Pois é, ontem 31 de Outubro foi o Halloween, e para comemorar esta data tinha de a tornar ligeiramente assustadora!!!! Como entrada servi estes cogumelos venenosos...lol...
Ingredientes:
4 ovos
2 tomates chucha médios
1 lata de atum
Maionese
cebola
oregãos
Alface ripada
sal q.b.
Preparação:
Colocar os ovos com casca em água fria temperada com sal e levar a cozer durante 10 min, após a água começar a ferver.
Entretanto lave e seque os tomates e corte-os ao meio e limpe-os por dentro. Tempere o interior com sal e oregãos. Reserve-os com o interior oco voltado para baixo. Prepare uma pasta de atum com a maionese e cebola picadinha. Após os ovos cozidos, arrefeça-os em água fria e descasque-os. Corte as 2 pontas,cortando uma delas um pouco mais, limpando-os um pouco por dentro, para que os consiga rechear um pouco com a pasta de atum.
Disponha a alface ripada em um prato/travessa. Sobre ela disponha os ovos recheados e no topo coloque as tampas de tomate. Coloque pequenas gotas de maionese nas partes arredondadas.
eheh..confesso que as minhas pintinhas de maionese não ficaram grande especialidade. Como já tinha a "malta" à espera para jantar ficaram neste estado.
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
terça-feira, 1 de novembro de 2011
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Marmelada
Bom dia a todos(as). Tenho lá em casa um marmeleiro que este ano ficou carregado de marmelos. Já não sei o que fazer com tantos marmelos...ihih.. Assim decidi fazer marmelada para ter em casa, para a família e vizinhos...Assim andei o fim-de-semana a distribuir marmelada. Eu fiz mais quantidade do que aquela que apresento aqui mas em caso que façam mais, depois é só aumentar as quantidades.
Ingredientes:
1kg de marmelos
700 gr de açúcar
sumo de 1/2 limão
Preparação:
Lave muito bem os marmelos e parta-os em pedaços pequenos com a respectiva casca. Regar com o sumo de limão e juntar o açúcar. Cozer até que o marmelo se comece a desfazer. Eu como os cozi em panela normal demorou +/- 1hora. Em panela de pressão demorará metade do tempo. Apagar o lume e passar com a varinha mágica.
Está pronta a barrar umas bolachinhas.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Xau Min de perú
E para terminar a semana trago-vos a "minha" xau min de perú.
Ingredientes:
100gr de carne de perú
sal e pimenta q.b.
azeite (2 colheres de sopa)
150gr de massa chinesa
1/2 cebola média
2 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
8 cogumelos brancos pequenos
1 colher de sobremesa de gengibre em pó branco
1 lata pequena de milho cozida
4 colheres de sopa de molho de soja
Preparação:
Corte a carne de perú em quadrados pequenos e tempere-a com sal e pimenta. Reserve. Entretanto coza a massa chinesa conforme as indicações da embalagem. Reserve. Corte a cebola em meias luas e o alho em rodelas e leve ao lume com o azeite. Corte o pimento em tiras finas e lamine os cogumelos. Junte ao preparado anterior. Deixe cozinhar por 5 min. Junte a carne e deixe cozinhar por 15 min. Junte o gengibre. Mexa bem e deixe cozinhar por +/- 10min, em lume forte para que seque um pouco a água criada pela carne. Reduza o lume ao minimo e junte o milho. Desligue o lime e junte a massa e o molho de soja. Envolva bem e sirva.
Nota: como não tinha rebentos de soja usei o milho. Mas substitua o milho pelos rebentos de soja.
