quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vinte e um (21) conselhos das Universidades de Medicina

No outro dia recebi um e-mail que achei interessante e resolvi partilhá-lo convosco. 

"Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :


01- Um copo de suco de laranja 
diariamente 
para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

02- Salpicar canela no café
(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de aúcar no sangue).
03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
 
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos libertados no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
05- Adotar a regra dos 80%: 
servir-se de menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
06- LARANJA o futuro está na laranja,
  que reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.
07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris
 . 
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
 

Mas escolha as pizzas de massa fininha.  O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .
09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana, sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória
...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...  Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.
11- Usar fio dental e não mastigar chicletes 
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois têm os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- Rir. 
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o stress e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13- Não descascar com antecipação

Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.  Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem depressão, alcoolismo ou doenças cardíacas .
15- Desfrutar de uma chávena de chá
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.  Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação
.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.  Osanimais fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.   
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche
.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.
18- Reorganizar a geladeira . 
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o cancro que todo vegetal tem.  Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.
19- Comer como um passarinho
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.  E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos:  " Pesquisa da Universidade de Bekeley".
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarte, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças? 
21- e, por último, um mix de pequenas dicas para prolongar a vida

-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..

- pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,  que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo .
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter'  têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida..."

Considero estes conselhos úteis e alguns deles, sem querer já os aplico dia-a-dia. Espero que eles a/o ajudem também!

Massa Chinesa de Marisco


Bom dia. Ando mesmo numa onda de pratos orientais e hoje tenho mais uma experiência culinária desse tipo...simplesmente deliciosa!!!


Ingredientes:
Massa chinesa
1 embalagem de mariscos congelados
1 cubo knorr para massas
Cebola (1/2)
Alho (2 dentes)
Azeite q.b.
1 colher de sobremesa de manteiga
1/2 pimento vermelho
coentros q.b.
2 colheres de sopa molho de soja
2 colheres de sopa de mel

Preparação:
Coza a massa conforme instruções da embalagem e reserve. Numa frigideira larga, pique a cebola e o alho e refogue com o azeite e a manteiga. Junte o knorr e dissolva-o mexendo. Junte o pimento e  o marisco e saltei durante 8 a 10 min. Misture o molho de soja com o mel e junte-o ao preparado anterior. Polvilhe com coentros. Junte a massa e envolva bem.


Dica: se o preparado de marisco tiver delicias do mar, junte-as à massa só no final, para que não fiquem muito moles e não fiquem sem sabor.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tarte Salgada

Venho aqui deixar-vos a minha tarte salgada, ou melhor dizendo, uma espécie de Bôla, muito simples de fazer.

Ingredientes:
3 ovos
1 1/2 chávena chá de leite
1 chávena chá de oleo
2 chávenas de  chá de farinha
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação:
Misturar todos os ingredientes. Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal e volte a untar e polvilhar com farinha. Verta metade da massa. Recheie com o que preferir, eu usei fiambre, queijo e chourição. Coloque por cima a restante massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar (+/- 35 min).

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Massada de Bacalhau

Bom dia. E mais um começo de semana, hoje bem mais curto pois temos o feriado pelo meio ;) . Há que aproveitar este ano, pois para o ano já não será assim!!!
Mudando de assunto, hoje trago-vos uma massinha com bacalhau...



Ingredientes:
1 embalagem de bacalhau desfiado
1/2 pacote de massa macarrão
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
Pimento vermelho aos cubos q.b.
Azeite q.b.
1 lata de tomate em pedaços
1 cubo de knorr culinária
Coentros fescos q.b.


Preparação:
Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o pimento, o louro, o tomate, o knorr e a água(suficiente para cozer a massa). Após levantar fervura, junte a massa e o bacalhau. Deixe cozer por +/- 20min. Pique os coentros e junte-os ao preparado de bacalhau. Deixe apurar tapado por 5 min e sirva. Bom apetite!

Nota: se preferir pode usar o bacalhau em postas. Aproveite a água da cozedura do bacalhau para cozer a massa.

sábado, 26 de novembro de 2011

Maionese Caseira

Boa noite. Andava eu a rebuscar receitas antigas...quando me deparei com esta receita de maionese, talvez do tempo da minha mãe ou tias, e não hesitei em experimentar fazer a receita. Ficou muito boa e cremosa.

