sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bolo de Ananás com cobertura de chocolate branco

Bons dias :) ... Tenho duas formas diferentes de fazer bolo de ananás. Hoje venho deixar-vos uma dessas receitas. Entretanto apresento-vos já o resultado final do bolo com a cobertura, mas tenho de vos pedir desculpa, pois quando me lembrei de tirar a foto ao bolo, já ele se encontrava no estado apresentado...a menos de metade!!!!! É bom sinal, é sinal que ficou uma delicia.
Experimentem...


Ingredientes:
1 lata grande de ananás
0,5 dl de calda do ananás
80gr de manteiga à temperatura ambiente
250gr de farinha
180gr de açúcar
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:
Abra a lata do ananás e reserve 4 rodelas. Reduza o restante ananás a puré com a calda. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar. Junte as gemas e o puré de ananás, batendo sempre. Adicione a farinha com o fermento, batendo sem parar. Finalmente, envolva as claras suavemente na mistura.
Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal, unte novamente e polvilhe com farinha.
Disponha as rodelas que reservou no inicio no fundo da forma, verta o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC aproximadamente 40min. Espete um palito para verificar, retire, desenforme e deixe arrefecer.

Prepare a Cobertura de Chocolate Branco. Deixe arrefecer um pouco e verta para cima do bolo, cobrindo-o. Após arrefecer e a cobertura ter solidificado, decore com raspas de chocolate negro.

Cobertura de Chocolate Branco

Olá blogers presentes na minha cozinha. Nestes últimos dias tenho tido muito pouco tempo para vos deixar as minhas experiências!! Mas hoje como é véspera de fim-de-semana, venho deixar-vos uma cobertura para bolos 5 estrelas....isto é, pra quem gosta de chocolate!!!

Ingredientes:
500ml de leite
2 colheres de sopa de maizena
2 gemas
Uma barra de chocolate branco (+/ 250gr)

Preparação:
Dissolva a maizena em um pouco de leite frio. Em uma panela média verta o restante leite, a maizena e as gemas. Faça um creme grosso.
Retire do fogo e acrescente o chocolate branco partido em pedaços e mexa bem até que derreta completamente o chocolate.

De seguida apresento-vos um Bolo de Ananás com esta cobertura.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Omelete de delicias do mar

Boa tarde. Hoje venho aqui rapidinho e também para deixar uma receita simples e rapidinha de omelete.

Ingredientes:
5 ovos
1/2 cebola pequena picada
salsa picada
6 delicias do mar cortas em rodelas finas (se quiser pode acrescentar mais quantidade)
fiambre em tirinhas q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Bata os ovos e junte todos os ingredientes. Envolva bem. Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira anti-aderente e verta o preparado. Cozinhe a omelete. Sirva com uma saladinha.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Soja estufada com batata-doce

Finalmente a chuva e o vento deram tréguas aqui pelo Algarve :). Hoje está um agradável dia de Outono. E como nesta altura temos à disposição a nossa batata-doce, resolvi confeccionar uma receita vegetariana com este alimento.

Ingredientes:
2 chávenas de chá de soja grossa
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de pimento vermelho em cubinhos
1 colher de sobremesa de salsa
4 colheres de sopa de polpa dce tomate
1 colher de sopa pimentão doce
2 colheres de sopa de azeite
1 knorr de legumes
1 colher de sopa de molho de soja
150 ml de água
200gr de ervilhas congeladas
2 batatas doces médias
1/2 courgette

Preparação:
Demolhe a soja em água morna com umas gotas de limão no mínimo 1hora. Pique o alho e a cebola e coloque-a em uma panela com o azeite. Junte todos os ingredientes  menos as batatas-doces e o courgette. Leve a cozer por 10 minutos. Passado este tempo, junte a batata doce corta em cubos e deixe cozer por mais 10min. Se for necessário acrescente mais um pouco de água. Por fim junte o courgette corto em cubos grandes com a casca. Deixe cozer por mais 10 minutos e está pronto a servir. Bom apetite!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pizza de Alho

Bom dia. Há alguns dias que ando com o desejo de comer uma pizza de alho, daquelas que por vezes quando vamos às pizzarias eles apresentam como entrada. Só que não me estava a apetecer era ter muito trabalho em fazer a massa, coberturas, etc, etc.... Foi daqueles dias em que estava cansada e não me apetecia perder muito tempo na cozinha.
Assim comprei praticamente tudo pré-preparado e digo-vos que ficou muito boa. Rápida, simples e fácil!!!
Podem acompanhar com uma sopa ou então cortá-la em quadradinhos e apresentá-la como entrada ;)

Ingredientes:
1 embalagem de massa fresca para pizza
6 pacotes pequeninos de manteiga de alho
1 pacote de queijo mozarrela
Óregãos

Preparação:
Desenro-le a massa e coloque-a em um tabuleiro de ir ao forno com o papel vegetal. Derreta ligeiramente a manteiga de forma a que consiga barrar a massa sem a "rasgar". Barre a massa. Polvilhe com queijo mozarrela a gosto e com os óregãos. Leve ao forno até que fique douradinha.

