quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Salada de grão com atum e massa

E porque os dias ainda estão quentes, ainda sabe bem comer uma saladinha.

Ingredientes:
1 frasco de grão cozido
2 latas de atum ao natural
2 ovos cozidos
Massa espiral a gosto
Cebola
Azeite
Limão
Salsa

Preparação:
Coza a massa em água temperada com sal. Depois de cozida, escorra e deixe arrefecer. Escorra o grão e o atum e coloque-o em uma tijela. Junte a massa e os ovos cortados em rodelas. Pique a cebola e a salsa e junte ao preparado anterior. Tempere com azeite e sumo de limão, envolva tudo muito bem e está pronto a servir.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Frango com Pimentos

Hoje trago-vos uma receita simples, rápida e com um toque especial dos pimentos. Espero que gostem . 


Ingredientes:
1 frango em pedaços
Azeite
Sal q.b
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 pacote pequeno polpa tomate
1 folha de louro
1/4 pimento verde
1/4 pimento vermelho
Pimentão doce
Salsa

Preparação:
Coloque o frango numa panela. Pique a cebola e o alho para dentro do tacho e regue com azeite. Junte o louro, a salsa picada, a polpa de tomate, uma colher de sobremesa de pimentão doce, os pimentos cortados em tiras e o sal. Junte um pouco de água, pouca para que o molho não fique muito aguado, e coza durante +/- 40 min.
Sirva com arroz de cenoura.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Porque é que os fritos fazem mal?

- Porque acrescentam grande quantidade de gordura aos alimentos.

- Porque são de mais difícil digestão.

- Porque na fritura as gorduras ficam sujeitas a altas temperaturas, degradam-se e transformam-se em compostos prejudiciais, de natureza cancerígena.
 
 
E mesmo assim, são utilizados demasiadas vezes. Acho que estas são razões suficientes para evitar os fritos ao máximo. 


Mas visto que não é fácil "cortar" os fritos, pode ter alguns cuidados:

- Usar utensílios anti-aderentes que permitam uma menor utilização de gordura, sem correr o risco de que os alimentos "agarrem".
- Utilizar azeite (azeite virgem corrente), óleo de amendoim ou óleo de soja, que suportam temperaturas mais elevadas.
- Fritar a uma temperatura constante, de aproximadamente 180º, sem que saia fumo da gordura. 
- Colocar, após a fritura, os alimentos sobre papel absorvente para retirar alguma da gordura em excesso.


Entretanto já existe no mercado um utensílio que vem ajudar a nossa saúde, a ACTIFRY da TEFAL, que frita sem gordura ou com 3% de gordura no total. 
Alguém tem? Sinceramente estou tentada a comprar, apesar de não fazer praticamente fritos, para além de que já pesquisei ser possível fritar sem  qualquer gordura. 



domingo, 18 de setembro de 2011

Bolo com creme de manga

HHHuuuuuummmmmmm ........  é só o que tenho a dizer ;-) .

Ingredientes:

Bolo
3 ovos
150gr açúcar
100ml leite
50ml óleo
200gr farinha
1 colher sobremesa de fermento

Creme
1/2 lata grande de polpa de manga
300ml leite
5 colheres sobremesa bem cheias de farinha maizena

Preparação:

Bolo
Parta os ovos para um tijela e junte o açúcar. Bata até ficar um creme fofo. Junte o leite e o óleo batendo sempre. Por fim junte a farinha com o fermento e bata muito bem. Verta para uma forma redonda, untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, durante +/- 40 minutos. Entretanto não esqueça de fazer o teste do palito. Desenforme e deixe arrefecer. Depois de frio, corte-o ao meio na horizontal.

Creme
Verta 1/2 lata de polpa de manga para um tacho, juntamente com 200ml de leite. Mexa e leve a aquecer no  fogão. Entretanto a farinha nos restantes 100ml de leite frio e adicione ao preparado anterior. Mexa sempre até engrossar. Se por algum motivo verificar que o molho ficou liquido junte mais uma colher de farinha (primeiramente dissolvida em um pouco de leite). Deixe arrefecer. Para barrar basta estar morninho.

Barre a base do bolo com este creme. Verta a outra metade por cima e barre todo o bolo. Polvilhe com côco ralado.

 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sopa de Espinafres com Aveia

Deixo-vos aqui a minha receita de sopa de espinafres sem batata e com um toque especial da aveia ;-) .


Ingredientes:
1/2 Abóbora
4 Cenouras
1 1/2 de Alho francês
1/2 courgette grande
Knorr legumes
Flocos de Aveia
Espinafres

Preparação:
Corte a abóbora, as cenouras, o alho francês e o courgette em cubros e coloque em uma panela com água mais o knorr. Quando levantar fervura, deixe cozer por 20 minutos e junte 3 colheres de sopa de flocos de aveia (ajuda a engrossar a sopa e a amaciar). Quando colocar os flocos, coza em lume brando para que o liquido não saia da panela. Deixe cozer por mais 15 minutos e triture tudo com a varinha mágica. Leve novamente a panela ao lume e junte os espinafres. Deixe cozer por 15 minutos e está pronta a servir.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bolonhesa de Soja

Olá. Hoje trago-vos esta receita que quando a testei a 1ª vez lá em casa, ninguém se apercebeu que estava a comer soja, pensavam que era carne ;). Uma delicia.