Ingredientes:
2 gemas de ovo
1 colher de chá de mostarda dijon
1 chávena de chá de azeite
1 colher e meia de sopa de sumo de limão
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
"Na Liquidificadora"
Bata as gemas, os temperos e o limão. Junte o azeite em fio sem parar de bater. E está pronta. Conserve-a no frigorífico em frasco de vidro com tampa.

Sugestão: Pode variar o tempero, usando ervas aromáticas picadas, como o tomilho, a salsa e o cebolinho. O alho esmagado junto a uma porção de maionese também lhe confere um sabor especial.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Arroz Doce (Amarelo)

Olá a todos(as). Seguindo a onda do amarelo de ontem, no outro dia almocei em um restaurante da minha zona ao qual não resisti ao arroz doce, aliás adoro arroz doce. Mas este arroz doce era um pouco diferente do que estava habituada: muito amarelo e cremoso!!! Tive de saciar a minha curiosidade e perguntei o que continha. Até pensei que fosse feito com pudim mas apenas me disseram que tinha somente arroz, açúcar e muitas gemas de ovo!!! Assim tive de experimentar fazer algo do género. Fiz pouca quantidade com medo que corre-se mal, mas muito pelo contrário, o resultado não poderia ser melhor :) .




Ingredientes:
250 ml de água
1 pitada de sal
1 casca de limão
1 saqueta de chá lúcia-lima
80gr de arroz carolino
5 colheres de sopa de açúcar
6 gemas
1 noz de manteiga
canela em pó


Preparação:
Leve ao lume uma panela com a água, o limão e a saqueta de chá. Apoós levantar fervura deixe por uns 3 min. Retire o limão e o chá, adicione o arroz e deixe cozer até que a água se evapore.
Entretanto à parte, bate as gemas com o açúcar. Para que as gemas não cozam logo quando adicionadas ao arroz, retire 2 colheres de sopa de arroz e junte ao preparado as gemas com o açúcar e mexa muito bem. Verta o preparado das gemas para a panela com  o arroz , mexendo sempre paras as gemas não talharem. Leve novamente o preparado ao lume muito baixo, mexendo sempre até engrossar.
Depois de frio polvilhe com canela.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Arroz Amarelo ao forno

Bom dia...bom dia....Mas que belo dia está hoje: cheio de sol :) . E para o dia de hoje trago-vos uma arroz amarelo, ou seja, um arroz de açafrão que vem mesmo a condizer com o solinho que está hoje ;) . Uma delicia!!!

Ingredientes:
1/2 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
300gr de carne de peru
6 salsichas enlatadas
Linguiça ás rodelas
1 colher de sobremesa de gengibre branco moido
1 colher de sopa de salsa picada
1 folha de louro
2 mãos cheia de ervilhas congeladas
50ml de vinho branco
1 medida e meia de arroz carolino
2medidas de água
2 colheres de sopa de açafrão
1 colher de café de caril de mandras
Pimenta q.b.

Preparação:
Pique a cebola e o alho e refogue em azeite. Junte a carne de peru aos cubos e cozinhar por 10 min, mexendo de vez em quando. Junte o sal, o gengibre, a salsa, as ervilhas e o vinho. Deixe cozer por mais 10 min. Junte o arroz e a água. A meio da cozedura junte o açafrão, o caril, a pimenta e rectifique o sal, se necessário.  Quanto a água tiver praticamente evaporado, junte as salsichas às rodelas. Envolva e deixe secar mais um pouco, mas não totalmente. Verta para uma travessa de ir ao forno e por cima decore com linguiça às rodelas. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por +/- 25min.
Se quiser, acompanhe com uma salada.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bolo de Mel e Chá Verde

Olá a todos(as). Hoje trago-vos mais uma receita de um bolinho. Ficou óptimo e... fofinho. Então temos:



Ingredientes:
4 ovos
1/2 medida de açúcar
3 colheres de sopa de mel bem cheias(2 para o bolo e 1 para o final)
1 medida de chá verde quente
2 medidas de farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o mel e bata novamente. Junte o chá batendo sempre, assim como a farinha e o fermento. Envolva delicadamente as claras neste preparado. Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, verta o preparado anterior e por cima do bolo, na forma, verta por cima uma colher de sopa de mel espalhando-o por toda a superfície do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante +/- 35 min.

