com a cobertura, mas tenho de vos pedir desculpa, pois quando me lembrei de tirar a foto ao bolo, já ele se encontrava no estado apresentado...a menos de metade!!!!! É bom sinal, é sinal que ficou uma delicia.
Experimentem...
Ingredientes:
1 lata grande de ananás
0,5 dl de calda do ananás
80gr de manteiga à temperatura ambiente
250gr de farinha
180gr de açúcar
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
Preparação:
Abra a lata do ananás e reserve 4 rodelas. Reduza o restante ananás a puré com a calda. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar. Junte as gemas e o puré de ananás, batendo sempre. Adicione a farinha com o fermento, batendo sem parar. Finalmente, envolva as claras suavemente na mistura.
Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal, unte novamente e polvilhe com farinha.
Disponha as rodelas que reservou no inicio no fundo da forma, verta o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC aproximadamente 40min. Espete um palito para verificar, retire, desenforme e deixe arrefecer.
Prepare a Cobertura de Chocolate Branco. Deixe arrefecer um pouco e verta para cima do bolo, cobrindo-o. Após arrefecer e a cobertura ter solidificado, decore com raspas de chocolate negro.
Experimentem...
Ingredientes:
1 lata grande de ananás
0,5 dl de calda do ananás
80gr de manteiga à temperatura ambiente
250gr de farinha
180gr de açúcar
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
Preparação:
Abra a lata do ananás e reserve 4 rodelas. Reduza o restante ananás a puré com a calda. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar. Junte as gemas e o puré de ananás, batendo sempre. Adicione a farinha com o fermento, batendo sem parar. Finalmente, envolva as claras suavemente na mistura.
Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal, unte novamente e polvilhe com farinha.
Disponha as rodelas que reservou no inicio no fundo da forma, verta o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC aproximadamente 40min. Espete um palito para verificar, retire, desenforme e deixe arrefecer.
Prepare a Cobertura de Chocolate Branco. Deixe arrefecer um pouco e verta para cima do bolo, cobrindo-o. Após arrefecer e a cobertura ter solidificado, decore com raspas de chocolate negro.
Cobertura de Chocolate Branco
Olá blogers presentes na minha cozinha. Nestes últimos dias tenho tido muito pouco tempo para vos deixar as minhas experiências!! Mas hoje como é véspera de fim-de-semana, venho deixar-vos uma cobertura para bolos 5 estrelas....isto é, pra quem gosta de chocolate!!!
Ingredientes:
500ml de leite
2 colheres de sopa de maizena
2 gemas
Uma barra de chocolate branco (+/ 250gr)
Preparação:
Dissolva a maizena em um pouco de leite frio. Em uma panela média verta o restante leite, a maizena e as gemas. Faça um creme grosso.
Retire do fogo e acrescente o chocolate branco partido em pedaços e mexa bem até que derreta completamente o chocolate.
De seguida apresento-vos um Bolo de Ananás com esta cobertura.
Ingredientes:
500ml de leite
2 colheres de sopa de maizena
2 gemas
Uma barra de chocolate branco (+/ 250gr)
Preparação:
Dissolva a maizena em um pouco de leite frio. Em uma panela média verta o restante leite, a maizena e as gemas. Faça um creme grosso.
Retire do fogo e acrescente o chocolate branco partido em pedaços e mexa bem até que derreta completamente o chocolate.
De seguida apresento-vos um Bolo de Ananás com esta cobertura.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Omelete de delicias do mar
Boa tarde. Hoje venho aqui rapidinho e também para deixar uma receita simples e rapidinha de omelete.
Ingredientes:
5 ovos
1/2 cebola pequena picada
salsa picada
6 delicias do mar cortas em rodelas finas (se quiser pode acrescentar mais quantidade)
fiambre em tirinhas q.b.
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Bata os ovos e junte todos os ingredientes. Envolva bem. Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira anti-aderente e verta o preparado. Cozinhe a omelete. Sirva com uma saladinha.
Ingredientes:
5 ovos
1/2 cebola pequena picada
salsa picada
6 delicias do mar cortas em rodelas finas (se quiser pode acrescentar mais quantidade)
fiambre em tirinhas q.b.
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Bata os ovos e junte todos os ingredientes. Envolva bem. Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira anti-aderente e verta o preparado. Cozinhe a omelete. Sirva com uma saladinha.
Subscrever:
Mensagens (Atom)