Olá... deixo aqui uma tarte de côco também muito simples de fazer ;)
Ingredientes:
Massa quebrada de compra
4 Ovos
1 pacote de natas de soja
250gr. de Açúcar
100gr. de côco ralado
Preparação:
Forre uma tarteira com a massa juntamente com o papel vegetal. Aproveite o papel vegetal que vem junto à massa pois assim não terá que usar manteiga para untar a forma. Pique o fundo com um garfo. Misture os ovos com o açúcar, as natas e o côco . Leve a cozer ao forno pré-aquecido a 200ºc aproximadamente 35min. Entretanto a meio da cozedura se verificar que a tarte está a ficar muito escura em cima coloque por cima papel de alumínio para evitar que se queime (é que comigo aconteceu isso). Entretanto para verificar se a tarte está cozida faça o teste do palito.
Sempre pensei que cozinhar era uma arte...mas enganei-me!! Cozinhar não é nada mais que dar aos outros um pouco de nós, através da conjugação de sabores, iguarias e alimentos, despertando a quem prova um sentimento inigualável!!!
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Bolo de leite
Deixo aqui mais uma receita do meu Bolo de Leite, para um pequeno-almoço ou lanche .
Ingredientes:
2 copos de farinha branca de neve
1 copo e meio de açúcar
1 copo de leite
4 Ovos
Fermento (1 colher de chá)
Preparação:
Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Entretanto bata as gemas com o açúcar e junte as claras às poucos batendo sempre. Junte a farinha com o fermento e o leite que deve ser vertido quente. Untar uma forma com manteiga e farinha. Verter o preparado para a forma e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 30 min. Não se esqueça de fazer o teste do palito.
Ingredientes:
2 copos de farinha branca de neve
1 copo e meio de açúcar
1 copo de leite
4 Ovos
Fermento (1 colher de chá)
Preparação:
Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Entretanto bata as gemas com o açúcar e junte as claras às poucos batendo sempre. Junte a farinha com o fermento e o leite que deve ser vertido quente. Untar uma forma com manteiga e farinha. Verter o preparado para a forma e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 30 min. Não se esqueça de fazer o teste do palito.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Arroz de Marisco
Deixo aqui mais uma receita simples de fazer ;-).
Ingredientes:
1 couvette de marisco congelado
Arroz carolino
1/2 Cebola
2 dentes de alho
1 tomate maduro
Polpa tomate
1 folha de Louro
Pimentão doce em pó
Pimento vermelho
Coentros
100 ml vinho branco
Malagueta
Sal
Azeite
Preparação:
Picar para uma panela a cebola, o alho e o tomate. Juntar aproximadamente 1/2 pacote pequeno de polpa de tomate, a folha de louro, o pimento corto em tiras pequenas, não necessita de muito pois é só para dar um pouco de sabor, e uma colher rasa se sobremesa de pimentão. Juntar o vinho e um fio de azeite. Adicionar o marisco e o sal. Levar ao lume e assim que começar a ferver deixar cozer por 5 minutos. Entretanto juntar 2 medidas de água e 1 medida de arroz. Juntar a malagueta ( eu juntei 2 rodelas de malagueta fresca pequenas, mas coloquem a gosto). Mexer e cozer até que o arroz fique cozido (+/- 25 min). Quando a cozedura estiver quase no fim (3 a 5 min) picar os coentros. Deixe repousar uns 3 min e sirva de imediato.
Nota: não fiz refogado pois não é muito bom para a nossa saúde. Quanto menos refogados ingerirmos melhor. E mesmo sem fazer refogado a comida fica na mesma com sabor ;-).
Dica: substitua o sal por um knorr de marisco. Fica muito bom. Aliás eu costumo fazer isso, mas como não tinha na despensa tive que utilizar o sal.
