quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Arroz Amarelo ao forno

Bom dia...bom dia....Mas que belo dia está hoje: cheio de sol :) . E para o dia de hoje trago-vos uma arroz amarelo, ou seja, um arroz de açafrão que vem mesmo a condizer com o solinho que está hoje ;) . Uma delicia!!!

Ingredientes:
1/2 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
300gr de carne de peru
6 salsichas enlatadas
Linguiça ás rodelas
1 colher de sobremesa de gengibre branco moido
1 colher de sopa de salsa picada
1 folha de louro
2 mãos cheia de ervilhas congeladas
50ml de vinho branco
1 medida e meia de arroz carolino
2medidas de água
2 colheres de sopa de açafrão
1 colher de café de caril de mandras
Pimenta q.b.

Preparação:
Pique a cebola e o alho e refogue em azeite. Junte a carne de peru aos cubos e cozinhar por 10 min, mexendo de vez em quando. Junte o sal, o gengibre, a salsa, as ervilhas e o vinho. Deixe cozer por mais 10 min. Junte o arroz e a água. A meio da cozedura junte o açafrão, o caril, a pimenta e rectifique o sal, se necessário.  Quanto a água tiver praticamente evaporado, junte as salsichas às rodelas. Envolva e deixe secar mais um pouco, mas não totalmente. Verta para uma travessa de ir ao forno e por cima decore com linguiça às rodelas. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por +/- 25min.
Se quiser, acompanhe com uma salada.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bolo de Mel e Chá Verde

Olá a todos(as). Hoje trago-vos mais uma receita de um bolinho. Ficou óptimo e... fofinho. Então temos:



Ingredientes:
4 ovos
1/2 medida de açúcar
3 colheres de sopa de mel bem cheias(2 para o bolo e 1 para o final)
1 medida de chá verde quente
2 medidas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o mel e bata novamente. Junte o chá batendo sempre, assim como a farinha e o fermento. Envolva delicadamente as claras neste preparado. Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, verta o preparado anterior e por cima do bolo, na forma, verta por cima uma colher de sopa de mel espalhando-o por toda a superfície do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 35 min.

Nota: Podem usar o chá que preferirem.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sargo no forno

Bom dia. O marido tem-se aborrecido ir à pesca, pois da última vez que foi  a pescaria não correu muito bem. Mas felizmente temos um amigo que teve sorte e no fim-de-semana pescou uma dúzia de sargos com mais de 1 Kg cada um. Ligou-nos e lá fomos nós buscar duas destas maravilhas. Um congelei e logo verei o que confeccionar com ele. O outro, aproveitei que estava fresquinho e assei-o no forno.



Ingredientes:
1 Sargo
250gr de batatas para assar com casca em metades/cubos
1 cenoura em rodelas
1 tomate em rodelas
1 cebola em meias luas
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de salsa picada
3 folhas de louro
50ml de azeite
100ml de vinho branco
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 knorr de peixe diluido em um pouco de água
Sal q.b.

Preparação:
Disponha meia cebola em meias luas no fundo do tabuleiro. Coloque o peixe sobre as mesmas. Faça 2 cortes no peixe e em cada corte coloque 1 folha de louro. Junte as batatas e as cenouras. Por cima do peixe, batatas e cenouras colocar: a restante cebola, os alhos, o tomate, a folha de louro em pedaços pequenos e a salsa. Regar com o azeite e juntar um pouco de sal. À parte aqueça um pouco de água e dissolva o knorr. Junte a polpa de tomate e o vinho e envolva bem. Regue o peixe e as batatas com este molho. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante +/- 45min. Ou até ver que as batatinhas estão assadas.
Sirva com os acompanhamentos e com uma saladinha de alface endivias.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pescada Oriental Agridoce

Bom dia. Espero que o fim-de-semana tenha sido bem passado, infelizmente com chuva!!!! Hoje trago-vos uma receita simplesmente deliciosa....hhhuuummmmm.....



Ingredientes:
4 lombos de pescada
1 dente de alho laminado
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão
1 colher de sopa de manteiga
1 manga madura
2 colheres de sopa de tomate enlatado em pedaços
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Noz moscada e caril q.b.

Preparação:
Tempere a pescada com sal, pimenta, o sumo de 1/2 limão e o alho. Deixe marinar por 30min. Derreta a manteiga e aloure o peixe de ambos os lados. Junte a manga, sem casa e partida aos cubos, o tomate e a polpa. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Tempere com o caril e a noz moscada e deixe apurar mais um pouco.
Sirva com arroz Thai Jasmim.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bolo de Ananás com cobertura de chocolate branco

Bons dias :) ... Tenho duas formas diferentes de fazer bolo de ananás. Hoje venho deixar-vos uma dessas receitas. Entretanto apresento-vos já o resultado final do bolo com a cobertura, mas tenho de vos pedir desculpa, pois quando me lembrei de tirar a foto ao bolo, já ele se encontrava no estado apresentado...a menos de metade!!!!! É bom sinal, é sinal que ficou uma delicia.
Experimentem...