Nota: Podem usar o chá que preferirem.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sargo no forno

Bom dia. O marido tem-se aborrecido ir à pesca, pois da última vez que foi  a pescaria não correu muito bem. Mas felizmente temos um amigo que teve sorte e no fim-de-semana pescou uma dúzia de sargos com mais de 1 Kg cada um. Ligou-nos e lá fomos nós buscar duas destas maravilhas. Um congelei e logo verei o que confeccionar com ele. O outro, aproveitei que estava fresquinho e assei-o no forno.



Ingredientes:
1 Sargo
250gr de batatas para assar com casca em metades/cubos
1 cenoura em rodelas
1 tomate em rodelas
1 cebola em meias luas
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de salsa picada
3 folhas de louro
50ml de azeite
100ml de vinho branco
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 knorr de peixe diluido em um pouco de água
Sal q.b.

Preparação:
Disponha meia cebola em meias luas no fundo do tabuleiro. Coloque o peixe sobre as mesmas. Faça 2 cortes no peixe e em cada corte coloque 1 folha de louro. Junte as batatas e as cenouras. Por cima do peixe, batatas e cenouras colocar: a restante cebola, os alhos, o tomate, a folha de louro em pedaços pequenos e a salsa. Regar com o azeite e juntar um pouco de sal. À parte aqueça um pouco de água e dissolva o knorr. Junte a polpa de tomate e o vinho e envolva bem. Regue o peixe e as batatas com este molho. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante +/- 45min. Ou até ver que as batatinhas estão assadas.
Sirva com os acompanhamentos e com uma saladinha de alface endivias.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pescada Oriental Agridoce

Bom dia. Espero que o fim-de-semana tenha sido bem passado, infelizmente com chuva!!!! Hoje trago-vos uma receita simplesmente deliciosa....hhhuuummmmm.....



Ingredientes:
4 lombos de pescada
1 dente de alho laminado
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão
1 colher de sopa de manteiga
1 manga madura
2 colheres de sopa de tomate enlatado em pedaços
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Noz moscada e caril q.b.

Preparação:
Tempere a pescada com sal, pimenta, o sumo de 1/2 limão e o alho. Deixe marinar por 30min. Derreta a manteiga e aloure o peixe de ambos os lados. Junte a manga, sem casa e partida aos cubos, o tomate e a polpa. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Tempere com o caril e a noz moscada e deixe apurar mais um pouco.
Sirva com arroz Thai Jasmim.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bolo de Ananás com cobertura de chocolate branco

Bons dias :) ... Tenho duas formas diferentes de fazer bolo de ananás. Hoje venho deixar-vos uma dessas receitas. Entretanto apresento-vos já o resultado final do bolo com a cobertura, mas tenho de vos pedir desculpa, pois quando me lembrei de tirar a foto ao bolo, já ele se encontrava no estado apresentado...a menos de metade!!!!! É bom sinal, é sinal que ficou uma delicia.
Experimentem...


Ingredientes:
1 lata grande de ananás
0,5 dl de calda do ananás
80gr de manteiga à temperatura ambiente
250gr de farinha
180gr de açúcar
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento

Preparação:
Abra a lata do ananás e reserve 4 rodelas. Reduza o restante ananás a puré com a calda. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar. Junte as gemas e o puré de ananás, batendo sempre. Adicione a farinha com o fermento, batendo sem parar. Finalmente, envolva as claras suavemente na mistura.
Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal, unte novamente e polvilhe com farinha.
Disponha as rodelas que reservou no inicio no fundo da forma, verta o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC aproximadamente 40min. Espete um palito para verificar, retire, desenforme e deixe arrefecer.

Prepare a Cobertura de Chocolate Branco. Deixe arrefecer um pouco e verta para cima do bolo, cobrindo-o. Após arrefecer e a cobertura ter solidificado, decore com raspas de chocolate negro.

Cobertura de Chocolate Branco

Olá blogers presentes na minha cozinha. Nestes últimos dias tenho tido muito pouco tempo para vos deixar as minhas experiências!! Mas hoje como é véspera de fim-de-semana, venho deixar-vos uma cobertura para bolos 5 estrelas....isto é, pra quem gosta de chocolate!!!

Ingredientes:
500ml de leite
2 colheres de sopa de maizena
2 gemas
Uma barra de chocolate branco (+/ 250gr)

Preparação:
Dissolva a maizena em um pouco de leite frio. Em uma panela média verta o restante leite, a maizena e as gemas. Faça um creme grosso.
Retire do fogo e acrescente o chocolate branco partido em pedaços e mexa bem até que derreta completamente o chocolate.