Ingredientes:
1 couvette de marisco congelado
Arroz carolino
1/2 Cebola
2 dentes de alho
1 tomate maduro
Polpa tomate
1 folha de Louro
Pimentão doce em pó
Pimento vermelho
Coentros
100 ml vinho branco
Malagueta
Sal
Azeite
Preparação:
Picar para uma panela a cebola, o alho e o tomate. Juntar aproximadamente 1/2 pacote pequeno de polpa de tomate, a folha de louro, o pimento corto em tiras pequenas, não necessita de muito pois é só para dar um pouco de sabor, e uma colher rasa se sobremesa de pimentão. Juntar o vinho e um fio de azeite. Adicionar o marisco e o sal. Levar ao lume e assim que começar a ferver deixar cozer por 5 minutos. Entretanto juntar 2 medidas de água e 1 medida de arroz. Juntar a malagueta ( eu juntei 2 rodelas de malagueta fresca pequenas, mas coloquem a gosto). Mexer e cozer até que o arroz fique cozido (+/- 25 min). Quando a cozedura estiver quase no fim (3 a 5 min) picar os coentros. Deixe repousar uns 3 min e sirva de imediato.
Nota: não fiz refogado pois não é muito bom para a nossa saúde. Quanto menos refogados ingerirmos melhor. E mesmo sem fazer refogado a comida fica na mesma com sabor ;-).
Dica: substitua o sal por um knorr de marisco. Fica muito bom. Aliás eu costumo fazer isso, mas como não tinha na despensa tive que utilizar o sal.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Miminhos folhados de Fruta
Olá. Bem tinha por casa uma placa de massa folhada congelada já à algum tempo e não sabia o que fazer com ela!! Entretanto como a massa folhada tem muita gordura, optei fazer estes "miminhos" de fruta para tornar esta sobremesa menos calórica.
Ingredientes:
1 placa de massa folhada
1 pêssego
1 pêra
vinho do porto
Açúcar
Água
Canela
Preparação:
Deixe a massa folhada descongelar. Em uma panela pequena com o fundo coberto de água, junte a fruta corta em pedaços pequenos e leve-a ao lume. Junte uma colher de sobremesa de açúcar e uma colher de sopa de vinho do porto. Mexa e coza até que a fruta fique macia (+/- 35 min). Quando a fruta estiver praticamente cozida junte uma colher de chá de canela e mexa. Parta a fruta, esmagando alguns pedaços, com a colher de pau. Entretanto estique a massa até que fique com alguns milímetros de altura. Corte-a em tiras de +/- 5 cm de largura, colocar a fruta em uma tira fina, em todo o comprimento da tira e enrolar. Ao enrolar vá pressionando e fechando a parte inferior para que a fruta não sai por baixo do folhado. Coloque em um tabuleiro forrado com papel vegetal, sem manteiga, polvilhe os miminhos com açúcar e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, durante +/- 25 min.
Ingredientes:
1 placa de massa folhada
1 pêssego
1 pêra
vinho do porto
Açúcar
Água
Canela
Preparação:
Deixe a massa folhada descongelar. Em uma panela pequena com o fundo coberto de água, junte a fruta corta em pedaços pequenos e leve-a ao lume. Junte uma colher de sobremesa de açúcar e uma colher de sopa de vinho do porto. Mexa e coza até que a fruta fique macia (+/- 35 min). Quando a fruta estiver praticamente cozida junte uma colher de chá de canela e mexa. Parta a fruta, esmagando alguns pedaços, com a colher de pau. Entretanto estique a massa até que fique com alguns milímetros de altura. Corte-a em tiras de +/- 5 cm de largura, colocar a fruta em uma tira fina, em todo o comprimento da tira e enrolar. Ao enrolar vá pressionando e fechando a parte inferior para que a fruta não sai por baixo do folhado. Coloque em um tabuleiro forrado com papel vegetal, sem manteiga, polvilhe os miminhos com açúcar e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, durante +/- 25 min.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Camarões à Guilho
Aqui deixo uma entrada para quem gosta de picante ;)
Ingrediente:
Camarões
Sal
Azeite
Alho
Vinho branco
Limão
Malagueta
Paprika
Preparação:
Descongelar os camarões e retirar a casca deixando a cabeça. Temperá-los com sal e um pouco de limão. Numa frigideira levar o alho picado a alourar no azeite. Juntar os camarões e deixar alguns minutos mexendo. Juntar a malagueta em rodelas (coloquem a gosto, mas confesso que 2 rodelas pequenas é suficiente), a papikra (1 colher de sobremesa) e o vinho (2 colheres de sopa). Tapar e deixar fritar até que o camarão fique com uma cor laranja.
