Bons dias :) ... Tenho duas formas diferentes de fazer bolo de ananás. Hoje venho deixar-vos uma dessas receitas. Entretanto apresento-vos já o resultado final do bolo com a cobertura, mas tenho de vos pedir desculpa, pois quando me lembrei de tirar a foto ao bolo, já ele se encontrava no estado apresentado...a menos de metade!!!!! É bom sinal, é sinal que ficou uma delicia.
Experimentem...
Ingredientes:
1 lata grande de ananás
0,5 dl de calda do ananás
80gr de manteiga à temperatura ambiente
250gr de farinha
180gr de açúcar
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
Preparação:
Abra a lata do ananás e reserve 4 rodelas. Reduza o restante ananás a puré com a calda. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar. Junte as gemas e o puré de ananás, batendo sempre. Adicione a farinha com o fermento, batendo sem parar. Finalmente, envolva as claras suavemente na mistura.
Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal, unte novamente e polvilhe com farinha.
Disponha as rodelas que reservou no inicio no fundo da forma, verta o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC aproximadamente 40min. Espete um palito para verificar, retire, desenforme e deixe arrefecer.
Prepare a Cobertura de Chocolate Branco. Deixe arrefecer um pouco e verta para cima do bolo, cobrindo-o. Após arrefecer e a cobertura ter solidificado, decore com raspas de chocolate negro.
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Cobertura de Chocolate Branco
Olá blogers presentes na minha cozinha. Nestes últimos dias tenho tido muito pouco tempo para vos deixar as minhas experiências!! Mas hoje como é véspera de fim-de-semana, venho deixar-vos uma cobertura para bolos 5 estrelas....isto é, pra quem gosta de chocolate!!!
Ingredientes:
500ml de leite
2 colheres de sopa de maizena
2 gemas
Uma barra de chocolate branco (+/ 250gr)
Preparação:
Dissolva a maizena em um pouco de leite frio. Em uma panela média verta o restante leite, a maizena e as gemas. Faça um creme grosso.
Retire do fogo e acrescente o chocolate branco partido em pedaços e mexa bem até que derreta completamente o chocolate.
De seguida apresento-vos um Bolo de Ananás com esta cobertura.
Ingredientes:
500ml de leite
2 colheres de sopa de maizena
2 gemas
Uma barra de chocolate branco (+/ 250gr)
Preparação:
Dissolva a maizena em um pouco de leite frio. Em uma panela média verta o restante leite, a maizena e as gemas. Faça um creme grosso.
Retire do fogo e acrescente o chocolate branco partido em pedaços e mexa bem até que derreta completamente o chocolate.
De seguida apresento-vos um Bolo de Ananás com esta cobertura.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Omelete de delicias do mar
Boa tarde. Hoje venho aqui rapidinho e também para deixar uma receita simples e rapidinha de omelete.
Ingredientes:
5 ovos
1/2 cebola pequena picada
salsa picada
6 delicias do mar cortas em rodelas finas (se quiser pode acrescentar mais quantidade)
fiambre em tirinhas q.b.
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Bata os ovos e junte todos os ingredientes. Envolva bem. Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira anti-aderente e verta o preparado. Cozinhe a omelete. Sirva com uma saladinha.
Ingredientes:
5 ovos
1/2 cebola pequena picada
salsa picada
6 delicias do mar cortas em rodelas finas (se quiser pode acrescentar mais quantidade)
fiambre em tirinhas q.b.
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Bata os ovos e junte todos os ingredientes. Envolva bem. Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira anti-aderente e verta o preparado. Cozinhe a omelete. Sirva com uma saladinha.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Soja estufada com batata-doce
Finalmente a chuva e o vento deram tréguas aqui pelo Algarve :). Hoje está um agradável dia de Outono. E como nesta altura temos à disposição a nossa batata-doce, resolvi confeccionar uma receita vegetariana com este alimento.
Ingredientes:
2 chávenas de chá de soja grossa
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de pimento vermelho em cubinhos
1 colher de sobremesa de salsa
4 colheres de sopa de polpa dce tomate
1 colher de sopa pimentão doce
2 colheres de sopa de azeite
1 knorr de legumes
1 colher de sopa de molho de soja
150 ml de água
200gr de ervilhas congeladas
2 batatas doces médias
1/2 courgette
Preparação:
Demolhe a soja em água morna com umas gotas de limão no mínimo 1hora. Pique o alho e a cebola e coloque-a em uma panela com o azeite. Junte todos os ingredientes menos as batatas-doces e o courgette. Leve a cozer por 10 minutos. Passado este tempo, junte a batata doce corta em cubos e deixe cozer por mais 10min. Se for necessário acrescente mais um pouco de água. Por fim junte o courgette corto em cubos grandes com a casca. Deixe cozer por mais 10 minutos e está pronto a servir. Bom apetite!
