terça-feira, 8 de novembro de 2011

Frango com Laranja

Bom dia. Hoje trago-vos mais uma das minhas receitas que fica deliciosa. Espero que gostem!


Ingredientes:
4 pernas (perna e coxa) de frango
1 embalagem de sopa de cebola
33 cl de cerveja
Sumo de 1 laranja
Aproximadamente 5 dl de água quente
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal
Azeite q.b.
Pimenta

Preparação:
Tempere o frango com a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Regue com o sumo da laranja e deixe marinar no minimo 1 hora.
Numa caçarola cubra o fundo com o azeite, deixe aquecer e junte o frango sem a marinada e deixe alourar em lume brando.
Acrescente a marinada e regue com a cerveja. Deixe levantar fervura e acrescente a sopa de cebola e a água. Envolva bem e deixe cozinhar em lume brando, tapado, durante +/- 25 min.
Sirva com massa à sua escolha.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Trufas de Alfarroba e Coco

Bom dia a todos(as). E que belo dia de Outono está hoje!! Com um pouco de frio mas cheio de sol :). Em uma das visitas aos blogs que estou a seguir, despertou-me a curiosidade para esta receita de trufas de alfarroba ideias para acompanhar um café entre amigos. Adorei esta experiência!!!

Ingredientes:
1 chávena de amêndoas com pele
1/4 chávena de farinha de alfarroba
1/2 chávena de coco ralado
1/3 chávena de mel
1 colher de sopa de azeite

Preparação:
Triture as amêndoas com o coco até ficar fino. Misture esta mistura com a farinha, adicione o mel e o azeite. Amasse bem até formar uma bola consistente. Molde pequenas bolas com as mãos e role-as em coco ralado. Guarde-as no frigorífico em caixa fechada para ficarem firmes.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bolo de Maçã e Canela

E para o fim desta semana, trago-vos uma receita doce: bolo de maçã e canela.

Ingredientes:
3 ovos
1 maçã média
180gr de açúcar
1/2 caneca de chá de leite
3 colheres de sopa de óleo
180gr de farinha para bolos
3 colheres de sopa de farinha maizena
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher rasa de sopa de canela

Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Rale finamente uma maçã de tamanho médio e reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o leite e o óleo, batendo sempre. Junte a maçã. Junte as farinhas e o fermento. Bata bem. Junte a canela batendo e envolva as claras em castelo delicadamente. Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante +/- 40 min.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Legumes Folhados

Hoje trago-vos esta receita simples e rápida. Podem acompanhar com o que quiserem.

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada fresca
Utilizem os legumes que quiserem. Eu utilizei a salada chinesa congelada do Pingo Doce
1 gema
1 dente de alho
azeite q.b.
1 knorr de legumes
Molho de soja

Preparação:
Deixe descongelar os legumes. Em uma frigideira, leve o alho a fritar em azeite e junte o knorr. Deixe-o dissolver-se mexendo. Junte os legumes e deixe cozinhar por uns 10 min. Deixe arrefecer. Entretanto forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Corte a massa folhada como preferir e reche-a com os legumes. Pincele com a gema batida e leve ao forno até que a massa folhada esteja douradinha. Sirva com o molho de soja. (corte o folhado e rege-o no seu interior com o molho).

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bananas Fantasma

Curiosidade: antigamente, neste dia as pessoas acreditavam que as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinham vivido!!!!

Curiosidades à parte, aqui têm umas bananas fantasma deliciosas. Aconselho esta sobremesa para servirem em uma outra ocasião, sem as cascas de banana é claro. Vão adorar ;)

Ingredientes:
4 Bananas médias
200ml de vinho do porto
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de manteiga
Gelado de qualquer sabor

Preparação:
Descasque as bananas reservando a casca. Numa frigideira coloque o vinho e o mel. Dissolva o mel no vinho e junte a manteiga. Leve a aquecer e junte as bananas, fritando-as de ambos os lados. Se faltar liquido, junte mais um pouco de vinho.
Disponha as bananas dentro da casca e regue com o restante molho que sobrou. Sirva a banana morna, com gelado do seu gosto.

Cogumelos venenosos

Pois é, ontem 31 de Outubro foi o Halloween, e para comemorar esta data tinha de a tornar ligeiramente assustadora!!!! Como entrada servi estes cogumelos venenosos...lol...


Ingredientes:
4 ovos
2 tomates chucha médios
1 lata de atum
Maionese
cebola
oregãos
Alface ripada
sal q.b.