Ingredientes:
1 lata grande de ananás
0,5 dl de calda do ananás
80gr de manteiga à temperatura ambiente
250gr de farinha
180gr de açúcar
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:
Abra a lata do ananás e reserve 4 rodelas. Reduza o restante ananás a puré com a calda. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar. Junte as gemas e o puré de ananás, batendo sempre. Adicione a farinha com o fermento, batendo sem parar. Finalmente, envolva as claras suavemente na mistura.
Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal, unte novamente e polvilhe com farinha.
Disponha as rodelas que reservou no inicio no fundo da forma, verta o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC aproximadamente 40min. Espete um palito para verificar, retire, desenforme e deixe arrefecer.

Prepare a Cobertura de Chocolate Branco. Deixe arrefecer um pouco e verta para cima do bolo, cobrindo-o. Após arrefecer e a cobertura ter solidificado, decore com raspas de chocolate negro.

Cobertura de Chocolate Branco

Olá blogers presentes na minha cozinha. Nestes últimos dias tenho tido muito pouco tempo para vos deixar as minhas experiências!! Mas hoje como é véspera de fim-de-semana, venho deixar-vos uma cobertura para bolos 5 estrelas....isto é, pra quem gosta de chocolate!!!

Ingredientes:
500ml de leite
2 colheres de sopa de maizena
2 gemas
Uma barra de chocolate branco (+/ 250gr)

Preparação:
Dissolva a maizena em um pouco de leite frio. Em uma panela média verta o restante leite, a maizena e as gemas. Faça um creme grosso.
Retire do fogo e acrescente o chocolate branco partido em pedaços e mexa bem até que derreta completamente o chocolate.

De seguida apresento-vos um Bolo de Ananás com esta cobertura.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Omelete de delicias do mar

Boa tarde. Hoje venho aqui rapidinho e também para deixar uma receita simples e rapidinha de omelete.

Ingredientes:
5 ovos
1/2 cebola pequena picada
salsa picada
6 delicias do mar cortas em rodelas finas (se quiser pode acrescentar mais quantidade)
fiambre em tirinhas q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Bata os ovos e junte todos os ingredientes. Envolva bem. Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira anti-aderente e verta o preparado. Cozinhe a omelete. Sirva com uma saladinha.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Soja estufada com batata-doce

Finalmente a chuva e o vento deram tréguas aqui pelo Algarve :). Hoje está um agradável dia de Outono. E como nesta altura temos à disposição a nossa batata-doce, resolvi confeccionar uma receita vegetariana com este alimento.

Ingredientes:
2 chávenas de chá de soja grossa
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de pimento vermelho em cubinhos
1 colher de sobremesa de salsa
4 colheres de sopa de polpa dce tomate
1 colher de sopa pimentão doce
2 colheres de sopa de azeite
1 knorr de legumes
1 colher de sopa de molho de soja
150 ml de água
200gr de ervilhas congeladas
2 batatas doces médias
1/2 courgette

Preparação:
Demolhe a soja em água morna com umas gotas de limão no mínimo 1hora. Pique o alho e a cebola e coloque-a em uma panela com o azeite. Junte todos os ingredientes  menos as batatas-doces e o courgette. Leve a cozer por 10 minutos. Passado este tempo, junte a batata doce corta em cubos e deixe cozer por mais 10min. Se for necessário acrescente mais um pouco de água. Por fim junte o courgette corto em cubos grandes com a casca. Deixe cozer por mais 10 minutos e está pronto a servir. Bom apetite!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pizza de Alho

Bom dia. Há alguns dias que ando com o desejo de comer uma pizza de alho, daquelas que por vezes quando vamos às pizzarias eles apresentam como entrada. Só que não me estava a apetecer era ter muito trabalho em fazer a massa, coberturas, etc, etc.... Foi daqueles dias em que estava cansada e não me apetecia perder muito tempo na cozinha.
Assim comprei praticamente tudo pré-preparado e digo-vos que ficou muito boa. Rápida, simples e fácil!!!
Podem acompanhar com uma sopa ou então cortá-la em quadradinhos e apresentá-la como entrada ;)

Ingredientes:
1 embalagem de massa fresca para pizza
6 pacotes pequeninos de manteiga de alho
1 pacote de queijo mozarrela
Óregãos

Preparação:
Desenro-le a massa e coloque-a em um tabuleiro de ir ao forno com o papel vegetal. Derreta ligeiramente a manteiga de forma a que consiga barrar a massa sem a "rasgar". Barre a massa. Polvilhe com queijo mozarrela a gosto e com os óregãos. Leve ao forno até que fique douradinha.

Uma delicia.....até me está a crescer água na boca... :) ... Espero que gostem.


pronta a ser saboreada

antes de ir ao forno

domingo, 13 de novembro de 2011

Pudim à moda da Lili

Bom dia. Trago-vos hoje um docinho que adoro, com o pudim que "amo" desde sempre. Desde pequenita que a minha mãe o confeccionava e para mim sempre foi e será o melhor pudim flan que já saboreei.

Ingreditentes:
1 carteira de pudim flan chino el mandarim
1 pacote bolachas maria
Preparado de café morno
Chantilly

Preparação:
Prepare o pudim conforme o escrito na embalagem. Enquanto deixa arrefecer forre o fundo de um pirex com bolacha demolhada em café. Verta o pudim para cima das bolachas e deixe que o pudim solidifique. Antes de servir cubra a superfície com chantilly (pode fazê-lo ou comprar já preparado) e decore com bolacha triturada.

Simples, fácil e delicioso!!!