Ingrediente:
Camarões
Sal
Azeite
Alho
Vinho branco
Limão
Malagueta
Paprika
Preparação:
Descongelar os camarões e retirar a casca deixando a cabeça. Temperá-los com sal e um pouco de limão. Numa frigideira levar o alho picado a alourar no azeite. Juntar os camarões e deixar alguns minutos mexendo. Juntar a malagueta em rodelas (coloquem a gosto, mas confesso que 2 rodelas pequenas é suficiente), a papikra (1 colher de sobremesa) e o vinho (2 colheres de sopa). Tapar e deixar fritar até que o camarão fique com uma cor laranja.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Creme de Ervilhas
Como estas noites têm estado mais fresquinhas já vai sabendo bem comer uma sopinha. Assim confeccionei um creme de ervilhas muito saboroso.
Ingreditentes:
1 cebola
1/2 alho francês
Ervilhas (1/2 pacote grande)
1 knorr de legumes
Azeite
Coentros
Farinha maizena (2 colheres sopa) - dá um toque especial, mais cremoso
Preparação:
Colocar o azeite em uma panela e a cebola corta em pedaços. Assim que começar a fritar juntar o alho francês às rodelas. Mexer e deixar mais uns segundos. Juntar as ervilhas o knorr e a água. Coloque água até cobrir as ervilhas, pois como as ervilhas são congeladas acabam por libertar água. Deixar cozer até que as ervilhas estejam cozidas. Triturar tudo com a varinha mágica até ficar em creme. Levar novamente a panela ao fogão em lume brando e em uma tigela dissolva a farinha com um pouco de água e verta para dentro da sopa. Mexer sempre durante +/- 5 min, para que não criei grumos. Desligar o fogão. Picar alguns coentros para dentro da sopa. Deixar repousar por 10 min e está pronta a servir.
Ingreditentes:
1 cebola
1/2 alho francês
Ervilhas (1/2 pacote grande)
1 knorr de legumes
Azeite
Coentros
Farinha maizena (2 colheres sopa) - dá um toque especial, mais cremoso
Preparação:
Colocar o azeite em uma panela e a cebola corta em pedaços. Assim que começar a fritar juntar o alho francês às rodelas. Mexer e deixar mais uns segundos. Juntar as ervilhas o knorr e a água. Coloque água até cobrir as ervilhas, pois como as ervilhas são congeladas acabam por libertar água. Deixar cozer até que as ervilhas estejam cozidas. Triturar tudo com a varinha mágica até ficar em creme. Levar novamente a panela ao fogão em lume brando e em uma tigela dissolva a farinha com um pouco de água e verta para dentro da sopa. Mexer sempre durante +/- 5 min, para que não criei grumos. Desligar o fogão. Picar alguns coentros para dentro da sopa. Deixar repousar por 10 min e está pronta a servir.
Quiche de atum com espinafres ( com iogurte)
Desta vez resolvi confeccionar uma quiche mas com iogurte para que se torna-se menos calórica. E digo que o resultado até me surpreendeu pois não se notou qualquer diferença para a quiche com natas.