De seguida apresento-vos um Bolo de Ananás com esta cobertura.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Omelete de delicias do mar

Boa tarde. Hoje venho aqui rapidinho e também para deixar uma receita simples e rapidinha de omelete.

Ingredientes:
5 ovos
1/2 cebola pequena picada
salsa picada
6 delicias do mar cortas em rodelas finas (se quiser pode acrescentar mais quantidade)
fiambre em tirinhas q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Bata os ovos e junte todos os ingredientes. Envolva bem. Derreta um pouco de manteiga em uma frigideira anti-aderente e verta o preparado. Cozinhe a omelete. Sirva com uma saladinha.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Soja estufada com batata-doce

Finalmente a chuva e o vento deram tréguas aqui pelo Algarve :). Hoje está um agradável dia de Outono. E como nesta altura temos à disposição a nossa batata-doce, resolvi confeccionar uma receita vegetariana com este alimento.

Ingredientes:
2 chávenas de chá de soja grossa
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de pimento vermelho em cubinhos
1 colher de sobremesa de salsa
4 colheres de sopa de polpa dce tomate
1 colher de sopa pimentão doce
2 colheres de sopa de azeite
1 knorr de legumes
1 colher de sopa de molho de soja
150 ml de água
200gr de ervilhas congeladas
2 batatas doces médias
1/2 courgette

Preparação:
Demolhe a soja em água morna com umas gotas de limão no mínimo 1hora. Pique o alho e a cebola e coloque-a em uma panela com o azeite. Junte todos os ingredientes  menos as batatas-doces e o courgette. Leve a cozer por 10 minutos. Passado este tempo, junte a batata doce corta em cubos e deixe cozer por mais 10min. Se for necessário acrescente mais um pouco de água. Por fim junte o courgette corto em cubos grandes com a casca. Deixe cozer por mais 10 minutos e está pronto a servir. Bom apetite!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pizza de Alho

Bom dia. Há alguns dias que ando com o desejo de comer uma pizza de alho, daquelas que por vezes quando vamos às pizzarias eles apresentam como entrada. Só que não me estava a apetecer era ter muito trabalho em fazer a massa, coberturas, etc, etc.... Foi daqueles dias em que estava cansada e não me apetecia perder muito tempo na cozinha.
Assim comprei praticamente tudo pré-preparado e digo-vos que ficou muito boa. Rápida, simples e fácil!!!
Podem acompanhar com uma sopa ou então cortá-la em quadradinhos e apresentá-la como entrada ;)

Ingredientes:
1 embalagem de massa fresca para pizza
6 pacotes pequeninos de manteiga de alho
1 pacote de queijo mozarrela
Óregãos

Preparação:
Desenro-le a massa e coloque-a em um tabuleiro de ir ao forno com o papel vegetal. Derreta ligeiramente a manteiga de forma a que consiga barrar a massa sem a "rasgar". Barre a massa. Polvilhe com queijo mozarrela a gosto e com os óregãos. Leve ao forno até que fique douradinha.

Uma delicia.....até me está a crescer água na boca... :) ... Espero que gostem.


pronta a ser saboreada

antes de ir ao forno

domingo, 13 de novembro de 2011

Pudim à moda da Lili

Bom dia. Trago-vos hoje um docinho que adoro, com o pudim que "amo" desde sempre. Desde pequenita que a minha mãe o confeccionava e para mim sempre foi e será o melhor pudim flan que já saboreei.

Ingreditentes:
1 carteira de pudim flan chino el mandarim
1 pacote bolachas maria
Preparado de café morno
Chantilly

Preparação:
Prepare o pudim conforme o escrito na embalagem. Enquanto deixa arrefecer forre o fundo de um pirex com bolacha demolhada em café. Verta o pudim para cima das bolachas e deixe que o pudim solidifique. Antes de servir cubra a superfície com chantilly (pode fazê-lo ou comprar já preparado) e decore com bolacha triturada.

Simples, fácil e delicioso!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Trufas de Castanhas

E hoje é dia de S.Martinho. Não está frio e parece que hoje a chuva deu tréguas e o sol vai aparecendo timidamente!
Como diz a lenda:
"Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, ia Martinho no seu cavalo quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar."
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos decepciona.
E porque não saborear hoje as castanhas com o vinho novo de uma maneira diferente!
Encontrei esta receita à uns meses em uma blogueira da Trofa e estava à espera deste dia para a partilhar convosco.