Ingredientes:
2 chávenas de chá de soja grossa
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de pimento vermelho em cubinhos
1 colher de sobremesa de salsa
4 colheres de sopa de polpa dce tomate
1 colher de sopa pimentão doce
2 colheres de sopa de azeite
1 knorr de legumes
1 colher de sopa de molho de soja
150 ml de água
200gr de ervilhas congeladas
2 batatas doces médias
1/2 courgette
Preparação:
Demolhe a soja em água morna com umas gotas de limão no mínimo 1hora. Pique o alho e a cebola e coloque-a em uma panela com o azeite. Junte todos os ingredientes menos as batatas-doces e o courgette. Leve a cozer por 10 minutos. Passado este tempo, junte a batata doce corta em cubos e deixe cozer por mais 10min. Se for necessário acrescente mais um pouco de água. Por fim junte o courgette corto em cubos grandes com a casca. Deixe cozer por mais 10 minutos e está pronto a servir. Bom apetite!
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Pizza de Alho
Bom dia. Há alguns dias que ando com o desejo de comer uma pizza de alho, daquelas que por vezes quando vamos às pizzarias eles apresentam como entrada. Só que não me estava a apetecer era ter muito trabalho em fazer a massa, coberturas, etc, etc.... Foi daqueles dias em que estava cansada e não me apetecia perder muito tempo na cozinha.
Assim comprei praticamente tudo pré-preparado e digo-vos que ficou muito boa. Rápida, simples e fácil!!!
Podem acompanhar com uma sopa ou então cortá-la em quadradinhos e apresentá-la como entrada ;)
Ingredientes:
1 embalagem de massa fresca para pizza
6 pacotes pequeninos de manteiga de alho
1 pacote de queijo mozarrela
Óregãos
Preparação:
Desenro-le a massa e coloque-a em um tabuleiro de ir ao forno com o papel vegetal. Derreta ligeiramente a manteiga de forma a que consiga barrar a massa sem a "rasgar". Barre a massa. Polvilhe com queijo mozarrela a gosto e com os óregãos. Leve ao forno até que fique douradinha.
Uma delicia.....até me está a crescer água na boca... :) ... Espero que gostem.
Assim comprei praticamente tudo pré-preparado e digo-vos que ficou muito boa. Rápida, simples e fácil!!!
Podem acompanhar com uma sopa ou então cortá-la em quadradinhos e apresentá-la como entrada ;)
Ingredientes:
1 embalagem de massa fresca para pizza
6 pacotes pequeninos de manteiga de alho
1 pacote de queijo mozarrela
Óregãos
Preparação:
Desenro-le a massa e coloque-a em um tabuleiro de ir ao forno com o papel vegetal. Derreta ligeiramente a manteiga de forma a que consiga barrar a massa sem a "rasgar". Barre a massa. Polvilhe com queijo mozarrela a gosto e com os óregãos. Leve ao forno até que fique douradinha.
Uma delicia.....até me está a crescer água na boca... :) ... Espero que gostem.
pronta a ser saboreada
antes de ir ao forno
domingo, 13 de novembro de 2011
Pudim à moda da Lili
Bom dia. Trago-vos hoje um docinho que adoro, com o pudim que "amo" desde sempre. Desde pequenita que a minha mãe o confeccionava e para mim sempre foi e será o melhor pudim flan que já saboreei.
Ingreditentes:
1 carteira de pudim flan chino el mandarim
1 pacote bolachas maria
Preparado de café morno
Chantilly
Preparação:
Prepare o pudim conforme o escrito na embalagem. Enquanto deixa arrefecer forre o fundo de um pirex com bolacha demolhada em café. Verta o pudim para cima das bolachas e deixe que o pudim solidifique. Antes de servir cubra a superfície com chantilly (pode fazê-lo ou comprar já preparado) e decore com bolacha triturada.
Simples, fácil e delicioso!!!
Ingreditentes:
1 carteira de pudim flan chino el mandarim
1 pacote bolachas maria
Preparado de café morno
Chantilly
Preparação:
Prepare o pudim conforme o escrito na embalagem. Enquanto deixa arrefecer forre o fundo de um pirex com bolacha demolhada em café. Verta o pudim para cima das bolachas e deixe que o pudim solidifique. Antes de servir cubra a superfície com chantilly (pode fazê-lo ou comprar já preparado) e decore com bolacha triturada.
Simples, fácil e delicioso!!!
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Trufas de Castanhas
E hoje é dia de S.Martinho. Não está frio e parece que hoje a chuva deu tréguas e o sol vai aparecendo timidamente!
Como diz a lenda:
"Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, ia Martinho no seu cavalo quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar."
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona.
E porque não saborear hoje as castanhas com o vinho novo de uma maneira diferente!
Encontrei esta receita à uns meses em uma blogueira da Trofa e estava à espera deste dia para a partilhar convosco.