Ingredientes:
400gr. Soja Fina
2 dentes Alho
Meia Cebola
1 Folha de louro
Knorr de legumes
100 ml de vinho branco
1 pacote de polpa de tomate
1 colher de chá de pimentão doce
1colher de café de noz moscada
Pimenta branca q.b.

Preparação:
Demolhe a soja em água com umas gostas de limão por 1 hora. Escorra a água e aperte a soja para que fique sem água. Coloque a soja no tacho, pique a cebola e o alho. Coloque o knorr, o louro, o vinho, a polpa de tomate, o pimentão doce, a noz moscada e a pimenta. Envolva tudo muito bem e leve a cozer durante +/- 30minutos.
Acompanhe com esparguete cozido.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bifes de perú com cogumelos

Como tinha chegado tarde a casa e ainda tinha de preparar o jantar, lembrei-me destes bifes. Estavam congelados mas o microondas deu-me uma ajuda :) , e mesmo fazendo o acompanhamento, demorei 30 minutos.

Ingredientes:
Bifes de perú
1 lata de cogumelos laminados
Alho
Limão
Sal
Pimenta branca
Noz moscada
Margarina

Preparação:
Tempere os bifes com sal, alho, limão e pimenta branca. Deixe tomar gosto por uns 20min.  Coloque uma frigideira a aquecer com manteiga e após estar derretida junte os bifes com o respectivo molho que ficou do limão. Frite os bifes de ambos os lados e antes de juntar os cogumelos (escorridos) polvilhe com noz moscada (+/- uma colher de café para 2 bifes). Junte os cogumelos, deixe mais 2 minutos e está pronto a servir.
Entretanto eu acompanhei com um arroz de espinafres que demora +/- 20 minutos a estar pronto.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pizza de Atum e Cogumelos

Olá a todos (as). Por vezes apetece-me comer pizza, mas como as pizzas de compra por vezes pecam por causa das calorias/gordura que contêm, principalmente no molho, prefiro fazer pizza em casa. Fiquem então com uma das minhas receitas:

Ingredientes:
  • Massa: 3 copos de farinha; 1,5 copos de água morna; 1 colher de sopa mal cheia de fermento em pó; 1 colher mal cheia de sal grosso.
  • Molho: meia cebola picada; 2 dentes de alho picados; azeita; 1 pacote pequeno de polpa de tomate; 1 tomate pequeno maduro picado; sal q.b.; salsa; óregãos (1 colher de sopa).
  • Recheio pizza: Atum; milho; fiambre; queijo; cogumelos.
Preparação:
  • Massa: Coloque todos os ingredientes em uma tigela e bata com a máquina. Em caso que a massa fique muito mole acrescente mais farinha. Acrescente farinha até que a massa não cole. Deixe levedar por 1,5Horas. Após este tempo. Estenda a massa com o rolo da massa à grossura desejada.
  • Molho: Coloque todos os ingredientes num tacho e deixe apurar por 10 minutos. Desligue o  fogão e triture o molho.
Coloque a massa em um tabuleiro grande untando com um pouco de óleo. Por cima espalhe o molho de tomate. Desfaça o atum e coloque por cima do molho. Espalhe o milho, os cogumelos e o fiambre. Por cima coloque as fatias de queijo de modo a que cubra toda a pizza. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 30 minutos. Entretanto verifique: caso a massa comece a ficar tostadinha em baixo antes deste tempo está pronto a retirar.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Doce de Manga

Aqui está uma receita de um docinho que fiz este fim-de-semana..... E confesso que ficou mesmo docinho :)


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
Polpa de manga
1 pacote de natas
6 folhas de gelatina incolor

Preparação:
Demolhar a gelatina em água fria. Deixar por uns 5 minutos e levar a aquecer ao micro-ondas sem deixar ferver a água. Mexer até dissolver.
Em uma tigela, juntar o leite condensado, as natas e bater tudo muito bem. Por fim juntar a gelatina e a polpa de manga (utilize a mesma quantidade que utilizou de leite condensado). Bater tudo e levar ao frigorífico até que fique consistente.

domingo, 11 de setembro de 2011

Arroz de safio à moda da minha mãe

Como é bom as refeições preparadas pela nossa mãe. Deixo então aqui uma feita pela minha ;-)

Ingredientes:
1 cabeça de um safio
Arroz carolino
1 cebola
2 cabeças de alho
2 folhas de louro
1 pacote de polpa de tomate
1 tomate grande maduro
Azeite
sal
coentros

Preparação:
Corte a cabeça do safio em pedaços. Em uma panela pique a cebola e o alho e refogue no azeite. Junte o louro, o tomate (polpa e o tomate picado), o sal e mexa. Junte o peixe e um pouco de água. Deixe cozer o peixe por uns 20 min. Entretanto junte água suficiente para cozer o arroz. Junte o arroz e coza. Quando estiver quase cozido junte os coentros. Se verificar que o arroz começa a ficar seco, junte mais um pouco de água para que fique com um pouco de molho. Acabe de cozer o arroz e sirva de imediato. Acompanhe com uma salada de alface.