Ingredientes:
Massa quebrada (de compra pode ser pingo doce)
6 ovos
3 iogurtes magros naturais
Espinafres
1 lata Milho pequena
1 lata Atum ao natural
cebola
Sal
Preparação:
Forrar a tarteira com a massa e picar o fundo com um garfo. À parte cozer os espinafres e escorrê-los muito bem. Em uma tigela colocar os iogurtes e os ovos e misturar muito bem. Picar a cebola e juntar ao preparado. Juntar o milho e o atum desfeito. Juntar uma pitada de sal e mexer tudo muito bem. Verter o preparado para a tarteira e por cima colocar os espinafres. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 190ºC durante +/- 40 minutos. Entretanto verifique se a quiche está cozida picando-a com um palito.
Ingredientes:
Massa quebrada (de compra pode ser pingo doce)
6 ovos
3 iogurtes magros naturais
Espinafres
1 lata Milho pequena
1 lata Atum ao natural
cebola
Sal
Preparação:
Forrar a tarteira com a massa e picar o fundo com um garfo. À parte cozer os espinafres e escorrê-los muito bem. Em uma tigela colocar os iogurtes e os ovos e misturar muito bem. Picar a cebola e juntar ao preparado. Juntar o milho e o atum desfeito. Juntar uma pitada de sal e mexer tudo muito bem. Verter o preparado para a tarteira e por cima colocar os espinafres. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 190ºC durante +/- 40 minutos. Entretanto verifique se a quiche está cozida picando-a com um palito.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Bolo de iogurte
Uma delicia, que sabe sempre bem ou ao pequeno-almoço ou ao lanche...fácil e rápido de fazer!!
Ingredientes:
1 iogurte natural
3 ovos
200gr açúcar
Óleo (1/2 medida do copo de iogurte)
210gr de farinha branca de neve
fermento em pó (1 colher e meia de chá)
Preparação:
Bater o iogurte com o açúcar. Juntar os ovos um a um e bater. Juntar o óleo. Juntar a farinha juntamente com fermento. Bater tudo muito bem.
Untar uma forma para bolos com manteiga e farinha. Deitar o preparado na forma e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 30 min.
Dica: Quando ver que o bolo começa a ficar dourado em cima. Pique-o com um palito (tipo palito da espetada). Se o palito vier limpo, sem bolo agarrado, é porque o bolo está pronto a ser retirado do forno.
Ingredientes:
1 iogurte natural
3 ovos
200gr açúcar
Óleo (1/2 medida do copo de iogurte)
210gr de farinha branca de neve
fermento em pó (1 colher e meia de chá)
Preparação:
Bater o iogurte com o açúcar. Juntar os ovos um a um e bater. Juntar o óleo. Juntar a farinha juntamente com fermento. Bater tudo muito bem.
Untar uma forma para bolos com manteiga e farinha. Deitar o preparado na forma e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 30 min.
Dica: Quando ver que o bolo começa a ficar dourado em cima. Pique-o com um palito (tipo palito da espetada). Se o palito vier limpo, sem bolo agarrado, é porque o bolo está pronto a ser retirado do forno.
Ervilhas com ovos
Olá. Hoje trago um pratinho típico da minha zona, Alentejo, umas típicas ervilhas com ovos .
Ingredientes:
Ervilhas (a pacote pequeno ou 1/2 pacote grande)
2 ovos
Batatas (4 pequenas)
Linguiça
Azeite
Cebola (1/2)
Salsa
Sal
Açúcar
Preparação:
Coloca-se em uma panela as ervilhas, a cebola corta em gomos grandes a salsa picada, o azeite, uma pitada se sal e um pouco de água. Não colocar muita água pois como as ervilhas estão congeladas ainda iram libertar água. Passados 20 min, ou quando ver que as ervilhas estão praticamente cozidas, juntar 2 colheres de sopa de açúcar e mexer. Se ver que falta água, junte mais um pouco. Juntar as batatas cortas em rodelas finas, as rodelas de linguiça (4 rodelas é suficiente pois é só para dar gosto) e os dois ovos. Deixar cozer por mais 10/15 minutos e está pronto a servir.