Ingredientes:
350gr de castanhas cozidas em puré (congeladas)
150gr de miolo de amêndoa picada
150gr de açúcar
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
chocolate em pó q.b

Preparação:
Cozer as castanhas em água e converte-las em puré.
Levar um tacho ao lume com o puré, o leite condensado, o açúcar, a amêndoa e a manteiga. Deixar cozer em lume brando, mexendo, até ficar uma mistura grossa e espessa. Deixar arrefecer e levar ao frio (leve meia hora ao congelador, retire e leve +/- umas 2 horas ao frigorifico). Retirar e moldar as bolinhas, passando-as por chocolate em pó.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Frango com mel e sésamo


 Gosto muito de refeições agridoces. Mas já à algum tempo que não me aventurava a confeccioná-las. Assim procurando o que tinha na despensa saiu-me este franguinho 5 estrelas.

Ingredientes:
500gr de peito de frango
1 limão
farinha
1 ovo inteiro
Azeite
Pimenta
sal
gengibre branco em pó
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Preparação:
Corte o frango em tiras pequenas e finas e tempere com sumo de meio limão, sal, pimenta e gengibre q.b. . Deixe marinar por algum tempo.
Coloque azeite com a altura de um dedo em uma frigideira e leve a aquecer. Entretanto envolva muito bem a carne com farinha e o ovo batido. Leve a carne a fritar no azeite até que fiquem dourados. Retire, escorra e reserve.
Entretanto, à parte misture o mel, com o molho de soja e as sementes de sésamo. Sirva a carne misturada com este molho acompanhada com arroz salsinha.
Bom apetite!

Arroz salsinha

Se à coisa que me esqueço sempre é de registar os acompanhamentos que faço para acompanhar a refeição!!!! Entretanto não me esqueci deste: arroz salsinha, para acompanhar o que quiserem.

1 medida de arroz vaporizado
2 medidas de água
1 knorr de arroz
Salsa cortada finamente

Levar a água a ferver. Após levantar fervura, juntar o knorr e o arroz. Cozer em lume baixo, com a panela semi destapada. Quando a água tiver praticamente evaporado, juntar a salsa. Envolver bem. Deixar que a água se evapore, desligar e deixar repousar antes de servir aproximadamente 10 minutos com a panela tapada.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pudim de Claras



Olá blogers. Hoje trago-vos esta receita que o marido adora..aliás é doido por torta de claras!!! Já eu não partilho da mesma maluquice mas um docinho sabe sempre bem e este em particular é simples, rápido e faz sempre boa figura quando temos convidados em casa. Assim temos:


Ingredientes:
Pudim
8 claras
16 colheres de Açúcar


Creme
4 ovos
160gr de açúcar


Preparação:
Pudim
Pré aquecer o forno a 180ºC. Bater as claras e quando se começarem a formar, adicionar pouco a pouco as colheres de açúcar. Bater até ficar um merengue firme. Verter para uma forma untada com margarina e levar ao forno durante 9 min. Ao fim deste tempo desligar o forno e entreabrir a porta para que arrefeça dentro do forno.

Creme
Bater muito bem os ovos inteiros com o açúcar, com a ajuda de uma vara de arames. Levar ao lume, mexendo, até engrossar. Atenção que mal sinta que o molho engrossou retire do lume para que as gemas não cozam demasiado.

Depois de frio desenforme o pudim e cubra com o doce de ovos frio. Se quiser pode polvilhar com pedaços de nozes ou amêndoas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Frango com Laranja

Bom dia. Hoje trago-vos mais uma das minhas receitas que fica deliciosa. Espero que gostem!


Ingredientes:
4 pernas (perna e coxa) de frango
1 embalagem de sopa de cebola
33 cl de cerveja
Sumo de 1 laranja
Aproximadamente 5 dl de água quente
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal
Azeite q.b.
Pimenta

Preparação:
Tempere o frango com a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Regue com o sumo da laranja e deixe marinar no minimo 1 hora.
Numa caçarola cubra o fundo com o azeite, deixe aquecer e junte o frango sem a marinada e deixe alourar em lume brando.
Acrescente a marinada e regue com a cerveja. Deixe levantar fervura e acrescente a sopa de cebola e a água. Envolva bem e deixe cozinhar em lume brando, tapado, durante +/- 25 min.
Sirva com massa à sua escolha.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Trufas de Alfarroba e Coco

Bom dia a todos(as). E que belo dia de Outono está hoje!! Com um pouco de frio mas cheio de sol :). Em uma das visitas aos blogs que estou a seguir, despertou-me a curiosidade para esta receita de trufas de alfarroba ideias para acompanhar um café entre amigos. Adorei esta experiência!!!