Ingredientes:
350gr de castanhas cozidas em puré (congeladas)
150gr de miolo de amêndoa picada
150gr de açúcar
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
chocolate em pó q.b
Preparação:
Cozer as castanhas em água e converte-las em puré.
Levar um tacho ao lume com o puré, o leite condensado, o açúcar, a amêndoa e a manteiga. Deixar cozer em lume brando, mexendo, até ficar uma mistura grossa e espessa. Deixar arrefecer e levar ao frio (leve meia hora ao congelador, retire e leve +/- umas 2 horas ao frigorifico). Retirar e moldar as bolinhas, passando-as por chocolate em pó.
Como diz a lenda:
"Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, ia Martinho no seu cavalo quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar."
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona.
E porque não saborear hoje as castanhas com o vinho novo de uma maneira diferente!
Encontrei esta receita à uns meses em uma blogueira da Trofa e estava à espera deste dia para a partilhar convosco.
Ingredientes:
350gr de castanhas cozidas em puré (congeladas)
150gr de miolo de amêndoa picada
150gr de açúcar
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
chocolate em pó q.b
Preparação:
Cozer as castanhas em água e converte-las em puré.
Levar um tacho ao lume com o puré, o leite condensado, o açúcar, a amêndoa e a manteiga. Deixar cozer em lume brando, mexendo, até ficar uma mistura grossa e espessa. Deixar arrefecer e levar ao frio (leve meia hora ao congelador, retire e leve +/- umas 2 horas ao frigorifico). Retirar e moldar as bolinhas, passando-as por chocolate em pó.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Frango com mel e sésamo
Gosto muito de refeições agridoces. Mas já à algum tempo que não me aventurava a confeccioná-las. Assim procurando o que tinha na despensa saiu-me este franguinho 5 estrelas.
Ingredientes:
500gr de peito de frango
1 limão
farinha
1 ovo inteiro
Azeite
Pimenta
sal
gengibre branco em pó
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de sementes de sésamo
Preparação:
Corte o frango em tiras pequenas e finas e tempere com sumo de meio limão, sal, pimenta e gengibre q.b. . Deixe marinar por algum tempo.
Coloque azeite com a altura de um dedo em uma frigideira e leve a aquecer. Entretanto envolva muito bem a carne com farinha e o ovo batido. Leve a carne a fritar no azeite até que fiquem dourados. Retire, escorra e reserve.
Entretanto, à parte misture o mel, com o molho de soja e as sementes de sésamo. Sirva a carne misturada com este molho acompanhada com arroz salsinha.
Bom apetite!
Arroz salsinha
Se à coisa que me esqueço sempre é de registar os acompanhamentos que faço para acompanhar a refeição!!!! Entretanto não me esqueci deste: arroz salsinha, para acompanhar o que quiserem.
1 medida de arroz vaporizado
2 medidas de água
1 knorr de arroz
Salsa cortada finamente
Levar a água a ferver. Após levantar fervura, juntar o knorr e o arroz. Cozer em lume baixo, com a panela semi destapada. Quando a água tiver praticamente evaporado, juntar a salsa. Envolver bem. Deixar que a água se evapore, desligar e deixar repousar antes de servir aproximadamente 10 minutos com a panela tapada.
1 medida de arroz vaporizado
2 medidas de água
1 knorr de arroz
Salsa cortada finamente
Levar a água a ferver. Após levantar fervura, juntar o knorr e o arroz. Cozer em lume baixo, com a panela semi destapada. Quando a água tiver praticamente evaporado, juntar a salsa. Envolver bem. Deixar que a água se evapore, desligar e deixar repousar antes de servir aproximadamente 10 minutos com a panela tapada.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Pudim de Claras
Olá blogers. Hoje trago-vos esta receita que o marido adora..aliás é doido por torta de claras!!! Já eu não partilho da mesma maluquice mas um docinho sabe sempre bem e este em particular é simples, rápido e faz sempre boa figura quando temos convidados em casa. Assim temos:
Ingredientes:
Pudim
8 claras
16 colheres de Açúcar
Creme
4 ovos
160gr de açúcar
Preparação:
Pudim
Pré aquecer o forno a 180ºC. Bater as claras e quando se começarem a formar, adicionar pouco a pouco as colheres de açúcar. Bater até ficar um merengue firme. Verter para uma forma untada com margarina e levar ao forno durante 9 min. Ao fim deste tempo desligar o forno e entreabrir a porta para que arrefeça dentro do forno.
Creme
Bater muito bem os ovos inteiros com o açúcar, com a ajuda de uma vara de arames. Levar ao lume, mexendo, até engrossar. Atenção que mal sinta que o molho engrossou retire do lume para que as gemas não cozam demasiado.
Depois de frio desenforme o pudim e cubra com o doce de ovos frio. Se quiser pode polvilhar com pedaços de nozes ou amêndoas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