Preparação:
Colocar os ovos com casca em água fria temperada com sal e levar a cozer durante 10 min, após a água começar a ferver.
Entretanto lave e seque os tomates e corte-os ao meio e limpe-os por dentro. Tempere o interior com sal e oregãos. Reserve-os com o interior oco voltado para baixo. Prepare uma pasta de atum com a maionese e cebola picadinha. Após os ovos cozidos, arrefeça-os em água fria e descasque-os. Corte as 2 pontas,cortando uma delas um pouco mais, limpando-os um pouco por dentro, para que os consiga rechear um pouco com a pasta de atum.
Disponha a alface ripada em um prato/travessa. Sobre ela disponha os ovos recheados e no topo coloque as tampas de tomate. Coloque pequenas gotas de maionese nas partes arredondadas. 

eheh..confesso que as minhas pintinhas de maionese não ficaram grande especialidade. Como já tinha a "malta" à espera para jantar ficaram neste estado.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Marmelada



Bom dia a todos(as). Tenho lá em casa um marmeleiro que este ano ficou carregado de marmelos. Já não sei o que fazer com tantos marmelos...ihih.. Assim decidi fazer marmelada para ter em casa, para a família e vizinhos...Assim andei o fim-de-semana a distribuir marmelada. Eu fiz mais quantidade do que aquela que apresento aqui mas em caso que façam mais, depois é só aumentar as quantidades.


Ingredientes:
1kg de marmelos
700 gr de açúcar
sumo de 1/2 limão

Preparação:
Lave muito bem os marmelos e parta-os em pedaços pequenos com a respectiva casca. Regar com o sumo de limão e juntar o açúcar. Cozer até que o marmelo se comece a desfazer. Eu como os cozi em panela normal demorou +/- 1hora. Em panela de pressão demorará metade do tempo. Apagar o lume e passar com a varinha mágica.
Está pronta a barrar umas bolachinhas.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Xau Min de perú

E para terminar a semana trago-vos a "minha" xau min de perú.


Ingredientes:
100gr de carne de perú
sal e pimenta q.b.
azeite (2 colheres de sopa)
150gr de massa chinesa
1/2 cebola média
2 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
8 cogumelos brancos  pequenos
1 colher de sobremesa de gengibre em pó branco
1 lata pequena de milho cozida
4 colheres de sopa de molho de soja


Preparação:
Corte a carne de perú em quadrados pequenos e tempere-a com sal e pimenta. Reserve. Entretanto coza a massa chinesa conforme as indicações da embalagem. Reserve. Corte a cebola em meias luas e o alho em rodelas e leve ao lume com o azeite. Corte o pimento em tiras finas e lamine os cogumelos. Junte ao preparado anterior. Deixe cozinhar por 5 min. Junte a carne e deixe cozinhar por 15 min. Junte o gengibre. Mexa bem e deixe cozinhar por +/- 10min, em lume forte para que seque um pouco a água criada pela carne. Reduza o lume ao minimo e junte o milho. Desligue o lime e junte a massa e o molho de soja. Envolva bem e sirva.

Nota: como não tinha rebentos de soja usei o milho. Mas substitua o milho pelos rebentos de soja.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Queijo Cottage

Olá a todos (as). Hoje venho falar-vos do QUEIJO COTTAGE.

Pois é, fixem este nome e "devorem-no". É um tipo de queijo fresco apresentando um sabor suave e o mais recomendado entre os nutricionistas por apresentar poucas calorias. Imaginem só:
  • Semi-Desnatado - 2% de gordura = 90kcal
  • Desnatado - 1% de gordura = 70Kcal

Apesar de existirem muitas pessoas que não gostam de leite, iogurtes e outros derivados, alerto que com base em pesquisas recentes, outro ponto forte apurado foi de que uma dieta pobre em cálcio pode influenciar o acumular de peso. Assim, juntamente com os vegetais de folha escura, como o agrião, a couve e o espinafre, os laticínios também representam uma fonte de cálcio de fácil acesso. Porém, devido ao excesso de gordura e proteína presente nestes últimos, opções como iogurtes, ricota e o cottage, podem contribuir para a manutenção da saúde, sem o acumular de peso.

Nunca esquecer que o teor de humidade do queijo fresco é muito elevado relativamente a outros queijos, pelo que o seu período de conservação não deve ultrapassar uma semana, no frigorifico a uma temperatura entre 4 e 7ºC.


Experimentem!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Arroz de tomate




Para acompanhar peixe frito, douradinhos, rissóis, pastéis.........

Simplesmente delicioso!!!

Ingredientes:
1 medida de arroz carolino
2 medidas de água
1 dente de alho
1/4 de uma cebola média
1 folha de louro
1 tirinha pequena de pimento vermelho
5 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de tomate pelado em cubos
2 colheres de sopa de vinho branco
Salsa q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Pique o alho e a cebola para uma caçarola. Junte o azeite, o louro e o pimento corto em cubinhos. Junte o vinho, a polpa de tomate, o tomate em pedaços, a salsa e o sal. Junte a água e quando esta começar a ferver junte o arroz. Deixe cozer, tendo cuidado para o arroz não secar. Em caso que aconteça, acrescente um pouco de água. Sirva de imediato.

Nota: Neste meu arroz eu nunca faço refogado. Se quiserem podem fazê-lo mas não é necessário dado que o arroz fica muito saboroso.