Ingredientes:
1 chávena de amêndoas com pele
1/4 chávena de farinha de alfarroba
1/2 chávena de coco ralado
1/3 chávena de mel
1 colher de sopa de azeite

Preparação:
Triture as amêndoas com o coco até ficar fino. Misture esta mistura com a farinha, adicione o mel e o azeite. Amasse bem até formar uma bola consistente. Molde pequenas bolas com as mãos e role-as em coco ralado. Guarde-as no frigorífico em caixa fechada para ficarem firmes.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bolo de Maçã e Canela

E para o fim desta semana, trago-vos uma receita doce: bolo de maçã e canela.

Ingredientes:
3 ovos
1 maçã média
180gr de açúcar
1/2 caneca de chá de leite
3 colheres de sopa de óleo
180gr de farinha para bolos
3 colheres de sopa de farinha maizena
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher rasa de sopa de canela

Preparação:
Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Rale finamente uma maçã de tamanho médio e reserve. Bata as gemas com o açúcar. Junte o leite e o óleo, batendo sempre. Junte a maçã. Junte as farinhas e o fermento. Bata bem. Junte a canela batendo e envolva as claras em castelo delicadamente. Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante +/- 40 min.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Legumes Folhados

Hoje trago-vos esta receita simples e rápida. Podem acompanhar com o que quiserem.

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada fresca
Utilizem os legumes que quiserem. Eu utilizei a salada chinesa congelada do Pingo Doce
1 gema
1 dente de alho
azeite q.b.
1 knorr de legumes
Molho de soja

Preparação:
Deixe descongelar os legumes. Em uma frigideira, leve o alho a fritar em azeite e junte o knorr. Deixe-o dissolver-se mexendo. Junte os legumes e deixe cozinhar por uns 10 min. Deixe arrefecer. Entretanto forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Corte a massa folhada como preferir e reche-a com os legumes. Pincele com a gema batida e leve ao forno até que a massa folhada esteja douradinha. Sirva com o molho de soja. (corte o folhado e rege-o no seu interior com o molho).

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bananas Fantasma

Curiosidade: antigamente, neste dia as pessoas acreditavam que as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinham vivido!!!!

Curiosidades à parte, aqui têm umas bananas fantasma deliciosas. Aconselho esta sobremesa para servirem em uma outra ocasião, sem as cascas de banana é claro. Vão adorar ;)

Ingredientes:
4 Bananas médias
200ml de vinho do porto
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de manteiga
Gelado de qualquer sabor

Preparação:
Descasque as bananas reservando a casca. Numa frigideira coloque o vinho e o mel. Dissolva o mel no vinho e junte a manteiga. Leve a aquecer e junte as bananas, fritando-as de ambos os lados. Se faltar liquido, junte mais um pouco de vinho.
Disponha as bananas dentro da casca e regue com o restante molho que sobrou. Sirva a banana morna, com gelado do seu gosto.

Cogumelos venenosos

Pois é, ontem 31 de Outubro foi o Halloween, e para comemorar esta data tinha de a tornar ligeiramente assustadora!!!! Como entrada servi estes cogumelos venenosos...lol...


Ingredientes:
4 ovos
2 tomates chucha médios
1 lata de atum
Maionese
cebola
oregãos
Alface ripada
sal q.b.

Preparação:
Colocar os ovos com casca em água fria temperada com sal e levar a cozer durante 10 min, após a água começar a ferver.
Entretanto lave e seque os tomates e corte-os ao meio e limpe-os por dentro. Tempere o interior com sal e oregãos. Reserve-os com o interior oco voltado para baixo. Prepare uma pasta de atum com a maionese e cebola picadinha. Após os ovos cozidos, arrefeça-os em água fria e descasque-os. Corte as 2 pontas,cortando uma delas um pouco mais, limpando-os um pouco por dentro, para que os consiga rechear um pouco com a pasta de atum.
Disponha a alface ripada em um prato/travessa. Sobre ela disponha os ovos recheados e no topo coloque as tampas de tomate. Coloque pequenas gotas de maionese nas partes arredondadas. 

eheh..confesso que as minhas pintinhas de maionese não ficaram grande especialidade. Como já tinha a "malta" à espera para jantar ficaram neste estado.