Ingredientes:
100gr de carne de perú
sal e pimenta q.b.
azeite (2 colheres de sopa)
150gr de massa chinesa
1/2 cebola média
2 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
8 cogumelos brancos pequenos
1 colher de sobremesa de gengibre em pó branco
1 lata pequena de milho cozida
4 colheres de sopa de molho de soja
Preparação:
Corte a carne de perú em quadrados pequenos e tempere-a com sal e pimenta. Reserve. Entretanto coza a massa chinesa conforme as indicações da embalagem. Reserve. Corte a cebola em meias luas e o alho em rodelas e leve ao lume com o azeite. Corte o pimento em tiras finas e lamine os cogumelos. Junte ao preparado anterior. Deixe cozinhar por 5 min. Junte a carne e deixe cozinhar por 15 min. Junte o gengibre. Mexa bem e deixe cozinhar por +/- 10min, em lume forte para que seque um pouco a água criada pela carne. Reduza o lume ao minimo e junte o milho. Desligue o lime e junte a massa e o molho de soja. Envolva bem e sirva.
Nota: como não tinha rebentos de soja usei o milho. Mas substitua o milho pelos rebentos de soja.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Queijo Cottage
Olá a todos (as). Hoje venho falar-vos do QUEIJO COTTAGE.
Pois é, fixem este nome e "devorem-no". É um tipo de queijo fresco apresentando um sabor suave e o mais recomendado entre os nutricionistas por apresentar poucas calorias. Imaginem só:
Apesar de existirem muitas pessoas que não gostam de leite, iogurtes e outros derivados, alerto que com base em pesquisas recentes, outro ponto forte apurado foi de que uma dieta pobre em cálcio pode influenciar o acumular de peso. Assim, juntamente com os vegetais de folha escura, como o agrião, a couve e o espinafre, os laticínios também representam uma fonte de cálcio de fácil acesso. Porém, devido ao excesso de gordura e proteína presente nestes últimos, opções como iogurtes, ricota e o cottage, podem contribuir para a manutenção da saúde, sem o acumular de peso.
Nunca esquecer que o teor de humidade do queijo fresco é muito elevado relativamente a outros queijos, pelo que o seu período de conservação não deve ultrapassar uma semana, no frigorifico a uma temperatura entre 4 e 7ºC.
Experimentem!
Pois é, fixem este nome e "devorem-no". É um tipo de queijo fresco apresentando um sabor suave e o mais recomendado entre os nutricionistas por apresentar poucas calorias. Imaginem só:
- Semi-Desnatado - 2% de gordura = 90kcal
- Desnatado - 1% de gordura = 70Kcal
Apesar de existirem muitas pessoas que não gostam de leite, iogurtes e outros derivados, alerto que com base em pesquisas recentes, outro ponto forte apurado foi de que uma dieta pobre em cálcio pode influenciar o acumular de peso. Assim, juntamente com os vegetais de folha escura, como o agrião, a couve e o espinafre, os laticínios também representam uma fonte de cálcio de fácil acesso. Porém, devido ao excesso de gordura e proteína presente nestes últimos, opções como iogurtes, ricota e o cottage, podem contribuir para a manutenção da saúde, sem o acumular de peso.
Nunca esquecer que o teor de humidade do queijo fresco é muito elevado relativamente a outros queijos, pelo que o seu período de conservação não deve ultrapassar uma semana, no frigorifico a uma temperatura entre 4 e 7ºC.
Experimentem!
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Arroz de tomate
Para acompanhar peixe frito, douradinhos, rissóis, pastéis.........
Simplesmente delicioso!!!
Ingredientes:
1 medida de arroz carolino
2 medidas de água
1 dente de alho
1/4 de uma cebola média
1 folha de louro
1 tirinha pequena de pimento vermelho
5 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de tomate pelado em cubos
2 colheres de sopa de vinho branco
Salsa q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Preparação:
Pique o alho e a cebola para uma caçarola. Junte o azeite, o louro e o pimento corto em cubinhos. Junte o vinho, a polpa de tomate, o tomate em pedaços, a salsa e o sal. Junte a água e quando esta começar a ferver junte o arroz. Deixe cozer, tendo cuidado para o arroz não secar. Em caso que aconteça, acrescente um pouco de água. Sirva de imediato.
Nota: Neste meu arroz eu nunca faço refogado. Se quiserem podem fazê-lo mas não é necessário dado que o arroz fica muito saboroso.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Bolos de Aveia e Alfarroba
Quis fazer uns bolinhos para acompanhar com o chá mas que tivessem pouca ou nenhuma gordura e que fossem realmente saudáveis. Inventei estes bolinhos de aveia que até não ficaram muito mal ;) .