Ingredientes:
Ervilhas (a pacote pequeno ou 1/2 pacote grande)
2 ovos
Batatas (4 pequenas)
Linguiça
Azeite
Cebola (1/2)
Salsa
Sal
Açúcar
Preparação:
Coloca-se em uma panela as ervilhas, a cebola corta em gomos grandes a salsa picada, o azeite, uma pitada se sal e um pouco de água. Não colocar muita água pois como as ervilhas estão congeladas ainda iram libertar água. Passados 20 min, ou quando ver que as ervilhas estão praticamente cozidas, juntar 2 colheres de sopa de açúcar e mexer. Se ver que falta água, junte mais um pouco. Juntar as batatas cortas em rodelas finas, as rodelas de linguiça (4 rodelas é suficiente pois é só para dar gosto) e os dois ovos. Deixar cozer por mais 10/15 minutos e está pronto a servir.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Dicas para uma vida saudável e para perder peso
Hoje em dia, existem cada vez mais pessoas atentas a seguir uma vida mais saudável.
Para uma vida saudável e perder peso não esquecer:
-Não fumar e evitar as bebidas alcoolicas;
-Não fique muitas horas sem comer e faça pequenas refeições ao longo do dia. O ideal será fazer 5 refeições por dia;
-Prepare pequenos lanches para levar consigo como fruta ou bolachas secas, e tenha sempre consigo uma garrafa de água ou chá (1,5L minimo);
-Evite as refeições rápidas (fast food);
-Evite alimentos calóricos e doces. Realmente não é fácil mudar a alimentação de um dia para o outro, e deixar a preguiça de lado para dar inicio a treinos para emagrecer, mas no final de todo o esforço, valerá a pena, e se pensar assim, nunca desanimará;
-Faça exercício físico, é fundamental. Pode começar por uma caminhada de 30 min diários;
-As pessoas acima do peso devem perder em media 500g por semana, isso dá 2 Kg por mês e 24 Kg por ano. Mais que isto poderá estar a prejudicar a sua saúde;
Acima de tudo siga uma dieta seguindo a roda dos alimentos dando importância aos grupos maiores.
E para quem não gosta de frequentar o ginásio, deixo aqui um site de um ginásio online, com videos onde podem treinar em casa, personal trainer...ou seja tudo o que pode encontrar em um ginásio está aqui:
O Ginásio em sua casa - SLIFE
Para uma vida saudável e perder peso não esquecer:
-Não fumar e evitar as bebidas alcoolicas;
-Não fique muitas horas sem comer e faça pequenas refeições ao longo do dia. O ideal será fazer 5 refeições por dia;
-Prepare pequenos lanches para levar consigo como fruta ou bolachas secas, e tenha sempre consigo uma garrafa de água ou chá (1,5L minimo);
-Evite as refeições rápidas (fast food);
-Evite alimentos calóricos e doces. Realmente não é fácil mudar a alimentação de um dia para o outro, e deixar a preguiça de lado para dar inicio a treinos para emagrecer, mas no final de todo o esforço, valerá a pena, e se pensar assim, nunca desanimará;
-Faça exercício físico, é fundamental. Pode começar por uma caminhada de 30 min diários;
-As pessoas acima do peso devem perder em media 500g por semana, isso dá 2 Kg por mês e 24 Kg por ano. Mais que isto poderá estar a prejudicar a sua saúde;
Acima de tudo siga uma dieta seguindo a roda dos alimentos dando importância aos grupos maiores.
E para quem não gosta de frequentar o ginásio, deixo aqui um site de um ginásio online, com videos onde podem treinar em casa, personal trainer...ou seja tudo o que pode encontrar em um ginásio está aqui:
O Ginásio em sua casa - SLIFE
Subscrever:
Mensagens (Atom)