Uma delicia.....até me está a crescer água na boca... :) ... Espero que gostem.


pronta a ser saboreada

antes de ir ao forno

domingo, 13 de novembro de 2011

Pudim à moda da Lili

Bom dia. Trago-vos hoje um docinho que adoro, com o pudim que "amo" desde sempre. Desde pequenita que a minha mãe o confeccionava e para mim sempre foi e será o melhor pudim flan que já saboreei.

Ingreditentes:
1 carteira de pudim flan chino el mandarim
1 pacote bolachas maria
Preparado de café morno
Chantilly

Preparação:
Prepare o pudim conforme o escrito na embalagem. Enquanto deixa arrefecer forre o fundo de um pirex com bolacha demolhada em café. Verta o pudim para cima das bolachas e deixe que o pudim solidifique. Antes de servir cubra a superfície com chantilly (pode fazê-lo ou comprar já preparado) e decore com bolacha triturada.

Simples, fácil e delicioso!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Trufas de Castanhas

E hoje é dia de S.Martinho. Não está frio e parece que hoje a chuva deu tréguas e o sol vai aparecendo timidamente!
Como diz a lenda:
"Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, ia Martinho no seu cavalo quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar."
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona.
E porque não saborear hoje as castanhas com o vinho novo de uma maneira diferente!
Encontrei esta receita à uns meses em uma blogueira da Trofa e estava à espera deste dia para a partilhar convosco.


Ingredientes:
350gr de castanhas cozidas em puré (congeladas)
150gr de miolo de amêndoa picada
150gr de açúcar
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
chocolate em pó q.b

Preparação:
Cozer as castanhas em água e converte-las em puré.
Levar um tacho ao lume com o puré, o leite condensado, o açúcar, a amêndoa e a manteiga. Deixar cozer em lume brando, mexendo, até ficar uma mistura grossa e espessa. Deixar arrefecer e levar ao frio (leve meia hora ao congelador, retire e leve +/- umas 2 horas ao frigorifico). Retirar e moldar as bolinhas, passando-as por chocolate em pó.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Frango com mel e sésamo


 Gosto muito de refeições agridoces. Mas já à algum tempo que não me aventurava a confeccioná-las. Assim procurando o que tinha na despensa saiu-me este franguinho 5 estrelas.

Ingredientes:
500gr de peito de frango
1 limão
farinha
1 ovo inteiro
Azeite
Pimenta
sal
gengibre branco em pó
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Preparação:
Corte o frango em tiras pequenas e finas e tempere com sumo de meio limão, sal, pimenta e gengibre q.b. . Deixe marinar por algum tempo.
Coloque azeite com a altura de um dedo em uma frigideira e leve a aquecer. Entretanto envolva muito bem a carne com farinha e o ovo batido. Leve a carne a fritar no azeite até que fiquem dourados. Retire, escorra e reserve.
Entretanto, à parte misture o mel, com o molho de soja e as sementes de sésamo. Sirva a carne misturada com este molho acompanhada com arroz salsinha.
Bom apetite!

Arroz salsinha

Se à coisa que me esqueço sempre é de registar os acompanhamentos que faço para acompanhar a refeição!!!! Entretanto não me esqueci deste: arroz salsinha, para acompanhar o que quiserem.

1 medida de arroz vaporizado
2 medidas de água
1 knorr de arroz
Salsa cortada finamente

Levar a água a ferver. Após levantar fervura, juntar o knorr e o arroz. Cozer em lume baixo, com a panela semi destapada. Quando a água tiver praticamente evaporado, juntar a salsa. Envolver bem. Deixar que a água se evapore, desligar e deixar repousar antes de servir aproximadamente 10 minutos com a panela tapada.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pudim de Claras



Olá blogers. Hoje trago-vos esta receita que o marido adora..aliás é doido por torta de claras!!! Já eu não partilho da mesma maluquice mas um docinho sabe sempre bem e este em particular é simples, rápido e faz sempre boa figura quando temos convidados em casa. Assim temos:


Ingredientes:
Pudim
8 claras
16 colheres de Açúcar


Creme
4 ovos
160gr de açúcar


Preparação:
Pudim
Pré aquecer o forno a 180ºC. Bater as claras e quando se começarem a formar, adicionar pouco a pouco as colheres de açúcar. Bater até ficar um merengue firme. Verter para uma forma untada com margarina e levar ao forno durante 9 min. Ao fim deste tempo desligar o forno e entreabrir a porta para que arrefeça dentro do forno.

Creme
Bater muito bem os ovos inteiros com o açúcar, com a ajuda de uma vara de arames. Levar ao lume, mexendo, até engrossar. Atenção que mal sinta que o molho engrossou retire do lume para que as gemas não cozam demasiado.

Depois de frio desenforme o pudim e cubra com o doce de ovos frio. Se quiser pode polvilhar com pedaços de nozes ou amêndoas.