5 colheres de sopa de farinha para bolos
5 colheres de sopa de farinha maizena
1 colher de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de café de fermento
1/2 caneca de chá de flocos de aveia
1 colher de sobremesa de canela
3 colheres de sopa de mel
1/3 caneca de chá de leite
4 colheres de sopa de abóbora ralada finamente
Misturar bem todos os ingredientes e levar ao forno pré-aquecido a 190ºC, durante +/- 15 minutos.
5 colheres de sopa de farinha para bolos
5 colheres de sopa de farinha maizena
1 colher de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de café de fermento
1/2 caneca de chá de flocos de aveia
1 colher de sobremesa de canela
3 colheres de sopa de mel
1/3 caneca de chá de leite
4 colheres de sopa de abóbora ralada finamente
Misturar bem todos os ingredientes e levar ao forno pré-aquecido a 190ºC, durante +/- 15 minutos.
domingo, 23 de outubro de 2011
Bacalhau à Brás
Boa noite.... Infelizmente parece que o Outono já chegou!!! Como sabe bem estar no aconchego do lar a ouvir a chuva a "cair" lá fora. Huummmm ....
Tirando "prazeres" à parte e lembrando que hoje é domingo, por vezes sabe bem aproveitarmos um pouco de tempo para nós deixando um pouco a cozinha!! ;) Assim trago-vos a receita de bacalhau à brás muito simples e rápida de fazer. Espero que gostem!
Ingredientes:
1/2 couvette de bacalhau desfiado demolhado
1/2 pacote de batata palha
5 ovos
1/4 de cebola picada
1 colher de sopa de margarina
Azeitonas
Preparação:
Coloque uma frigideira a aquecer com a manteiga e a cebola. Deixe fritar um pouco. Junte o bacalhau bem desfiado. Deixe cozinhar por 8 minutos mexendo de vez em quando. Junte a batata palha, envolva e deixe ficar por uns 5 minutos. Bata os ovos e junte ao preparado anterior. Envolva e deixe cozinhar até que os ovos fiquem firmes. Decore com azeitonas.
Tirando "prazeres" à parte e lembrando que hoje é domingo, por vezes sabe bem aproveitarmos um pouco de tempo para nós deixando um pouco a cozinha!! ;) Assim trago-vos a receita de bacalhau à brás muito simples e rápida de fazer. Espero que gostem!
Ingredientes:
1/2 couvette de bacalhau desfiado demolhado
1/2 pacote de batata palha
5 ovos
1/4 de cebola picada
1 colher de sopa de margarina
Azeitonas
Preparação:
Coloque uma frigideira a aquecer com a manteiga e a cebola. Deixe fritar um pouco. Junte o bacalhau bem desfiado. Deixe cozinhar por 8 minutos mexendo de vez em quando. Junte a batata palha, envolva e deixe ficar por uns 5 minutos. Bata os ovos e junte ao preparado anterior. Envolva e deixe cozinhar até que os ovos fiquem firmes. Decore com azeitonas.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Pudim Babúza
Olá a todos (as). Esta semana tenho tido pouco tempo para vir até ao meu blog para actualizá-lo e colocar novas receitas. Mas hoje lá consegui uns minutinhos e venho deixar uma sobremesa que é de comer e chorar por mais. Muito simples e fresquinha! É melhor aproveitar agora, pois parece que a chuva e o tempo fresco vai chegar este fim-de-semana.
Ingredientes:
1 Litro de leite
300gr. de açúcar
5 ovos
1 embalagem de gelatina de ananás (2 saquetas)
1 copo alto de água
Preparação:
Misturar bem as gemas com o açúcar e o leite. Levar ao lume, mexendo sempre até ferver. Deixar arrefecer. Entretanto bater as claras em castelo e misturar as claras no preparado anterior. Numa tigela derreter as gelatinas em água e introduzir no preparado do leite. Colocar o preparado em uma forma com buraco, passada por água fria, e levar ao frigorífico de um dia para o outro.
Ingredientes:
1 Litro de leite
300gr. de açúcar
5 ovos
1 embalagem de gelatina de ananás (2 saquetas)
1 copo alto de água
Preparação:
Misturar bem as gemas com o açúcar e o leite. Levar ao lume, mexendo sempre até ferver. Deixar arrefecer. Entretanto bater as claras em castelo e misturar as claras no preparado anterior. Numa tigela derreter as gelatinas em água e introduzir no preparado do leite. Colocar o preparado em uma forma com buraco, passada por água fria, e levar ao frigorífico de um dia para o outro.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Quiche de frango e espinafres
Aproveitando que as quiches se comem bem com o calor e desenrascam sempre quando não se tem muito tempo para cozinhar, aproveitei alguns restos que tinha na despensa para a confeccionar. Ficou deliciosa!
Ingredientes:
5 ovos
1 iogurte natural
100ml de leite
1/2 cebola
Sal e pimenta q.b.
6 quadradinhos de espinafres picados congelados
2 peitos de frango grelhados
3 tiras de pimento vermelho
3 fatias de fiambre
Massa quebrada fresca
Preparação:
Coza os quadradinhos de espinafres picados congelados em água fervente durante 5min. Escorra bem e reserve.
Bata os ovos com o iogurte e o leite. Junte a cebola picada e tempere com sal e pimenta.
Forre a tarteira com a massa e pique-a com um garfo. Verta o preparado anterior para a tarteira. Desfie os peitos de frango e corte o pimento em pedaços pequenos e espalhe na tarteira. Corte o fiambre em tirinhas e espalhe também. Por fim disponha os espinafres. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fique cozida.
Ingredientes:
5 ovos
1 iogurte natural
100ml de leite
1/2 cebola
Sal e pimenta q.b.
6 quadradinhos de espinafres picados congelados
2 peitos de frango grelhados
3 tiras de pimento vermelho
3 fatias de fiambre
Massa quebrada fresca
Preparação:
Coza os quadradinhos de espinafres picados congelados em água fervente durante 5min. Escorra bem e reserve.
Bata os ovos com o iogurte e o leite. Junte a cebola picada e tempere com sal e pimenta.
Forre a tarteira com a massa e pique-a com um garfo. Verta o preparado anterior para a tarteira. Desfie os peitos de frango e corte o pimento em pedaços pequenos e espalhe na tarteira. Corte o fiambre em tirinhas e espalhe também. Por fim disponha os espinafres. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fique cozida.
sábado, 15 de outubro de 2011
Bolo Mármore de Chocolate
Bom dia. Venho aqui deixar mais uma receita de um bolo mármore que costumo fazer. Espero que gostem.
Ingredientes:
4 ovos
180gr de açúcar
100ml de leite
3 colheres de sopa de óleo
250gr de farinha
2 colheres de sobremesa de fermento
100gr de chocolate em pó
Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o leite e o óleo, batendo sempre. Junte a farinha com o fermento e bata. Envolva delicadamente as claras em castelo sem bater. Verter metade do preparado para uma forma untada com manteiga e farinha. À outra metade, juntar o chocolate e bater com a colher de pau. Colocar este preparado sobre o outro que já estava na forma, vertendo-o em fio e espalhando-o uniformemente. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 30min. Nunca esquecer o teste do palito.
Ingredientes:
4 ovos
180gr de açúcar
100ml de leite
3 colheres de sopa de óleo
250gr de farinha
2 colheres de sobremesa de fermento
100gr de chocolate em pó
Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o leite e o óleo, batendo sempre. Junte a farinha com o fermento e bata. Envolva delicadamente as claras em castelo sem bater. Verter metade do preparado para uma forma untada com manteiga e farinha. À outra metade, juntar o chocolate e bater com a colher de pau. Colocar este preparado sobre o outro que já estava na forma, vertendo-o em fio e espalhando-o uniformemente. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 30min. Nunca esquecer o teste do palito.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
